O que podemos fazer para acompanhar a onda de crescimento do Python e em quais soluções podemos aplicá-lo? Saiba mais sobre isso neste artigo!
Tempo de Leitura: 4 minutos
Para um projeto que inicialmente começou como uma homenagem ao grupo de comédia britânica “Monty Python”, o Python até que chegou longe.
De 1992 para cá, a linguagem de programação se tornou uma das principais do mundo, sendo aplicada amplamente nas áreas de desenvolvimento web, análise de dados, aprendizado de máquina e design.
Neste artigo, vamos entender por que o crescimento do Python é tão importante no mundo e o que o seu futuro reserva. Vamos lá?
Conteúdo
MostrarOcultarO que é Python?
Python é uma linguagem de programação orientada a objetos, universal, de uso geral e que pode ser aprendida mais facilmente se comparada com outras linguagens, pois foi projetada para ser simples de ler e escrever.
A linguagem resultou em melhorias no framework Django e no declínio do uso de PHP. Por isso, pode ser usada para desenvolvimento de sistemas, desenvolvimento web e possui ferramentas administrativas, de implantação, de modelagem científica e praticamente tudo que a pessoa desenvolvedora precisar.
Onde é utilizada a linguagem Python?
A linguagem de programação é versátil e pode ser usada além da ciência de dados. Veja exemplos da sua aplicação:
- Desenvolvimento Web e internet;
- Cálculos científicos e estatísticas;
- Inteligência artificial;
- Machine learning;
- E desenvolvimento de software.
Nos últimos anos, o uso do Python se destacou no campo do desenvolvimento de software, gerenciamento de infraestrutura e análise de dados.
Agora, a linguagem não é mais reconhecida como porta de entrada para hackers – sua reputação cresceu para criação de aplicativos web, gerenciamento de sistemas e aprendizado de máquina.
O que está por trás do crescimento do Python?
Há uma série de motivos diferentes que impulsionam o crescimento do Python.
O primeiro é que algumas das maiores empresas do mundo decidiram que essa seria a linguagem principal de suas soluções, o que gerou mais empregos e cursos sobre o tema.
Além disso, a análise de dados se tornou foco para diversos setores e, ainda hoje, o Python é famoso quando se fala em ciência de dados.
Outros impulsionadores do crescimento do Python incluem:
Inteligência artificial e machine learning
Hoje, o aprendizado de máquina é um tópico importante no mundo da tecnologia. Desde as pesquisas preditivas do Google, até a Siri no seu telefone, as possibilidades no uso de machine learning são vastas. E, atualmente, o Python é uma das principais linguagens usadas por desenvolvedores web para facilitar essa tarefa.
Análise de dados
Você já parou para pensar na quantidade de dados gerados por cada uma das pessoas e empresas, por segundo? Sem dúvida, o maior motivo pelo qual as pessoas estão migrando para o Python é a necessidade de organizar e manipular os dados com precisão e automação.
Aplicativos de programação
Outro impulsionador do Python é o fato da linguagem poder ser usada para programar praticamente todos os tipos de aplicativos, desde programas complexos com blockchain a apps de vídeo e áudio.
Desenvolvimento Web
A linguagem é uma ótima opção para desenvolvedores web, uma vez que possui extensas bibliotecas e frameworks, como Django e Flask. Inclusive, foi a partir desses frameworks que sites como Spotify e Reddit foram criados.
Visualização de dados
Seja para criar gráficos simples ou interativos, o Python possui uma ampla variedade de bibliotecas, o que permite transformar dados em insights significativos.
Por que usar Python?
Já vimos as tendências que estão impulsionando a linguagem e em quais contextos ela pode ser aplicada. Agora, vamos entender quais vantagens ela traz de fato para quem decide usá-la:
1. Fácil de aprender e usar
Se você é iniciante, aprender Python é uma ótima alternativa. A linguagem pode ser escrita e compreendida com facilidade, já que ela foi criada com o objetivo de ser amplamente utilizada.
2. Bibliotecas
Pergunte a qualquer desenvolvedor: se a linguagem possui muitas bibliotecas, isso facilita e muito o trabalho. E o Python tem inúmeras: NumPy, Pandas, Keras, SciKit-Learn, PyTorch, TensorFlow, XGBoost, e outras para cálculo científico e ciência de dados. Além de Django, que já mencionamos, tem também a BeautifulSoup para análise de HTML, matplotlib para plotagem de tabelas e gráficos, e SciPy para aplicativos de engenharia, ciências e matemática.
3. Comunidade Python
Como mencionado anteriormente, o Python foi lançado há pouco mais de 30 anos, o que é muito tempo para qualquer comunidade de programação crescer e estender o suporte a todos os níveis de programadores, desde iniciantes até especialistas.
Por isso, você encontra muitos guias, tutoriais, documentação e vídeos de aprendizagem sobre o tema: alunos e desenvolvedores de qualquer nível conseguem o suporte necessário para obter e aumentar seus conhecimentos em Python.
4. Python na academia
Depois do C, o Python é a principal linguagem de programação no ambiente acadêmico. No campo da ciência da computação, o Python é quase obrigatório, uma vez que é também tendência crescente nas áreas de inteligência artificial e ciência de dados.
Troque conhecimento e aprenda mais sobre linguagens em nosso fórum
Como você viu, o Python mostrou um crescimento incrível nos últimos anos. Mas não pretendemos criar uma guerra entre as linguagens de programação. Cada uma tem seus próprios prós e contras.
Existem, inclusive, desafios na linguagem Python que podem ser resolvidos por outras linguagens de programação, como Java, JavaScript, etc., e vice-versa. Então, para ampliarmos essa discussão, que tal acessar nosso fórum?
A Casa do Desenvolvedor reúne conteúdo e uma rede de profissionais experientes para discutir os mais variados temas com você. Conheça nosso manifesto e vamos juntos fortalecer o desenvolvimento de software no Brasil!