Como Implementar a Gamificação B2B no seu negócio

Gamificação no B2B: benefícios, exemplos e como implementar na sua empresa

A gamificação no B2B pode transformar aplicações “quadradas” em experiências divertidas e engajadoras. Saiba como começar a implementar na sua empresa ainda hoje!

Tempo de Leitura: 5 minutos

 

A gamificação no B2B é uma ferramenta poderosa para transformar as interações de clientes em experiências engajadoras. Afinal, no mundo do marketing é difícil se destacar da multidão: as empresas estão a todo momento lutando para captar a atenção do cliente, nutrir leads e, por fim, convertê-los em usuários fiéis. 

Neste artigo, vamos te mostrar como as estratégias de gamificação no ambiente empresarial B2B podem impulsionar seu negócio, e como implementar à sua empresa de maneira eficaz. Acompanhe e confira!

Conheça nosso manifesto

O que é gamificação no contexto B2B?

A gamificação no B2B refere-se à aplicação de elementos e princípios de jogos em contextos de negócio. Ou seja, no cenário B2B, envolve a incorporação de elementos de diversão, competição e sistemas de recompensa em vários aspectos da interação com clientes e funcionários. 

Em suma, esses elementos podem variar de pontuações e “badges”, a placares de líderes e barras de progresso, todos projetados para motivar e incentivar os comportamentos desejados dentro do seu software ou aplicação.

Benefícios da gamificação no ambiente empresarial B2B

A gamificação oferece uma combinação única de benefícios para empresas B2B, aprimorando o engajamento do cliente e as operações internas. Veja em detalhes quais são essas vantagens:

Engajamento do cliente

  • Aumento da aquisição: Experiências gamificadas podem atrair novos clientes, tornando a interação inicial mais envolvente e memorável;
  • Nutrição de leads otimizada: Elementos gamificados podem motivar leads a concluir tarefas, aprender sobre seus produtos e progredir no funil de marketing (do topo ao fundo) com mais facilidade;
  • Maior fidelidade à marca: A gamificação pode fomentar um senso de comunidade e realização, levando a um aumento da satisfação e fidelização do cliente.

Motivação do funcionário

  • Aumentar a produtividade: A estratégia também pode injetar uma dose de diversão em tarefas rotineiras, incentivando os funcionários a trabalharem mais e alcançarem os objetivos da empresa. De acordo com a Salesforce, a gamificação pode aumentar a produtividade em 50%;
  • Promover aprendizado e desenvolvimento: Programas de treinamento gamificados podem aumentar o engajamento dos funcionários com o material de aprendizagem e melhorar a retenção de conhecimento;
  • Aprimorar a colaboração: Ao promover uma competição saudável e a colaboração entre os membros da equipe, a gamificação pode levar a um melhor trabalho em equipe e solução de problemas.

Aprimoramento da experiência do usuário

  • Simplificar tarefas complexas: A gamificação no B2B pode dividir tarefas complexas em etapas menores e mais fáceis de gerenciar, tornando-as menos intimidadoras e mais agradáveis;
  • Aumentar a retenção de usuários: Experiências gamificadas podem aumentar o engajamento do usuário e incentivá-lo a retornar e participar da aplicação ao longo do tempo;
  • Impulsionar a advocacia da marca: Ao criar uma experiência positiva e envolvente para o usuário, a gamificação pode incentivá-lo a se tornar um defensor da marca, espalhando boas referências sobre a sua empresa.

Como incorporar a gamificação em sua estratégia de marketing B2B

A implementação bem-sucedida de estratégias de gamificação requer planejamento e execução cuidadosa. Aqui estão as etapas principais a serem seguidas:

1. Identifique metas

Defina claramente o que você deseja alcançar com seus esforços de gamificação. Você quer aumentar a geração de leads, o conhecimento da marca ou o engajamento do cliente?

2. Entenda o seu público

Adapte seus elementos de gamificação para ressoar com o seu público-alvo. Considere seus interesses, motivações e pontos de dificuldade.

3. Escolha a abordagem certa

Selecione a mecânica de gamificação apropriada com base em seus objetivos e público-alvo. Opções populares incluem pontuações, badges, desafios, placares de líderes e recompensas, mas também é possível pensar em webinars interativos, quizzes e outros modelos de competição e jogos.

4. Avalie e otimize

Monitore o desempenho de seus esforços de gamificação e faça ajustes conforme necessário. Acompanhe o engajamento dos usuários, as taxas de conversão e outras métricas relevantes para garantir que sua estratégia esteja produzindo os resultados desejados.

