Guia comparativo dos principais provedores de serviço em nuvem

A ascensão da computação em nuvem: uma comparação dos principais provedores e suas vantagens.

Como escolher o provedor de hospedagem em nuvem certo? Guia para tomar a decisão correta.

Neste artigo você encontrará um guia comparativo dos principais provedores de serviço em nuvem. Veja a ascensão da computação em nuvem!

Tempo de Leitura: 8 minutos

A computação em nuvem transformou radicalmente a forma como as empresas utilizam a tecnologia na última década. Ao oferecer acesso sob demanda a recursos de computação como servidores, armazenamento, bancos de dados e software via Internet, os serviços em nuvem permitiram que empresas de todos os tamanhos evitassem os altos custos iniciais de possuir sua própria infraestrutura. De acordo com relatórios recentes, prevê-se que os gastos globais com a nuvem ultrapassam 1 bilhão de dólares até 2030, à medida que as organizações continuam a migrar mais cargas de trabalho e aplicações para a nuvem.

Com dezenas de provedores de nuvem competindo por participação de mercado, escolher a plataforma certa pode ser um desafio. Neste artigo, examinaremos detalhadamente quatro das principais plataformas de nuvem – Azure, AWS, GCP e Oracle Cloud – e analisaremos suas principais diferenças para ajudá-lo a determinar a melhor opção para as necessidades e objetivos específicos da sua empresa.

Continue a leitura que ao final deste artigo separei alguns bônus para você leitor! Fique de olho…

Conheça nosso manifesto

Mas antes, o que são Provedores de Serviços de Nuvem?

Provedores de Serviços de Nuvem são empresas que oferecem uma variedade de serviços baseados em nuvem, abrangendo desde armazenamento e processamento de dados até o fornecimento de plataformas e softwares. Esses serviços são disponibilizados aos usuários pela internet, permitindo que acessem e utilizem recursos de computação de forma remota, sem depender de infraestrutura física local.

Os provedores de serviços de nuvem geralmente operam em larga escala, proporcionando escalabilidade e flexibilidade para atender às demandas variáveis dos usuários. Alguns dos principais provedores incluem Amazon Web Services (AWS), Microsoft Azure, Google Cloud Platform (GCP) e outros.

Google Cloud Platform (GCP)

O Google lançou pela primeira vez sua plataforma de nuvem pública GCP em 2008 e desde então cresceu e se tornou o terceiro maior player, atrás da AWS e do Microsoft Azure. Alimentado pela infraestrutura global de classe mundial do Google é conhecido por suas ofertas de computação, o GCP apresenta diversas vantagens atraentes:

Desempenho e escala:

Aproveitando a rede global de data centers do Google, o GCP pode suportar grandes volumes de tráfego e processamento de dados em todos os continentes. Seu portfólio de opções de CPU, GPU e TPU potencializa cargas de trabalho exigentes de AI/ML. Muitos serviços da GCP, como o App Engine e o Compute Engine, oferecem recursos de escalabilidade automática. Isso significa que eles podem ajustar automaticamente os recursos (como CPUs e memória) com base na demanda, o que é ideal para lidar com picos de tráfego inesperados, também Há uma ampla variedade de tipos de máquinas disponíveis, incluindo aquelas otimizadas para tarefas específicas, como computação intensiva, memória intensiva ou uso intensivo de GPU.

Integração e ecossistema:

Como plataforma desenvolvida pelo gigante das buscas Google, o GCP integra-se fortemente com produtos como Gmail, Google Drive e Google Kubernetes Engine. Seu ecossistema é mais profundo do que alguns concorrentes em projetos focados em IA/ML. A plataforma oferece integrações robustas com ferramentas de DevOps e CI/CD (Integração Contínua e Entrega Contínua), como Jenkins, Spinnaker e GitLab. Isso permite a automação de pipelines de desenvolvimento e operações, facilitando a implantação e a manutenção de aplicações.

Economia de custos:

Graças à sua escala, o GCP frequentemente oferece preços promocionais especiais que prejudicam os concorrentes. Ele também oferece descontos por uso contínuo para cargas de trabalho com uso previsível.

Desvantagens

As desvantagens do GCP são sua relativa imaturidade em comparação com AWS e Azure (lançado há mais de uma década), o que significa que alguns recursos e serviços não são tão robustos. A falta de software proprietário também significa falta de sinergias de integração com produtos como o Microsoft Office. O GCP se adapta melhor a aplicativos nativos da nuvem, baseados em contêineres/sem servidor, onde a portabilidade é valorizada em vez do aprisionamento proprietário.

