Gestรฃo eficaz de produtos! Entenda o TARS Framework e aplique mรฉtricas de features SaaS para otimizar seu produto e roadmap.
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No ecossistema de produtos SaaS (Software as a Service), entender e aplicar as mรฉtricas corretas รฉ crucial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer produto. Saber trabalhar de forma estruturada mรฉtricas de produto separadas de mรฉtricas de features SaaS pode parecer sutil, mas tem implicaรงรตes profundas na maneira como os gestores de produto interpretam dados e tomam decisรตes estratรฉgicas em relaรงรฃo ao seu roadmap. Neste contexto, vamos falar sobre a complexidade e a necessidade de um olhar refinado sobre as features SaaS de um produto a partir de mรฉtricas especรญficas, explorando como elas podem oferecer insights valiosos e direcionar o desenvolvimento do produto de maneira mais eficaz.
Revelando os "Detratores Ocultos" e Priorizando Estrategicamente
Eventualmente, ao mergulharmos mais profundamente nessa anรกlise, encontramos uma abordagem mais granular e detalhada, que pode revelar o que chamamos de "detratores ocultos": clientes ou usuรกrios do produto que, apesar de nรฃo estarem afetando significativamente as mรฉtricas gerais do produto com apontamento de insatisfaรงรตes, podem se tornar um cancelamento ou desuso a longo prazo. Esses insights sรฃo vitais para uma gestรฃo eficaz do produto, onde o objetivo รฉ nรฃo apenas atender, mas exceder as expectativas dos usuรกrios.
Podemos construir assim uma anรกlise de roadmap e priorizaรงรฃo orientada por dados. Abordaremos um modelo de avaliaรงรฃo chamado TARS Framework e como ele pode ser utilizado para avaliar e priorizar as features do produto que ganharรฃo espaรงo na estratรฉgia do Gerente de Produto.ย Eventualmente, garantindo que cada feature contribua positivamente para a experiรชncia geral do usuรกrio e para o sucesso do produto no mercado.
Conteรบdo
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- Mรฉtricas de Produto x Mรฉtricas de Features
- Necessidade de Anรกlise Detalhada das Features
- Identificaรงรฃo dos Detratores Ocultos
- Medir desempenho de features: utilizando o TARS Framework
- Definiรงรฃo do Pรบblico-Alvo e Mensuraรงรฃo da Adoรงรฃo
- Avaliando a Retenรงรฃo dos Usuรกrios
- Customer Effort Score (CES)
- Priorizaรงรฃo de features no roadmap de produto
- Conclusรฃo
Mรฉtricas de Produto x Mรฉtricas de Features
Basear-se em mรฉtricas de produto para avaliar o desempenho de cada parte de um SaaS pode ser como dirigir um carro em uma estrada com neblina forte. Nรณs podemos enxergar um pouco a frente, se colocamos uma luz forte para tentar ver mais longe, a neblina ofusca um pouco mais de alguns metros a nossa frente.
Assim, para exemplificar, falaremos sobre o NPS - Net Promoter Score, que รฉ uma clรกssica mรฉtrica de produto. Se vocรช ainda nรฃo conhece esse indicador, eu convido vocรช a acessar esse artigo aqui.
Ao aplicar o NPS nos clientes, perguntamos para ele โQual a probabilidade de vocรช indicar o produto X a um amigo?โ. Ao responder essa pergunta, a informaรงรฃo que estรก sendo coletada รฉ percepรงรฃo do todo. Isso geralmente em um SaaS engloba uma percepรงรฃo completa do produto e do serviรงo, que pode incluir o suporte, a venda, a implantaรงรฃo ou uma consultoria, por exemplo. Desse modo, para um Gerente de Produto, essa composiรงรฃo na percepรงรฃo do cliente impacta na mรฉtrica para dizer pouco sobre a satisfaรงรฃo do cliente com cada parte do produto. Geralmente, no NPS irรฃo aparecer apenas as maiores insatisfaรงรตes de forma gritante, quando realmente o problema รฉ mais grave.
Necessidade de Anรกlise Detalhada das Features
Para uma apuraรงรฃo mais precisa do desempenho das features do produto, precisamos descer a nossa anรกlise para o nรญvel mais abaixo do produto. Isso significa coletar o feedback do cliente sobre cada parte da sua soluรงรฃo. Por exemplo, se estamos falando de uma soluรงรฃo para emissรฃo de Boletos, como a da Tecnospeed, estamos falando de um produto que possui vรกrias features, como, por exemplo: o registro do tรญtulo, a transmissรฃo dele ao banco, a impressรฃo em PDF e a rรฉgua notificaรงรตes de cobranรงa.ย
Por exemplo, supondo que o cliente esteja com a percepรงรฃo de que o desempenho da API de registro de tรญtulos รฉ ruim porque ele encontra alguns momentos pontuais de lentidรฃo, mas ele continua utilizando porque รฉ tolerรกvel e o suporte o tem atendido de forma muito satisfatรณria. Ele faz isso, porque naquele momento รฉ a รบnica alternativa disponรญvel para a sua empresa, e dificilmente ele irรก se lembrar desse detalhe na hora de responder o NPS. Ele muito provavelmente sรณ irรก expor a sua opiniรฃo sobre a API de registros se alguรฉm perguntรก-lo sobre ela.
