Você sabe o que é a macroestratégia? Entenda sua importância, missão, visão e valor. Leia o artigo e saiba mais!
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A macroestratégia é um ponto muito importante no desenvolvimento e sucesso da software house, quando desenvolvida o melhor possível.
Mas existem várias maneiras de classificação de estratégias, o principal seria para segmento de negócio do mercado de atuação, levando em conta, garantir ações que sustentem continuamente durante um tempo o melhor resultado para a estratégia adotada.
Neste artigo, você entenderá melhor esse conceito e, porque utilizá-lo em sua software house. Confira!
O que é a Macroestratégia?
Podemos definir esse termo como “estratégia que abrange de modo geral as empresas, assim sendo as grandes ações ou caminhos que a empresa deverá adotar para melhor interagir, usufruir e gerar vantagens competitivas no ambiente empresarial.”
A Macroestratégia trabalha com aspectos fundamentais para o desenvolvimento da empresa, não só para estratégia, mas para parte governamental e cultural, ou seja, é o elemento estratégico fundamental.
O planejamento estratégico também é muito utilizado na macroestratégia, pois, ele se trata de um direcionamento, plano para atingir os objetivos e metas futuras, direcionando a gestão de sua software house.
Missão
A missão se define como o valor que você entrega para o seu cliente, com o objetivo de orientar a construção de novos produtos e serviço.
Uma boa missão não é apenas uma frase bonita, e sim uma definição específica, clara e simples, no qual diga um pouco sobre teu mercado ou público-alvo e que te ajuda a definir para quem você está trabalhando.
Um bom exemplo de definição da missão:
“A Apple está comprometida a levar a melhor experiência de computação pessoal para estudantes, educadores profissionais criativos e consumidores de todo o mundo através de seu hardware, software e serviço de internet inovadores!
A missão por tanto precisa ser além de uma frase bonita, ela precisa ter sentido assim como a citada a cima!
Visão
O conceito de visão se estabelece basicamente como a “linha do horizonte” na empresa, ou seja, onde queremos chegar ao executar a missão no qual foi estabelecida.
Porém, ao se referir a linha do horizonte, vale ressaltar que ela possui uma certa temporalidade e definição em um curto período. Esse período, no entanto, pode variar entre 3, 5, 10 e até 20 anos, sendo sempre definida de acordo com o mercado de atuação da sua empresa.
Em alguns mercados mais voláteis, em que sofre constantes mudanças, como, por exemplo, o mercado de Tecnologia que é uma visão de 3 a 5 anos, enquanto em outros ramos mais consolidados, como, por exemplo, instituições governamentais, e várias outras que acabam fazendo um planejamento prolongado entre 10 e 20 anos.
Valor
Os valores traduzem quais princípios a organização vai utilizar para executar a sua missão e atingir a sua visão.
Os valores são importantes tanto no meio interno para multiplicação dos colaboradores quanto para meio externo. Vale ressaltar que os valores são muito importantes para os clientes principalmente pelas mudanças comportamentais que eles tiveram ao longo do tempo.
Dicas para selecionar os valores:
- Não caia na armadilha de tentar colocar todos os valores do mundo dentro do pacote de valores da sua software house;
- Os valores precisam ser claros e possivelmente alinhado com a empresa;
- Precisa-se ter uma quantidade certa de valores para se adaptar melhor a cultura organizacional, ou seja, precisa ser referencial e caracterizado de acordo com os padrões da empresa;
- Ser claro para não gerar ambiguidade;
- Tenha um texto explicativo juntamente com os valores, seria um acompanhamento, falando e apresentando um pouco sobre seu valor;
- Obtenha coerência dentre os valores.
Visão ou Missão?
Ao contrário da missão, a visão muda periodicamente. A missão é a razão de existir a empresa e dificilmente vai sofrer alterações.
A visão toda vez que atinge ou ultrapassa as metas estabelecidas, é criada uma nova linha do horizonte, novas metas a serem alcançadas em um determinado tempo.
Estabeleça sua visão!
Uma visão por tanto precisa ser:
- Clara
- Simples
- Mensurável
- Temporal
- Possível
Ter esses pontos em mente é fundamental, principalmente se os objetivos e metas determinadas são possíveis e se irá engajar os colaboradores em geral.
Podemos medir a visão através de algum indicador de desempenho, que exista no mercado, para ter a certeza se está sendo mensurável e se será possível realizar tudo que foi determinado de uma forma clara e objetiva.
Orientação pela visão
A visão normalmente orienta a estratégia dos períodos mais curtos. Como, por exemplo, uma visão que tenha um período de 5 anos, ela vai orientar o planejamento estratégico e os objetivos com períodos de ciclos menores, que vão ajudar a caminhar em direção à visão.