Microsoft Azure

A plataforma de nuvem pública Azure da Microsoft, lançada em 2010, é agora o segundo maior fornecedor depois da AWS. Aproveitando décadas de experiência em software empresarial, o Azure pretende ser a nuvem mais completa e fácil de usar para fluxos de trabalho híbridos. Alguns dos principais pontos fortes do Azure incluem:

Capacidades híbridas:

A plataforma Microsoft Azure oferece capacidades híbridas robustas, permitindo que as organizações integram e gerenciam seus recursos de TI tanto em ambientes locais (on-premises) quanto na nuvem. Essas capacidades híbridas são essenciais para muitas empresas que buscam uma transição suave para a nuvem ou que precisam manter alguns de seus sistemas e dados no local por razões de conformidade, segurança ou outras necessidades específicas. os recursos como Azure Stack, VPN Gateways e ExpressRoute permitem a combinação perfeita de recursos locais e de nuvem. O Azure Monitor fornece insights unificados em todos os ambientes.

Ferramentas de gerenciamento:

Os cmdlets do Portal do Azure(O Azure Portal é a interface web central para gerenciar todos os serviços e recursos do Azure. Ele oferece uma visão abrangente dos recursos, permite a criação e gerenciamento de recursos e serviços, e proporciona acesso a métricas e análises.) Para aqueles que preferem uma abordagem baseada em linha de comando, o Azure PowerShell e o Azure CLI são ferramentas poderosas que permitem gerenciar recursos do Azure. Eles são ideais para automação e para scripts complexos.

Integração:

A integração nativa com toda a pilha da Microsoft, do Office ao Dynamics, torna o Azure atraente para os clientes existentes da Microsoft ampliarem seus ambientes. A Azure oferece várias ferramentas e serviços que facilitam a integração em vários níveis, desde a integração de aplicações e dados até a integração de sistemas e processos de negócios, como, por exemplo, os serviços Azure Logic Apps (Este serviço permite criar fluxos de trabalho automatizados entre aplicações, dados e serviços, tanto na nuvem quanto localmente.

Com o Logic Apps, é possível integrar e orquestrar diferentes serviços sem a necessidade de escrever código.), Azure API Management (possibilita a criação, publicação, manutenção, monitoramento e proteção de APIs em grande escala. É ideal para empresas que querem disponibilizar suas APIs de maneira segura e escalável.) e o Azure Service Bus, que é uma solução de mensagens empresariais que permite a comunicação entre aplicações e serviços, independentemente de onde eles estejam localizados. Suporta padrões de mensagens como filas, tópicos e assinaturas.

Conformidade:

As localizações e certificações dos datacenters do Azure tornam-no compatível com muitas normas industriais e regionais, como a HIPAA e o RGPD da UE, facilitando a implementação em indústrias regulamentadas.

No entanto, essas mesmas integrações com tecnologias proprietárias da Microsoft também podem ser vistas como aprisionadas por alguns. Os preços do Azure também podem ser mais elevados para algumas necessidades básicas de infraestrutura em comparação com o GCP ou AWS. No geral, continua sendo a melhor nuvem para Windows/SQL Server e lojas de TI híbridas que buscam aproveitar as ferramentas da Microsoft.

Amazon Web Services (AWS)

Tendo começado em 2006, a AWS é hoje o líder inegável do mercado em nuvem, com mais de 30% de participação na receita. Possui a mais ampla gama de serviços em computação, armazenamento, bancos de dados, análises, segurança e muito mais de qualquer provedor.

Maturidade do serviço:

Muitas ofertas principais da AWS, como EC2, S3 e RDS, estão amplamente disponíveis há mais de 10 anos, permitindo aos desenvolvedores facilidade de uso e recursos incomparáveis.

Ecossistema de parceiros:

O grande ecossistema de parceiros de SI da AWS e seu próprio programa Accelerate SMB ajudam clientes de qualquer tamanho a adquirir e gerenciar serviços em nuvem.

Desempenho:

Beneficiando-se da presença e dos investimentos em infraestrutura global da AWS, os aplicativos são facilmente dimensionados para lidar com milhões de usuários em todo o mundo.

Inovação:

A AWS lança constantemente novos serviços inovadores, mantendo-a à frente da concorrência em domínios emergentes, como serverless, ML/AI e IoT. Oferecendo soluções abrangentes em IaaS (Infrastructure as a Service), PaaS (Platform as a Service) e SaaS (Software as a Service). bônus: AWS re:Invent: Através de seu evento anual, o AWS re:Invent, a AWS anuncia suas mais recentes inovações e oferece um espaço para aprendizado, colaboração e inspiração para a comunidade de tecnologia.

No entanto, depender de APIs e formatos proprietários específicos da AWS limita a portabilidade caso outro provedor se torne mais apropriado ao longo do tempo. A dependência do fornecedor também significa falta de alavancagem na negociação de preços para cargas de trabalho de longo prazo. Ainda assim, para muitos desenvolvedores e administradores de rede, a forte proposta de valor mantém a AWS como sua escolha favorita.

Infraestrutura em Nuvem Oracle

A Oracle, mais conhecida como OCI, entrou no mercado de IaaS relativamente tarde, em 2018, mas traz consigo o pedigree de ser uma potência de software empresarial estabelecida.