Exemplos de gamificação B2B

Agora que já vimos como implementar a estratégia em sua empresa, vamos ver exemplos de modelos de gamificação para você se inspirar:

Jogos educativos

O Cloud Stacker da Oracle é um jogo que permite que os usuários aprendam sobre as soluções de nuvem da Oracle, enquanto jogam um divertido jogo de empilhamento.

Ferramentas e questionários interativos

As ferramentas de classificação da HubSpot são interativas e educam os usuários sobre conceitos de marketing, ao mesmo tempo em que fornecem insights valiosos. Um exemplo dessas ferramentas é a “Make My Persona”, em que os usuários podem criar a persona de sua marca respondendo um formulário interativo, bem no estilo da configuração de personagem dos videogames.

Conquista de “badges” (selos)

Os programas de certificação da HubSpot desbloqueiam badges que os usuários podem compartilhar, assim que finalizados os cursos, para que eles demonstrem sua expertise e ganhem destaque dentro da comunidade.

Estudos de caso famosos sobre gamificação no B2B

Existem empresas consolidadas no mercado que utilizam da gamificação no B2B há um bom tempo. Vem conhecer:

Salesforce

A gamificação do Salesforce envolve a aplicação de técnicas de jogos para modificar o comportamento dos funcionários e impulsionar os resultados do negócio. Ela melhora a experiência de aprendizado, tornando o consumo de conteúdo divertido e envolvente.

Por exemplo, o Trailhead gamifica o software da empresa, permitindo que os Trailblazers conquistem pontos e badges para subirem de nível nos rankings. Tudo isso acontece enquanto os usuários adquirem novas habilidades e se tornam especialistas em Salesforce.

Em suma, a companhia utiliza elementos de gamificação para motivar equipes de vendas por meio de placares de líderes, concursos e recompensas, gerando maior desempenho e conhecimento da plataforma.

Adobe

A Adobe aproveita a gamificação em seus programas de aprendizagem e desenvolvimento para melhorar o engajamento dos funcionários e o desenvolvimento de habilidades. 

Em seu site, a plataforma Adobe Learning Manager diz que transforma o que antes parecia uma “tarde perdida em uma sala de conferências abafada” em uma experiência que desperta o espírito competitivo de seus funcionários. 

Por meio de badges digitais e placares de líderes, os alunos são recompensados por demonstrar iniciativa e domínio em sua jornada pelo processo de treinamento. Ao fim, a empresa é recompensada com uma força de trabalho mais informada e valiosa, ou seja, vantagem para todos.

IBM

O programa de badges da comunidade IBM TechXchange tem como objetivo reconhecer os membros da comunidade que contribuem regularmente para o sucesso e a vitalidade da comunidade e de todos dentro dela. 

Os badges estão disponíveis para qualquer membro ativo que ajuda a comunidade regularmente e é considerado alguém apaixonado por compartilhar suas habilidades e conhecimentos com colegas e usuários da IBM.

Além disso, a big tech também tem um jogo de simulação, chamado "CityOne", em que os usuários enfrentam desafios imersivos e entendem como as soluções da IBM podem resolver seus problemas e as demandas da vida real.

Que tal continuar aprendendo e se aprofundando?

A gamificação no B2B apresenta uma oportunidade de ouro para empresas impulsionarem o engajamento, elevarem a experiência do usuário e alcançarem seus objetivos de marketing e vendas. 

Ao implementar elementos de gamificação bem desenhados e estratégicos, as empresas que atuam no segmento B2B podem transformar interações de tarefas rotineiras em experiências empolgantes, fomentando relacionamentos duradouros com clientes e funcionários. 

Agora, que tal implementar a gamificação no seu software junto a sua equipe de desenvolvimento e sua jornada do cliente? Para saber mais e trocar ideias e experiências com outros profissionais e empresas da área, você pode contar com o nosso fórum:

O blog e demais canais da Casa do Desenvolvedor são as fontes perfeitas para você se informar e adquirir novas habilidades e conhecimentos-chave para a sua carreira e sucesso. Acesse, explore e bora evoluir junto com a nossa comunidade de devs e software houses!

Casa do Desenvolvedor
Casa do Desenvolvedor
Somos a Casa do Desenvolvedor, uma comunidade que tem como propósito, fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil. Faça parte você também dessa comunidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo