A emoรงรฃo pode fazer a diferenรงa entre o sucesso ou o fracasso de uma marca. Vocรช conhece o termo emotional branding?
Tempo de Leitura: 7 minutos
โAs pessoas nem sempre se lembram do que vocรช diz ou mesmo do que vocรช faz, mas sempre se lembram de como vocรช as fez sentirโ
โ Maya Angelou
Pare um segundo agora, o que vem na sua mente quando vocรช ouve as palavras: "Coca-Cola", "McDonald's", "Apple" ou "Tesla"?
Com certeza vocรช conseguiu visualizar uma coca geladinha num dia bem quente, com um lanche bem gostoso, nรฉ? Um smartphone bem moderno, ostensivo e elegante, certo? E por fim, um carro super futurista, nรฃo รฉ mesmo?ย
Vocรช jรก se perguntou porque a simples menรงรฃo ao nome dessas marcas te traz essas imagens e emoรงรตes? A resposta รฉ simples: emotional branding ou marca emocional.ย
Vamos agora ver tudo sobre esse conceito!
Emotional Branding, o que รฉ?
Segundo estudos do neuromarketing, a maioria das decisรตes de compra sรฃo tomadas com base nas emoรงรตes, mesmo que na hora nรฃo se perceba.ย
O emotional branding รฉ o processo de criar e desenvolver uma relaรงรฃo entre o consumidor e uma marca, focando nas emoรงรตes. Assim, os profissionais de marketing criam conteรบdos que se conectam com os humores, ego, necessidades e desejos dos consumidores.ย
Esse conceito foi popularizado por Marc Gobรฉ,ย autor, designer, futurista e produtor de cinema, que escreveu o livro "Emotional Branding: The New Paradigm for Connecting Brands to People."ย
Resumindo, o branding emocional รฉ destinado a criar uma conexรฃo emocional duradoura entre os clientes e uma marca. Esse vรญnculo emocional permite que vocรช construa confianรงa e fidelidade entre sua base de clientes, aumentando o alcance e o valor de sua marca.
A melhor maneira de atrair clientes nรฃo รฉ pela lรณgica, mas pela emoรงรฃo.ย
Como funciona o Emotional Branding segundo Gobรฉ?
Legenda: A maioria das decisรตes de compra sรฃo tomadas com base nas emoรงรตes. | Imagem: Unsplash
Marc Gobรฉ identificou que um emotional brandingย bem-sucedido permite que uma marca venda produtos nรฃo apenas porque sรฃo รบteis, mas porque criam experiรชncias e emoรงรตes. Assim, listou 10 mandamentos do emotional branding, confira:
- De consumidores a pessoas: os clientes devem ter a sensaรงรฃo de que uma marca nรฃo os enxerga simplesmente como consumidores, mas sim como pessoas com as quais se deve construir um relacionamento.
- Do produto ร experiรชncia: os produtos nรฃo devem apenas atender a uma necessidade, eles tambรฉm devem satisfazer as esperanรงas e desejos dos clientes, tornando-se um evento de vida memorรกvel.
- Da honestidade ร confianรงa: os clientes esperam honestidade, portanto, confianรงa e simpatia sรฃo necessรกrias para desenvolver fidelidade ร marca.
- Da qualidade ร preferรชncia: as marcas sรณ podem confiar em sua qualidade atรฉ certo ponto โ elas tambรฉm precisam considerar como o produto se adapta ao estilo de vida dos clientes. As preferรชncias do cliente ditam qual marca รฉ favorita, mas elas podem mudar. As marcas devem sempre conhecer as preferรชncias de seu grupo-alvo para continuar sendo a preferida.
- Da notoriedade ร aspiraรงรฃo: ser conhecido รฉ bom, mas nรฃo fomenta emoรงรตes. Marcas que dรฃo uma boa sensaรงรฃo nos clientes, que melhoram suas vidas, constroem conexรตes emocionais atravรฉs de necessidades e desejos. Pense na Apple, Tesla ou Gucci, que nรฃo sรฃo apenas uma parte da vida dos clientes, mas sim toda a sua personalidade.
