Conheça a teoria do Golden Circle, seu conceito e origem, como ela funciona na prática e quais as vantagens em aplicá-la no seu negócio!
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Golden Circle é uma teoria que é simples de entender, mas poderosa quando colocada em prática. Ela tem tudo a ver com propósito, essência e tomada de decisões.
E se você está em busca de soluções para uma dessas coisas na sua rotina e sua empresa, vale a pena continuar essa leitura até o final!
A seguir, te explicamos o que é golden cicle, a origem e funcionamento dessa teoria e, porque você deveria colocá-la em prática por aí!
O que é Golden Circle?
Golden Circle ou, em português, Círculo de Ouro ou Círculo Dourado é uma teoria criada pelo inglês Simon Sinek para explicar como os líderes podem inspirar pessoas e ações. Nela, ele propõe que o porquê é a coisa mais importante na conduta de uma empresa ou uma pessoa.
E o que seria esse “porquê”? Seria a essência, o propósito, o que move e mantém a existência de qualquer indivíduo ou negócio.
Para fins didáticos, pode-se dizer que o Golden Circle se aproxima muito da ideia de “olhar e agir de dentro para fora”. Do nível e das questões mais profundas e complexas até as mais operacionais e superficiais.
Afinal, o que é mais essencial vai sempre estar presente, refletir e ter influência em todas as demais questões derivadas e práticas que envolvem um contexto relacional.
Portanto, Golden Circle é uma organização visual e mental que defende a clareza de propósito como o ponto fundamental para atingir resultados grandiosos e inspiradores. E que as pessoas são mais impactadas por propósitos do que pelos meios e fins que surgem desses próprios propósitos.
Quem é Simon Sinek?
Simon Sinek, como falamos, é o idealizador desse conceito que ganhou o mundo. Seu TED Talk, no qual ele apresenta o conceito de Golden Circle, é um dos mais visualizados da plataforma, com mais de 57 milhões de visualizações, e o 5º mais buscado no Youtube.
Além disso, Sinek é etnógrafo, palestrante, consultor, fundador da instituição “Start With Why” e autor de diversos best-sellers, como o emblemático “Comece pelo porquê: Como grandes líderes inspiram pessoas e equipes a agir” e o “Encontre seu porquê: Um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe”.
Ele estabeleceu o sistema do círculo de ouro estudando o padrão comportamental de líderes históricos como Martin Luther King e Steve Jobs. Na sua análise, o porquê está no centro de tudo e era justamente esse propósito que tornava o discurso e ações dessas personalidades tão impactantes e que determinou o sucesso que tiveram em seus projetos.
As três camadas do Golden Circle
Como falamos, o Golden Circle é um esquema mental e também visual. Sua representação é a de um alvo de 3 camadas, chamadas de “esferas do trabalho”: Por quê?; Como? e O quê?. Vamos entender o significado de cada uma?
Por quê?
É claro que o “Por quê?” é a primeira e mais interna etapa do Golden Circle. Como já falamos, ele reflete o propósito, a essência, a missão da existência de um negócio ou líder.
Para encontrar o porquê, vale pensar naquilo que é mais intrínseco e forte na organização ou liderança, seus valores, limites e diferenciais.
Como?
A segunda camada do círculo é o “Como?”, que abrange as soluções pensadas para a concretização do porquê, do propósito da empresa ou do gestor.
No contexto empresarial, poderíamos pensar nessa etapa a cultura, os processos e as regras aplicáveis nas mais diversas esferas e departamentos da organização.
O quê?
A terceira e última camada é o “O Quê”, que trata do ponto mais externo do círculo, aquele que é mais visto e reconhecido pelo mundo.
Nesse nível, podem entrar os produtos e serviços do negócio, lançamentos, campanhas, preços e qualquer outro tipo de entrega ou decisão final e pública.
Como funciona o Golden Circle na prática?
Na prática, o Golden Circle pode ser aplicado como ferramenta para pensar múltiplas situações dentro de um negócio, guiando decisões e trajetórias sólidas para uma liderança, um departamento e o sucesso da organização como um todo.
Ele é uma maneira de trazer mais propósito para a sua vida, sua empresa e sua equipe, o que irá se refletir em ações mais relevantes e inspiradoras. Nesse sentido, o Círculo Dourado também é uma forma de se diferenciar da concorrência.
Isso porque, geralmente, as pessoas costumam adotar a abordagem contrária, começando e focando no “o quê” e depois traçando estratégias (“como”) que levem ao “porquê”. Mas começando e focando no “porquê”, que cria conexões profundas e emocionais, o caminho até o “como” e o “o quê” pode ser muito mais fácil, consistente e eficiente.
A lógica de Sinek é que “as pessoas não compram o que você faz, mas o porquê do que faz” e, com essa ordem de pensamento, negócios e líderes vão conseguir se destacar, inspirar pessoas e ter mais sucesso.
Exemplos de empresas
É claro que grandes empresas já perceberam o valor desse mindset e aplicam o Golden Circle em seus negócios. Vamos conhecer alguns exemplos?
Apple
A Apple é o exemplo utilizado por Sinek em seu TED. Segundo ele, a Apple produz ótimos computadores, mas não é isso que eles divulgam em suas campanhas de vendas, mas, sim, o porquê eles fazem ótimos computadores:
- Por quê? – “Tudo o que fazemos desafia o status quo. Nós acreditamos em pensar de forma diferente.”
- Como? – Desenvolvendo produtos lindos e fáceis de usar.
- O quê? – Computadores, celulares e outros utilitários e serviços de tecnologia.
- Por quê? – Ajudar as pessoas a aprenderem e realizarem o que quiserem com apenas alguns cliques
- Como? – Organizando as informações do mundo e tornando-as universalmente acessíveis
- O quê? – O principal buscador do mundo, outros serviços da web, aplicativos, sistemas operacionais e dispositivos.
- Por quê? – Criar oportunidades econômicas para todos que compõem a força de trabalho global
- Como? – Conectando profissionais de todo o mundo para torná-los mais produtivos, bem-relacionados e bem-sucedidos
- O quê? – Rede social profissional
Por que utilizar o Golden Circle?
Se você ainda não está convencido a utilizar o Golden Circle, você precisa saber que ele é baseado nos estudos antropológicos e etnográficos de Sinek, mas também no funcionamento do cérebro humano.
Isso significa que ele é mais do que um simples “papo de autoajuda” ou “papo de marketeiro” e pode realmente elevar seu nível de engajamento da sua software house, negócio ou carreira mais longe! E aí, qual é o seu por quê?
Vamos levar sua empresa para um próximo nível?
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