O que é e como funciona algoritmo e lógica de programação.

O que é e como funciona algoritmo e lógica de programação.

O que é e como funciona algoritmo e lógica de programação.

Descubra mais detalhes sobre o mundo da lógica programação e saiba onde tirar todas as suas dúvidas sobre esse assunto!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Cada vez mais pessoas querem estudar algoritmo e lógica de programação. Isso porque esses são temas de áreas crescentes que abrem um leque de possibilidades para aqueles que sabem o que são e como funcionam. Os computadores não conseguem entender comandos subjetivos, por isso, o algoritmo e a lógica de programação são fundamentais.

Enquanto a lógica de programação é a estruturação de conceitos e regras que orientam a execução do algoritmo, o algoritmo é a receita, ou seja, os comandos em um passo a passo claro e lógico que conduzem as ações para a resolução de um problema ou para atingir determinado objetivo.

Tais conceitos são importantes para desenvolver o raciocínio lógico necessário para lidar com a tecnologia. Mas por onde começar a aprender lógica de programação? Confira abaixo o que é algoritmo e lógica de programação e como você pode começar a desenvolver esses conhecimentos indispensáveis para a área de tecnologia.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que são algoritmos?

Quem nunca ouviu falar que os algoritmos são como uma receita? Pode parecer até clichê para quem já estudou um pouco sobre o assunto, mas essa é uma definição muito boa. 

Algoritmos são, a grosso modo, uma receita, uma trajetória para se atingir um objetivo ou resolver um problema. O computador precisa de passos claros, objetivos, sequenciais e coesos que ditem o que deve ser feito, sem subjetividade ou ambiguidade. Os algoritmos são, assim, uma instrução para o computador, desenvolvendo um programa ou rotina que deve ser executado, com etapas claras para que os comandos funcionem com exatidão.

Trata-se de sequências que dão instruções do que deve ser feito, um passo a passo ou uma receita para o computador. É importante notar que a “receita” para um computador é bem diferente de qualquer outra, pois as máquinas são dependentes de comandos muito mais literais e objetivos para funcionar, tendo a sua própria linguagem para compreender e executar cada ação.

Como funciona a lógica de programação?

Enquanto os algoritmos representam as instruções, a lógica de programação é a forma pela qual essa receita será emitida. Essa lógica de programação trará regras e conceitos que embasam os códigos que o computador terá que ler, interpretar e executar. É a partir da estruturação dessa sequência coesa que se desenvolve aprendizados posteriores, como as linguagens. A linguagem C, JavaScript e Python são alguns exemplos de aprendizados posteriores à lógica de programação.

Porque a lógica de programação é importante?

Compreenda os principais motivos pelos quais a lógica de programação é tão importante para os profissionais da tecnologia.  

Organiza os processos

A lógica de programação ajuda a organizar os processos de forma coesa e racional, permitindo que os profissionais da área consigam compreender e dar continuidade no projeto iniciado. 

Ajuda na resolução de problemas

Aprendendo a lógica de programação, fica mais fácil não apenas organizar processos com comandos que funcionem, como também a resolver problemas e a entender trechos de códigos que possam estar causando problemas para a execução do comando pelo computador, ou seja, viabilizam a detecção e reparação pontual das falhas identificadas. 

Você entende melhor a tecnologia

Com a compreensão da lógica de programação, é possível compreender como a tecnologia funciona, quais são as suas premissas e como os códigos sustentam o funcionamento de equipamentos de TI.

Desenvolve a sua concentração

A lógica de programação muda o jeito de pensar e de executar atividades do programador, estimulando a concentração e a atenção para analisar os códigos.

E por onde começar a estudar a lógica de programação?

A lógica de programação requer habilidades multidisciplinares, o que pode deixar os interessados em aprendê-la bem confusos sobre por onde começar o processo de aprendizagem. Mas isso não precisa ser difícil: é possível seguir alguns passos para começar a aprender a programação. Confira:

  1. Aprender sobre algoritmos

Aprender a dar os comandos claros e coesos para o computador é uma das primeiras etapas para se aprender a lógica de programação. Como já explicado acima, o algoritmo é a receita que dá a orientação de qual ação deve ser executada e em, qual sequência. Exemplo clássico disso é o da receita de bolo, em que se deve seguir a risca cada passo (ingredientes, quantidades, tempo de preparo, temperatura) para que o resultado seja satisfatório. 

Esse exemplo é ideal para demonstrar como o computador funciona, pois, de igual maneira, é preciso indicar cada passo a ser executado com clareza e objetividade para que a máquina execute adequadamente. E conhecer os algoritmos é o primeiro passo para aprender lógica de programação.

  1. Escolher a linguagem de programação que deseja aprender

Existem diversas linguagens que podem ser usadas para diversos propósitos. Por isso, é preciso escolher a linguagem que mais agrega valor para os propósitos e interesses pelos quais você aprende a lógica de programação. Você pode escolher entre linguagem C, Python, Java, etc.

É claro que você pode se especializar em várias linguagens, mas se vai começar a acumular esse conhecimento agora, é recomendado que escolha uma linguagem para iniciar, aperfeiçoar e solidificar o aprendizado para só então partir para as demais linguagens. 

  1. Busque uma comunidade em que você possa trocar experiências

Comunidades e fóruns são excelentes formas de aprender lógica de programação. Isso porque você pode conversar com pessoas dos mais diversos níveis de conhecimento, desenvolvendo muitas habilidades e tirando dúvidas sobre a lógica de programação. A Casa do Desenvolvedor tem um fórum por onde você pode começar a aprender agora mesmo!

No fórum da Casa do Desenvolvedor, você conseguirá dar os primeiros passos na lógica de programação, além de acompanhar todas as novas tendências com uma comunidade rica em experiências! Seja com quem tem as mesmas dúvidas que você, seja com quem já é expert na área, você vai aprender sobre todos os temas correlacionados, além de construir um networking valioso e trocar oportunidades e ideias.

Quer saber tudo sobre programação?  Participe do nosso fórum e  troque muitas experiências que vão te ajudar a entender tudo sobre o assunto!

Conclusão

O algoritmo e a lógica de programação são conceitos fundamentais para o entendimento da tecnologia e para quem quer trabalhar na área. A lógica de programação tem um papel fundamental para desenvolver a habilidade de seguir o raciocínio necessário para fazer processos eficazes em computadores.

Karina Harumi
Karina Harumi
Analista de Marketing e Inovação. Responsável pelo Fórum e pelo Blog da Casa do Desenvolvedor da TecnoSpeed, a comunidade de fortalecimento do desenvolvimento de software no Brasil e uma apaixonada pelo universo do UX/UI Design. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.