- Da identidade ร personalidade: existem muitas marcas reconhecรญveis, mas uma identidade de marca clara nรฃo significa automaticamente personalidade e carisma. As marcas โ como as pessoas โ precisam de valores รฉticos e morais. Eles devem ser flexรญveis o suficiente para se encaixar nas expectativas e estilos de vida dos clientes, sem sacrificar sua consistรชncia.
- Da funรงรฃo ร sensaรงรฃo: os produtos nรฃo devem ser simplesmente soluรงรตes prรกticas para uma necessidade, como jรก citado, mas sim incorporar uma experiรชncia emocional e o significado da estรฉtica particular de um cliente. Os smartphones, que evoluรญram de tijolos para objetos elegantes e prรกticos, sรฃo o melhor exemplo disso.
- Da onipresenรงa ร presenรงa emocional: nรฃo basta ser o mais visรญvel possรญvel. O mais importante para uma marca รฉ estar presente em lugares e mรญdias onde sua base de clientes-alvo se encontra.
- Da comunicaรงรฃo ao diรกlogo: simplesmente anunciar os benefรญcios e a utilidade de uma marca รฉ uma comunicaรงรฃo unilateral e nรฃo constrรณi relacionamentos com o cliente. ร necessรกrio estar presente na vida dos seus clientes.
- Do atendimento ao relacionamento: A marca que sรณ quer vender produtos e serviรงos nรฃo constrรณi relacionamentos. Elas primeiro precisam se conectar com as preferรชncias culturais da base de clientes, para entรฃo estabelecer a fidelidade. Para isso, esteja aberto a crรญticas e sugestรตes de melhorias por parte dos clientes, assim, eles sentirรฃo que sรฃo parte da marca e nรฃo apenas uma fonte de receita.
Emotional Branding x Marketing Emocional
Legenda: O marketing emocional foca em diferentes tรฉcnicas para criar uma campanha de marketing baseada na emoรงรฃo. | Imagem: Unsplash
Precisamos ter uma atenรงรฃo aqui, pois quando falamos de emotional branding, jรก nos vem ร cabeรงa o marketing emocional. Pode atรฉ parecer que sรฃo iguais, mas a diferenรงa entre eles estรก no foco.ย
O marketing emocional foca em diferentes tรฉcnicas para criar uma campanha de marketing baseada na emoรงรฃo. Essa campanha pode usar cores, mรบsicas, influenciadores e virais para criar emoรงรตes e atingir um pรบblico mais amplo, mas nรฃo necessariamente tendo uma marca ou produto por trรกs dela.
Por exemplo, temos as instituiรงรตes de caridade, que procuram o marketing emocional para aumentar a conscientizaรงรฃo sobre contextos sociais e ambientais.ย
Entรฃo, o marketing emocional funciona independentemente de uma marca. Jรก o branding emocional, foca em desenvolver uma marca usando influรชncias emocionais na mente e vida dos clientes, estabelecendo uma conexรฃo duradoura.ย
Emotional Branding e Hierarquia de Necessidades de Maslow
A teoria da hierarquia de necessidades de Maslow classifica a motivaรงรฃo emocional atravรฉs das nossas necessidades biolรณgicas e sociais. Precisamos cobrir nossas necessidades fisiolรณgicas antes de subir e atendermos nossas necessidades emocionais, como estima e auto-realizaรงรฃo.ย
Entรฃo, como as marcas mais conhecidas do mundo conseguiram ser tรฃo bem-sucedidas em cativar grande parte da populaรงรฃo e aplicar os princรญpios da natureza humana?ย
Vamos usar a Apple como exemplo, jรก que atualmente ela รฉ reconhecida como uma das marcas mais atraentes emocionalmente.ย
A famosa campanha publicitรกria "Pense Diferente", utiliza-se de uma combinaรงรฃo de cores, design e texto para se conectar com a necessidade de realizaรงรฃo dos usuรกrios, conectando-se subconscientemente com os desejos deles. E com o passar dos anos, essa conexรฃo sรณ aumentou!