Integração:

Oferece forte integração de opções de PaaS, como Oracle Autonomous Database(Trata-se de um serviço de banco de dados na nuvem totalmente gerenciado, autônomo e otimizado por inteligência artificial, projetado para eliminar a complexidade de gerenciamento manual, aumentar a segurança e otimizar a eficiência. ), com infraestrutura central, proporcionando um ambiente familiar para clientes Oracle.

Conformidade:

Confiável para setores regulamentados avessos ao risco devido à soberania dos dados, recursos de segurança e certificações como ISO, FedRAMP, HIPAA.

Desempenho:

Aproveita a rede global de regiões de nuvem de segunda geração da Oracle, localizadas com seus datacenters locais.

Controle de custos:

Recursos como instâncias reservadas fornecem gastos previsíveis, enquanto seus recursos híbridos auxiliam nas transições do local para a nuvem. O Auto Scaling disponibiliza que o sistema tenha a capacidade de ajustar automaticamente os recursos computacionais conforme a demanda. Isso não só garante um desempenho eficiente, mas também ajuda a otimizar os custos, pois você paga apenas pelos recursos que utiliza.

No entanto, como nova empresa, a Oracle ainda carece do reconhecimento do nome, do ecossistema de terceiros e da amplitude da AWS e do Azure. Suas APIs proprietárias também podem não ser familiares para desenvolvedores acostumados a nuvens baseadas em padrões abertos. Mas para as necessidades existentes de banco de dados/aplicativos Oracle, isso certamente merece uma consideração.

Resumindo, escolher a nuvem certa envolve compreender seus requisitos técnicos específicos e prioridades de negócios em relação a custos, segurança, escalabilidade e necessidades de suporte. Espero que esta visão geral tenha ajudado você a comparar essas plataformas líderes no mercado. E destacado qual provedor pode ser mais adequado para sua empresa e suas necessidades! 


Agora, um pequeno bônus para você que chegou até aqui no final deste artigo! Gostaria de agradecer pela sua leitura, é de extrema importância para mim como profissional de TI saber que estou impulsionando outras pessoas na busca pelo conhecimento! A Nuvem tende a ter um crescimento extraordinário nos próximos anos! Quaisquer dúvidas, fico à disposição para lhe auxiliar!

Abaixo, você encontrará uma lista de recursos e ferramentas gratuitas relacionadas a cloud computing, que podem ser de grande utilidade para você que está interessado(a) em explorar e implementar soluções de nuvem:

AWS Free Tier: A Amazon oferece um nível gratuito que inclui acesso a uma ampla gama de serviços de cloud por 12 meses, além de alguns serviços que são sempre gratuitos. Se informe melhor clicando aqui.

Azure Free Account: A Microsoft Azure fornece uma conta gratuita que vem com 12 meses de serviços gratuitos populares, crédito para explorar serviços do Azure por 30 dias e acesso a mais de 25 serviços que são sempre gratuitos. clique aqui para se informar sobre a vantagem.

Google Cloud Free Tier: O Google Cloud oferece um nível gratuito que inclui acesso a todos os serviços do GCP com limites específicos, e $300 de crédito gratuito para gastar durante os primeiros 90 dias. Sou suspeita para falar da GCP! hahaha, recentemente fiz um curso sobre GCP e apesar de ter muito menos recursos do que a gigante aws, é uma plataforma muito intuitiva e de uma documentação impecável! Se informe sobre esse crédito aqui!

Oracle Cloud Free Tier: A Oracle oferece um conjunto de serviços sempre gratuitos, além de créditos gratuitos para usar em qualquer serviço da Oracle Cloud por até 30 dias. Esta oferta é projetada para proporcionar aos usuários a oportunidade de experimentar e trabalhar com a plataforma Oracle Cloud e seus diversos recursos. Clique aqui e participe!

Outra dica importante são as ferramentas open source que você pode conhecer e utilizá-la em seus estudos. Como o Kubernetes (Uma plataforma open-source para automação de implantação, escalonamento e operações de aplicações em contêineres.) o próprio Docker que é Uma plataforma para desenvolver, implantar e executar aplicações em contêineres, facilitando a portabilidade entre diferentes versões em ambientes de cloud. O Terraform, Uma ferramenta de Infrastructure as Code (IaC) da HashiCorp, que permite construir, alterar e versionar infraestrutura de forma segura e eficiente. E por fim o querido Ansible, Uma ferramenta de automação que fornece recursos para configuração de sistemas, implantação de aplicações e orquestração de tarefas sem que você se preocupe com trabalho manual.

Também te convido a participar da nossa comunidade, onde podemos trocar ideias e conhecimento sobre tecnologia e muito mais:

Ana Pereira
Ana Pereira
Formada no ensino Técnico em informática integrada, cursando Gestão da tecnologia da informação, Assistente de Redes N1 na Tecnospeed.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo