Software House: descubra estratégias vencedores para 2024

Software House: descubra estratégias vencedores para aplicar em 2024

Um homem de óculos apontando para um gráfico.

Uma Software House precisa estar sempre crescendo de forma sustentável e estratégica. Confira insights para você potencializar esse processo por aí!

Tempo de Leitura: 6 minutos

 

Você sabe qual é o cenário de estratégia e crescimento das empresas de software brasileiras? No que elas estão investindo? Quais são os principais canais de aquisição delas em 2024? Te ajudamos a responder essas e outras perguntas com a pesquisa de mercado Panorama Software House 2024: tendências, estratégias e oportunidades para alavancar seus resultados.

É isso mesmo: a Casa do Desenvolvedor by TecnoSpeed fez um levantamento — em conjunto com seus clientes, parceiros de negócio, seguidores e comunidade — para trazer insights para Software Houses e uma espécie de benchmark único para negócios tech de qualquer nicho ou porte. 

Afinal, para superar os desafios deste mercado de aumentar a carteira de clientes; divulgar e atrair interessados por suas soluções; contratar e reter profissionais qualificados; otimizar o custo de produção e entrega; reter clientes; e inovar, é preciso estar constantemente se informando e adaptando suas estratégias.

Neste artigo, reunimos os principais pontos dessa pesquisa e estratégias que vale a pena você aplicar para potencializar o crescimento e demais resultados da sua empresa de software. Acompanhe e confira!

Conheça nosso manifesto

Otimismo para crescimento em 2024

O crescimento é um objetivo que está sempre no radar de qualquer empresa, mas uma meta que pode ser um tanto desafiadora para as empresas de software, devido à alta competitividade do mercado e outros fatores que influenciam esse avanço, como, por exemplo, as taxas SELIC, de reajuste salarial e de câmbio do dólar.

Ainda assim, o cenário e a perspectiva futura são positivos para os negócios tech, considerando a continuidade da digitalização das empresas e processos. Isso fica claro no levantamento realizado junto à nossa rede, em que mais de 50% das empresas respondentes esperam crescer entre 10 e 50% em 2024. E apenas 2,9% não têm expectativa de crescer ao longo deste ano.

Em comparação com os dados de 2023, em que 18,82% das empresas afirmaram não ter crescido ao longo do último ano e quase metade das empresas respondentes (48,24%) registrou um crescimento de até 10%, os números para 2024 representam um avanço e um cenário otimista.

No entanto, para esse crescimento se concretizar serão necessários investimentos em diferentes áreas. Nos tópicos seguintes, falaremos com mais detalhes de vários deles, mas para citar três pontos decisivos: considere investir em inovação, em clientes e em pessoas

Nossa pesquisa mostrou que mais de 45% das empresas investem apenas 5% da receita em inovação, mais de 60% das empresas investem apenas 5% do faturamento na aquisição de clientes e mais de 55% das empresas de software operam com até 10 funcionários. 

Para a sua Software House crescer, é preciso sair desse estado de limitação para uma abordagem mais estratégica e focada na evolução e no retorno sobre o investimento.

Diversificação de aquisição de clientes

Avançar exige um aumento das vendas, certo? Mas, eis a questão: como conquistar mais clientes e melhores negócios? Para variar, essa é uma pergunta que não tem uma resposta única e certa. 

Tanto as micro, pequenas e médias empresas de software da nossa rede afirmaram ter nas vendas e no marketing dois dos seus principais desafios. Quando questionadas sobre os desafios específicos que enfrentam para escalar seu negócio, ou seja, crescer sem aumentar os custos de proporção, 3 a cada 10 apontou a venda e prospecção de clientes como o principal.

Diante desse padrão, a solução pode estar justamente na diversificação das estratégias de aquisição de clientes. As empresas precisam estabelecer um bom planejamento e estrutura para buscar novos contratos, lançar novas soluções, conquistar outros públicos e abastecer a máquina de vendas do seu negócio.

Talvez o seu pensamento no momento seja: não tenho dinheiro para aumentar meu CAC. Mas aí vão alguns dados para você considerar: 

  • Mais de 65% dos clientes permanece na carteira das Software Houses por mais de 5 anos
  • E somente 0,8% dos usuários e clientes permanece por menos de 6 meses

Ou seja: um maior CAC não é sinônimo de custo, mas um investimento vantajoso e necessário para Software Houses que desejam crescer e permanecer no mercado. Esse custo de aquisição extra se pagará diversas vezes pelo tempo em que esses novos clientes provavelmente irão permanecer na sua carteira, gerando receita recorrente para o seu negócio. 

Com isso em mente, é hora de dar lugar à inovação e explorar diferentes canais e modelos de prospecção. A expectativa é que, em 2024, as aquisições feitas por meio de revendas, canais e parcerias sejam a maioria (48,8%); seguido das estratégias de Inbound e Outbound Sales (25%) e de networkings realizados em feiras e eventos offline (10,5%).

Portanto, expandir sua rede de contatos, buscar fornecedores especializados e de confiança para suprir as demandas que você não consegue ou não tem interesse em absorver, e cultivar uma presença ativa no mercado e no meio digital são itens para incluir no seu checklist de expansão.

Retenção de clientes como fundamento estratégico

É claro que manter os clientes que você já conquistou é tão importante quanto adquirir novos. Então, não dá para deixar a qualidade da sua produção e entrega, e nem seu atendimento de lado. 

Ainda que os números estejam ao nosso favor, visto que há um índice mínimo (7,8%) de cancelamentos motivados por insatisfação com o produto ou serviço e cerca de 83% dos usuários estabelece uma relação de longo prazo com seus fornecedores de software, é essencial seguir monitorando de perto a satisfação e engajamento dos seus clientes.