Descobrir quais necessidades seu produto ou serviรงo satisfaz e onde sua proposta de valor se encaixa na pirรขmide, pode ajudรก-lo a definir quais apelos emocionais devem ser direcionados.ย
Apelando ao Ethos, Pathos e Logos.
Vamos โviajarโ um pouco? Quem se lembra de Aristรณteles?ย
O emotional branding tambรฉm pode tomar forma por meio dos trรชs modos de persuasรฃo - ethos, logos e pathos.ย
Quando vocรช encontra o equilรญbrio entre os trรชs, vocรช consegue criar uma marca emocionalmente poderosa.
Vamos lรก:ย
Ethos: Apelo ร credibilidade e รฉtica:
"9 em cada 10 dentistas recomendam o produto..."
Jรก ouviu essa frase diversas vezes, nรฉ? Isso รฉ um apelo ao ethos, citando especialistas, fontes, depoimentos de clientes e estudos de caso para transmitir confianรงa e credibilidade, criando uma imagem de autoridade sobre determinada รกrea.ย
Pathos: Apelo ร empatia:
"Red Bull Te Dรก Asas..."
Pathos apela para a emoรงรฃo, motivando a agir, criando um senso de urgรชncia, medo de perder, sentimento de pertencimento, de algo maior e melhor, de forma sutil, para que o consumidor nรฃo sinta que estรก sendo manipulado.ย
Organizaรงรตes sem fins lucrativos usam regularmente o pathos para criar empatia e aprimorar suaย estratรฉgia de marca , sem parecer falso ou calculista.ย
Logos: Apelo ร lรณgica e razรฃo:
"X matam atรฉ 99,9% das bactรฉrias"
Logos utiliza-se da razรฃo e lรณgica do consumidor. ร uma das formas mais eficazes de persuasรฃo, mas ele depende dos outros dois mรฉtodos para ser realmente bem-sucedido.ย
Apresentar uma estatรญstica impressionante pode atรฉ parecer convincente, mas nรฃo รฉ uma motivaรงรฃo forte o suficiente para o consumidor realizar uma aรงรฃo desejada pela marca. Entรฃo, o mais comum รฉ combinar esse dado com algum dos outros dois mรฉtodos para que o consumidor se sinta mais conectado com o negรณcio.ย
Se vocรช incluir um elemento estatรญstico ou lรณgico em seu design, considere mostrar ao seu pรบblico um visual de como seu produto pode beneficiรก-lo para criar apelo emocional e impulsionar o impacto.
Tรก, mas por que รฉ tรฃo importante?
Legenda: Quando seu pรบblico estรก emocionalmente conectado com sua marca, vocรช cria um relacionamento. | Imagem: Unsplash
Falamos bastante dos fundamentos do emotional branding e se vocรช chegou atรฉ aqui, deve estar se perguntando: โMas isso realmente รฉ importante e funciona?โ
Existem vรกrios benefรญcios no emotional branding, tais como:
- Diferenciaรงรฃo da concorrรชncia;
- Conexรฃo real e humana com os consumidores;
- Reconhecimento positivo da marca;
- Fidelizaรงรฃo ร marca, aumentando a retenรงรฃo de clientes e aumentando a vida รบtil dos mesmos;
- Melhor segmentaรงรฃo das campanhas publicitรกrias, podendo aumentar o ROI (Return on Investment).ย
Quando seu pรบblico estรก emocionalmente conectado com sua marca, vocรช cria um relacionamento que se traduz em uma maior vida รบtil do cliente, reduzindo custos de aquisiรงรฃo e aumentando os lucros.ย
Alรฉm de se destacar no mercado, a mensagem que vocรช passa te ajuda a criar uma identidade. Essa mensagem tem um grande impacto com o pรบblico da sua marca, que se torna cada vez mais propenso a responder ร s suas chamadas para aรงรฃo, aumentando a geraรงรฃo de leads, conversรตes e, consequentemente, o ROI - Retorno Sobre Investimento.ย
Como fazer emotional branding?