Identificaรงรฃo dos Detratores Ocultos
Do mesmo modo, รฉ por esse motivo que as mรฉtricas de produto - como o NPS - podem esconder o que รฉ chamado no Gerenciamento de Produtos como os detratores ocultos. Sรฃo usuรกrios que possuem notas positivas ou neutras sobre a percepรงรฃo da soluรงรฃo no geral, mas que possuem pequenas insatisfaรงรตes e atritos na sua experiรชncia que nรฃo ficam visรญveis para a gestรฃo, porque sรฃo alguns detalhes ou continuam em um nรญvel de โnรฃo incomodar tanto assimโ na sua percepรงรฃo do todo.
Portanto, รฉ por isso que na hora de gerenciar e priorizar onde vamos alocar os esforรงos no trabalho com as features do produto, devemos descer o nรญvel de anรกlise para as partes do produto que compรตem a percepรงรฃo do cliente, de forma mais especรญfica. ร preciso olhar para o produto como um composto, de pequenas partes que constroem a experiรชncia do cliente.
Com essa separaรงรฃo, รฉ possรญvel avanรงar para o modelo do TARS Framework. Possibilitando de gerar mรฉtricas e indicadores de satisfaรงรฃo de forma segregada, para uma avaliaรงรฃo mais profunda da percepรงรฃo dos clientes com o produto.
Medir desempenho de features: utilizando o TARS Framework
Legenda: Analisar mรฉtricas de produto รฉ como dirigir em neblina. O NPS pode ocultar insatisfaรงรตes sutis. ร necessรกrio descer ao nรญvel das features para uma visรฃo mais clara da experiรชncia do cliente. TARS Framework oferece essa profundidade.. | Imagem: Freepik
O TARS Framework รฉ uma metodologia desenvolvida pela Reforge ร partir de aplicaรงรตes prรกticas de grandes empresas no Gerenciamento de Produto (empresas de tecnologia como Slack, Microsoft, Evenbrite, entre outras) para avaliar e priorizar features. A palavra TARS รฉ a abreviaรงรฃo dos termos Target (Pรบblico Alvo), Adoption (Adoรงรฃo), Retention (Retenรงรฃo) e Satisfaction (Satisfaรงรฃo). Traduzindo para um portuguรชs literal, ficaria Modelo PARS.
Abaixo, uma breve explicaรงรฃo do que significa cada um dos termos:
Target (Pรบblico Alvo): ร o pรบblico alvo, composto pelos usuรกrios ativos da feature que estamos avaliando ou que pretendemos lanรงar
Adoption (Adoรงรฃo): O percentual de usuรกrios do pรบblico alvo da feature, que iniciaram o uso da feature em algum momento ou em seu lanรงamento
Retention (Retenรงรฃo): ร o percentual dos usuรกrios que iniciaram o uso da feature, mas que se mantiveram utilizando ela por um longo perรญodo e desenvolveram o hรกbito de utilizรก-la
Satisfaction (Satisfaรงรฃo): ร o percentual dos usuรกrios de retenรงรฃo daquela feature, que enxergam que a feature estรก dentro da sua expectativa, ou seja, que ficaram satisfeitos com ela
Assim, o TARS Framework se utiliza do composto de trรชs mรฉtricas (Adoรงรฃo, Retenรงรฃo e Satisfaรงรฃo) a partir do pรบblico alvo, para se certificar de que estamos fazendo uma anรกlise precisa e completa da experiรชncia do cliente. Quando utilizamos apenas uma delas, como a adoรงรฃo, por exemplo, isso pode significar pouco sobre o comportamento do usuรกrio. ร por isso que cada uma delas possui o seu papel dentro do framework e pode dizer muito sobre a percepรงรฃo dos clientes em relaรงรฃo ร experiรชncia que ele estรก tendo com aquela parte do Produto.