Dica de como a visão deve orientar a estratégia
Uma empresa de desenvolvimento de software tem como meta ser reconhecida mundialmente pela qualidade do seu produto, mas para isso, consistentemente ela precisa ter como foco alguns objetivos alcançáveis conforme a situação da empresa.
Neste caso então ela teria que ir estabelecendo objetivos e metas estratégicas para ser reconhecida primeiramente no Brasil; Então no período estipulado de 5 anos, ela terá atingido sua meta, simplesmente por não ter dado passos em direção a essa visão.
Nosso planejamento e o objetivo maior precisam ser coerentes entre si, deve se analisar se as estratégias são de fato alcançáveis e acessíveis à empresa, assim como citado a cima!
Exemplos e visão:
“Inspire o mundo, crie o futuro”
— Inspirar comunidades no mundo todo através do desenvolvimento de novas tecnologias, produtos inovadores e soluções criativas. Desenvolver o valor das suas redes centrais: indústrias, parceiros e empregados. Alcançar 400 milhões de dólares em receita e tornar a Samsung uma das cinco maiores marcas usando três abordagens estratégicas: criatividade, parceria e talentos. Explorar novos territórios como saúde, medicina e biotecnologia. Ser parte dos líderes criativos em novos mercados”.
Apesar de ser grande, essa visão deixa claro, quais os mercados a serem explorados e onde eles querem chegar conforme os indicadores estabelecidos.
Tenha sempre exemplos que mostre visões ruins e visões boas, para manter o foco e obter um comparativo, tenha em mente que o objetivo final deve ser focado na tomada de decisão!
Defina seus objetivos e metas
As metas estão muito relacionadas aos objetivos, pois, para criar metas é preciso definir números no qual vão te mostrar se o objetivo foi ou não atingido da melhor forma possível.
Mas lembre-se, o seu planejamento precisa atender tanto à oferta quanto à demanda.
No objetivo é preciso estudar suas forças e fraquezas e analisar a competitividade, quais oportunidades tem no momento e quais riscos seu planejamento pode correr. Com a meta
bem estabelecida facilitará o monitoramento das suas estratégias, se está sendo atingido de forma plena ou não.
Mas não pense ser apenas isso, uma boa estratégia envolve estar capacitado, se desenvolver e ter novas visões e conhecimentos. E como devo fazer isso, por onde começar?
A Casa do Desenvolvedor te ajuda através de capacitações gratuitas para sua software house e seus colaboradores, além de oportunidades para divulgação dos seus produtos e serviços.
Prezamos muito pela parceria com diversas empresas, pois, desta maneira conseguimos ajudá-las a crescer e alcançar o sucesso!
Ao se tornar parceiro, sua software house terá diversos benefícios, como, por exemplo:
- Oportunidade de geração de negócios;
- Inovação para encontrar novos clientes;
- Divulgação da sua marca para toda a nossa comunidade;
- Comprometimento e reconhecimento de que somos parte de um projeto em comum.
Conheça a Casa do Desenvolvedor, juntos podemos fazer muito mais!
As parcerias estratégicas têm uma grande importância, pois são desenvolvidas para ajudar uma empresa a se desenvolver mais rapidamente.
Uma união de forças, pode ajudar sua software house a:
- Alcançar novos objetivos;
- Melhorar a produtividade;
- Aumentar a lucratividade e rentabilidade;
- Trazer mais segurança;
- Diversificar os produtos e serviços;
- Reduzir a carga de tarefas a ser desenvolvidas;
- Desenvolver a participação no mercado.
Vale citar que para as empresas de menor porte é essencial obter uma parceria estratégica.
Algumas empresas pequenas diante de parcerias com grandes startups, obtêm um aumento tão significativo que sua estrutura se torna capaz de concorrer de igual para igual com os concorrentes maiores.
Um parceiro estratégico em um mercado específico, pode ser o que algumas empresas precisam para ter sucesso.
Torne-se um parceiro da Casa do Desenvolvedor
O programa de parcerias da Casa do Desenvolvedor foi desenvolvido para software houses e empresas que gostariam de divulgar soluções para a comunidade de desenvolvedores.
Se sua software house quer obter novas oportunidade de geração de negócios, divulgar sua marca para toda a nossa comunidade, inovar para encontrar novos clientes e obter reconhecimento de que somos parte de um projeto em comum, vem com a gente ser parceiro da casa do desenvolvedor.
Amplie suas oportunidades e nos ajude a construir um portal completo e essencial no mundo do desenvolvimento. Juntos podemos fazer muito mais!
Conclusão
Portanto, fixa-se a importância da macroestratégia em compreender as etapas de ação em diversos níveis de segmentação.
Realizar um planejamento e definição dos três pilares Missão, Visão e Valor é, de fato essencial para qualquer empresa, neste processo conseguimos criar uma visão futura, nos possibilitando ter mais clareza
Se realizada de forma coerente e bem elaborada, as chances de sucesso da sua empresa serão ainda maiores!