Certo, vamos ver agora alguns passos que sua empresa pode dar para criar uma marca emocional forte:
1. Identifique os gatilhos emocionais do seu pรบblico
Identifique a buyer persona da sua marca. Feito isso, pense em como ela gostaria de se sentir. Ela quer se sentir aventureira? Bem-sucedida? Segura? Quais sรฃo os pontos de dores, preocupaรงรตes e valores?
Se vocรช quer que realmente funcione, precisa ter certeza de que a soluรงรฃo que oferece traz valor real para seus clientes e pode resolver seus pontos problemรกticos.
2. Conte uma boa histรณria
O storytelling anda junto com o emotional branding, jรก que histรณrias se conectam com as emoรงรตes das pessoas, criando identidade e empatia.ย
Assim, compartilhe sua vulnerabilidade, mostre sua humanidade e compartilhe depoimentos reais para construir uma boa histรณria.ย
3. Personalize suas interaรงรตes
Apele para o ego, faรงa com que seus clientes se sintam felizes, saciados e importantes.ย Faรงa com que suas interaรงรตes com eles pareรงam รบnicas e genuรญnas. Crie opรงรตes de personalizaรงรฃo e use tรฉcnicas de marketing e vendas direcionadas para criar interaรงรตes que sejam personalizadas para cada usuรกrio.
4. Humanize-se!ย
As pessoas gostam de se conectar com outras pessoas (foi perceptรญvel nessa pandemia nรฉ?). Entรฃo, nรฃo deixe de trazer ร tona o lado mais humano da sua marca.ย
Mostre quem sรฃo as pessoas que trabalham na sua empresa, mostre que vocรช realmente ouve seus clientes e tenha um cuidado especial com o atendimento. Embora seja mais fรกcil criar respostas rรกpidas, รฉ importante deixar seus agentes trazerem suas personalidades para que se conectem realmente com os clientes.ย
5. Fale, mas tambรฉm ouรงa!
Faรงa perguntas e crie interaรงรตes com os seus clientes. Nรฃo fique sรณ na apresentaรงรฃo da sua marca.ย
Deixe que os clientes conversem e compartilhem suas experiรชncias, isso elevarรก a conexรฃo a um nรญvel acima e pessoal.ย
6. Cultive relacionamentos
Por fim, foque no relacionamento a longo prazo com seus clientes. Nรฃo esqueรงa dele depois da compra!
Para promover a fidelidade e maximizar a vida รบtil do cliente, certifique-se de ter um cuidado especial com o atendimento no pรณs-venda.
Continue a se comunicar regularmente com seus clientes e antecipe suas necessidades para mostrar que vocรช se importa.ย
Conclusรฃo:ย
Apelar para a emoรงรฃo รฉ uma das melhores maneiras de atrair, conectar e incentivar clientes.ย
A compreensรฃo do que os motiva pode ajudar sua marca a identificar como criar campanhas fortes e engajadoras, aumentando a retenรงรฃo de clientes e a reputaรงรฃo da marca.ย
Entรฃo, um emotional branding forte รฉ genuรญno, nรฃo รฉ forรงado e รฉ como expor seu coraรงรฃo para os clientes.ย
Gostou desse conteรบdo? Como estรก o emotional branding da sua Software House? Deixe sua resposta aqui nos comentรกrios.ย
Quer transformar sua empresa? Conheรงa o Programa Software House de Sucesso, com conteรบdos exclusivos sobre gestรฃo empresarial, inovaรงรฃo, marketing e vendas. Clique no botรฃo abaixo!