E, mais que isso, investindo em ações para otimizar cada vez mais essas métricas. A longo prazo, clientes satisfeitos representam uma receita e um ticket médio maiores, assim como uma reputação e uma experiência que vão atrair mais clientes, mais lucro e mais oportunidades de crescimento. 

Para colocar isso em prática e obter esses retornos, é fundamental não só ter preços competitivos, mas desenvolver diferenciais que vão agregar valor à sua marca (novas features, novos produtos); caprichar nas ações de marketing para aumentar o alcance, reconhecimento e engajamento da sua marca; e investir e reter os melhores profissionais no seu time. Tudo planejado com boas doses de inovação.

Superando a escassez de talentos

Que a retenção de talentos é um desafio dentro dos negócios tech, você já sabe. Mas o que tem por trás disso? Segundo a nossa pesquisa, as duas principais causas dessa dificuldade são a falta de mão de obra especializada (45,2%) e os salários inflacionados (34%) da área.

Essa realidade é ainda mais complicada para as micro e pequenas empresas de software, que sofrem para se mostrarem atrativas aos profissionais de TI em comparação com as big techs e empresas de maior porte.

Contudo, existem algumas estratégias que podem ser adotadas para contornar ou, ao menos, equilibrar melhor essa situação. A primeira delas é a oferta de benefícios. Um bom mix de benefícios pode ajudar a complementar o salário e potencializar o engajamento e bem-estar do colaborador. 

Para muitos profissionais, essas ofertas são consideradas mais ou tão importantes quanto o valor pago em dinheiro, na forma de salário. Atualmente, os benefícios são realmente um fator de decisão entre propostas e empresas. Aplicando essa estratégia dentro do contexto tech, quatro benefícios se destacam e merecem estar no seu radar:

  1. Home office
  2. Vale-alimentação/Vale-refeição
  3. Flexibilidade de horário
  4. Cursos e capacitações

As capacitações, além de serem um benefício, são outra ótima maneira de desenvolver os talentos que você já tem na sua equipe e mantê-los satisfeitos, engajados e motivados, sentindo que estão evoluindo enquanto ajudam sua empresa a evoluir. Nesse sentido, considere investir em treinamentos e capacitações dentro dos seguintes segmentos:

  • Desenvolvimento
  • Comercial
  • Marketing
  • Suporte técnico
  • Sucesso do cliente
  • Gestão e liderança

Afinal, essas são áreas de grande interesse dos profissionais de TI e/ou que podem gerar um grande impacto nas estratégias e resultados da sua Software House.

Tecnologia e gestão interna

As empresas de software têm mais uma dualidade que as acompanha: desenvolver e gerenciar soluções internamente ou buscar e integrar soluções de terceiros? Essa decisão pode fazer muita diferença no custo e na qualidade do resultado do produto final — por isso ela é tão importante e essencial.

Quanto mais complexa for a feature a ser implementada ou a aplicação ou solução a ser desenvolvida, mais longo e custoso será o processo para produzi-la. Conhecimento técnico específico, profissionais seniores, tempo de programação, infraestrutura… tudo isso torna o desenvolvimento e a gestão interna mais onerosa. Por outro lado, ganha-se em controle e segurança, afinal, tudo vai ser realizado “em casa”.

O ponto é realmente analisar quando esses aspectos são indispensáveis e o quanto um parceiro e fornecedor de confiança pode te oferecer essas duas coisas e, ao mesmo tempo, solucionar os problemas de alto custo e cronograma.

Em projetos fora da área de domínio da sua Software House, com necessidades de tecnologias específicas ou quando o timing é um fator crucial, integrar soluções prontas e terceirizadas é um bom atalho. Essa, aliás, é uma excelente estratégia para adentrar novos mercados e agregar valor ao seu software com custo-benefício e agilidade. Portanto, fique de olho nessas oportunidades!

Para ter um ano de 2024 de muito sucesso, e os outros adiante também, é fundamental não só adotar estratégias inteligentes e relevantes, mas tomar decisões baseadas em dados. Nunca foi tão importante entender os caminhos que já foram traçados e o mercado à sua volta para dar passos seguros e oportunos rumo ao futuro.

No entanto, agir é indispensável para colher qualquer fruto das análises realizadas e insights obtidos. Então, abra as portas para a inovação e novas formas de se conectar e conquistar clientes; valorize seus usuários e seus colaboradores; invista em capacitações, benefícios e estratégias de Marketing e Sucesso do Cliente; e assuma todo o potencial que a sua empresa de software tem e pode atingir.

Não é hora de seguir o fluxo, mas de navegar mais fundo e voar mais alto para ir mais longe. E a Casa do Desenvolvedor e a TecnoSpeed podem te ajudar de diversas maneiras nessa missão. Com informações atualizadas e valiosas e até mesmo soluções integráveis em diversos segmentos — fiscal, financeiro, vendas online, certificado digital, visualização de dados e muitos outros!

Além disso, temos a comunidade da Casa do Desenvolvedor, uma rede forte, diversa e engajada para ampliar seu networking e oportunidades de aprendizado, troca de experiências e parceria. E, claro, os dados completos da nossa pesquisa e todos os insights e análises detalhadas que desenvolvemos a partir dela. Clique no botão abaixo para baixar o seu exemplar de forma gratuita:

Daniela Giannini
Daniela Giannini
Jornalista por formação e especialista em Marketing de Conteúdo, é uma apaixonada por transformar ideias em histórias que engajam e geram resultados.

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