Funil de Conteúdo: o que é, benefícios, etapas e ideias.

Funil de Conteúdo: como utilizar para produzir conteúdo para software houses

Funil de Conteúdo: como utilizar para produzir conteúdo para software houses

Quer adotar uma estratégia de marketing de conteúdo e não sabe por onde começar? Descubra o conceito, o potencial e como apostar no funil de conteúdo!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Funil de vendas, funil de conteúdo, jornada do cliente… já ouviu falar de algum desses conceitos por aí? Se não, é hora de mudar isso!

Afinal, as possibilidades do marketing digital vão cada vez mais longe, mas o mercado está cada vez mais competitivo. 

O consumidor está sempre em busca do melhor produto ou serviço, mas é preciso muito mais do que preço para conquistá-lo.

É aí que entra o marketing de conteúdo e as ferramentas que compõem essa estratégia! Vem com a gente, então, descobrir o funil de conteúdo e como aplicá-lo no marketing da sua software house.

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Primeiramente, o que é marketing de conteúdo?

O Marketing de Conteúdo é um tipo de estratégia do Marketing Digital. Ele consiste em criar e disponibilizar conteúdos relevantes para a audiência da sua marca. 

Ainda que seu objetivo final seja atrair e conquistar vendas, o marketing de conteúdo passa por etapas anteriores para isso. 

Ele não é uma estratégia direta, ele busca informar e educar o público-alvo, e guiá-lo pela jornada de compra até a conversão. 

As vantagens de se investir em marketing de conteúdo são muitas, afinal, ele pode ajudar a:

  • Atrair novos potenciais clientes;
  • Aumentar o tráfego de visitantes no site e blog da marca;
  • Captar leads e seguidores nas redes sociais;
  • Educar o mercado;
  • Elevar o nível de consciência dos consumidores;
  • Construir autoridade;
  • Converter, reter e fidelizar clientes.

Esse direcionamento dos prospects e leads até a conversão, tornando-os oficialmente clientes da marca, é, geralmente, baseado no funil de conteúdo.

E o que é funil de conteúdo?

O funil de conteúdo é uma ferramenta importante para orientar a estratégia de produção de conteúdo. Ele garante que a marca ofereça informações relevantes para consumidores com diferentes níveis de consciência, ajudando-os da descoberta até a compra.

Etapas do funil de conteúdo

O funil de conteúdo é dividido em três etapas: topo, meio e fundo. Cada uma delas visa atingir um público diferente, ou melhor, que está em um momento diferente da jornada de compra. 

Ou seja, cada uma envolverá a produção de tipos distintos de conteúdos – como veremos mais adiante. Vamos, então, entender cada etapa melhor?

funil de conteudo

Topo do funil (ToFu):

Essa é a fase de descoberta, em que o cliente está em busca de informações sobre um determinado assunto. Nessa etapa, o foco deve ser atrair a atenção do potencial cliente com conteúdos mais amplos, educativos e informativos.

Meio do funil (MoFu):

Essa é a fase de consideração, onde o cliente já está interessado no assunto e quer mais informações. Nessa etapa, o objetivo é nutrir o potencial cliente com conteúdos mais específicos e direcionados sobre seu produto ou serviço. As palavras-chave aqui são autoridade e relacionamento.

Fundo do funil (BoFu):

Essa é a fase de decisão, na qual o cliente já sabe o que quer e está pronto para finalizar a compra. Nessa etapa, a ideia é oferecer conteúdos que ajudem os leads a escolherem seu produto ou serviço.

A partir dessa classificação, é possível organizar as ideias de conteúdo e explorar os melhores formatos para cada objetivo. A audiência é segmentada e a estratégia de conteúdo se torna mais potente e assertiva.

Tipos de conteúdo para cada etapa do funil

Para entender as diferentes etapas do funil, nada melhor do que conhecer os tipos de conteúdos que se encaixam dentro de cada uma delas. 

Por isso, separamos alguns exemplos para você ter como referência e visualizar suas possibilidades com essa estratégia:

ToFu

  • Blog posts
  • Posts nas redes sociais
  • Infográficos
  • Vídeos informativos
  • E-books
  • Podcasts
  • E-mails marketing
  • Newsletters
  • Webinars

MoFu

  • Estudos de caso
  • Webinars mais avançados
  • Lives com especialistas
  • Vídeos mais detalhados
  • Guias
  • Checklists
  • Templates
  • Ferramentas
  • White papers
  • Demonstrações
  • Cursos
  • Freebies (prévias ou conteúdos gratuitos)

BoFu

  • Depoimentos e avaliações de clientes
  • Cases de sucesso
  • Provas sociais
  • Períodos de teste/avaliação
  • Amostras grátis
  • E-mails personalizados
  • Cupons de desconto
  • Ofertas exclusivas e limitadas
  • Convites para conversas
  • Catálogos de produtos

Viu só quanta coisa diferente é possível criar a partir dessa estratégia? 

Outro detalhe interessante é que o funil de conteúdo não precisa, e nem deve, ser aplicado de forma engessada. 

É possível, por exemplo, pensar em conteúdos que combinem duas etapas do funil, ou que vão do topo ao fundo em uma única entrega. 

O fundamental é que a estratégia seja intencional e adequada, pensando na marca e no consumidor que ela atende e quer atender. 

Com isso em mente, é possível explorar e adaptar o funil de conteúdo com criatividade e tirar o máximo de proveito dele!

Benefícios de utilizar o funil de conteúdo

O funil de conteúdo traz diversas vantagens, pois ajuda a:

  • Entender e segmentar seu público-alvo;
  • Aumentar o engajamento;
  • Reduzir custos;
  • Aumentar o ROI;
  • Fortalecer a autoridade da marca;
  • Facilitar o acompanhamento de métricas;
  • Solucionar as principais dúvidas e preocupações de seus clientes
  • Otimizar e potencializar a conversão;
  • Encurtar o ciclo de vendas.

Diferença entre Funil de Conteúdo e Funil de Vendas 

A diferença entre essas duas ferramentas está no foco e no tipo de entrega que é obtida. O funil de conteúdo é uma estratégia de atração baseada na informação e educação do cliente. Ainda que existam diferentes formatos, a entrega aqui é sempre um conteúdo.

Já o funil de vendas, ou funil de marketing, é mais amplo e tem como foco a conversão. Dentro disso, podem ser explorados diferentes tipos de entrega e uma abordagem mais direta para levar o consumidor à decisão de compra.

Ou seja, cada um dos funis tem seu próprio objetivo e método de aplicação, ainda que ambos ajudem na conversão. Eles podem, inclusive, ser usados de forma complementar!

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