Legenda: O pรบblico alvo รฉ definido a partir dos usuรกrios ativos de uma feature. Define-se um nรบmero que representa a expectativa do Gerente de Produto em relaรงรฃo a quantos usuรกrios do produto irรฃo utilizar aquela feature a ser avaliada em especรญfico. | Imagem: TecnoSpeed
Definiรงรฃo do Pรบblico-Alvo e Mensuraรงรฃo da Adoรงรฃo
O pรบblico alvo รฉ definido a partir dos usuรกrios ativos de uma feature. Define-se um nรบmero que representa a expectativa do Gerente de Produto em relaรงรฃo a quantos usuรกrios do produto irรฃo utilizar aquela feature a ser avaliada em especรญfico. Com esse nรบmero, vamos mensurar a adoรงรฃo. Que representa quantos usuรกrios iniciaram uma feature. Pode ser um cadastro, uma criaรงรฃo e configuraรงรฃo, uma reproduรงรฃo.ย
Entรฃo, para ficar mais claro como trabalhar com o TARS Framewrk, vamos ao longo desse tรณpico utilizar um exemplo: podemos dizer que de uma base de 200 usuรกrios, 50 iniciaram o uso da feature. Nesse caso, a taxa de adoรงรฃo รฉ de 25%.
A adoรงรฃo de uma feature pode ser a abertura de um cadastro, uma reproduรงรฃo de um conteรบdo, a criaรงรฃo e configuraรงรฃo de um artefato. Por exemplo, na feature de canais compartilhados do Slack, o ato de criar um canal e enviar uma mensagem รฉ um indicador de adoรงรฃo.
Uma alta taxa de adoรงรฃo mostra o quanto vocรช conseguiu comunicar bem a proposta de valor da feature, porque o usuรกrio se interessou e se motivou a utilizรก-la. Ele gostou da ideia e aderiu, dando inรญcio a sua experiรชncia com aquela funcionalidade me especรญfico. Porรฉm, medir a adoรงรฃo nรฃo diz nada, alรฉm disso. Por isso, O prรณximo passo รฉ medir a retenรงรฃo.ย
Avaliando a Retenรงรฃo dos Usuรกrios
Legenda: Antes de medir a retenรงรฃo, precisamos entender quanto tempo levaria para o cliente criar um hรกbito de utilizar a feature. | Imagem: Freepik
Antes de medir a retenรงรฃo, precisamos entender quanto tempo levaria para o cliente criar um hรกbito de utilizar a feature: isso รฉ chamado de uso natural da feature, e mapeamos isso entendendo qual a periodicidade que o cliente deve usar aquela feature partindo do pressuposto que ele tem um hรกbito estabelecido corretamente de consumi-la.ย
Supondo que o cliente utilize essa feature semanalmente, nรณs podemos dizer que um cliente pode ser considerado retido se ele manteve o seu uso semanal durante 9 semanas ou mais. As 9 semanas รฉ a periodicidade de referรชncia da metodologia. Caso o uso seja mensal, poderรญamos estabelecer 9 meses, ou se for diรกrio, 9 dias.
No nosso exemplo, supomos que 25 clientes permaneceram utilizando a feature semanalmente apรณs 9 semanas. Isso significa que a taxa de retenรงรฃo foi de 50% dos usuรกrios que adotaram.
Dessa forma, as altas taxas de retenรงรฃo mostram que vocรช conseguiu com aquela feature resolver o problema do cliente, pois ela agregou valor a ponto de ele continuar utilizando. Porรฉm, isso nรฃo significa que aqueles usuรกrios ficaram satisfeitos com a experiรชncia que tiveram. Apรณs as 9 semanas, entรฃo, รฉ o momento de aplicarmos uma pesquisa de satisfaรงรฃo com os clientes retidos. Utilizamos para essa finalidade a mรฉtrica CES (Customer Effort Score). Porรฉm, utilizamos o que chamamos de CES adaptado.
Customer Effort Score (CES)
CES (tradicional)
De forma geral, quรฃo fรกcil foi resolver (problema) hoje?
A) Muito difรญcil
B) Difรญcil
C) Nem fรกcil, nem difรญcil
D) Fรกcil
E) Muito fรกcil
CES (Adaptado)
De forma geral, quรฃo fรกcil foi resolver (problema) apรณs usar (feature) hoje?
A) Muito mais difรญcil do que esperado
B) Mais difรญcil do que esperado
C) Dentro da expectativa
D) Mais Fรกcil do que esperado
E) Muito mais fรกcil do que esperado
As respostas A e B sรฃo insatisfaรงรตes, enquanto as C, D e E sรฃo clientes satisfeitos.
Portanto, seguindo no exemplo, supomos que dos 25 clientes retidos, apenas 5 responderam C, D ou E. Os 20 demais responderam entre A e B. Isso significa uma taxa de satisfaรงรฃo de apenas 20%.ย
Legenda: Uma alta taxa de satisfaรงรฃo demonstra que a feature atendeu as expectativas que o cliente tinha e como vocรช conseguiu solucionar o problema dele. | Imagem: Freepik
Uma alta taxa de satisfaรงรฃo demonstra que a feature atendeu as expectativas que o cliente tinha e como vocรช conseguiu solucionar o problema dele. Mas, no caso acima, a satisfaรงรฃo dos clientes foi baixa e valeria uma conversa com esses 20 clientes, para entender o que estรก abaixo de suas expectativas.ย
Quando alcanรงamos o indicador de Satisfaรงรฃo, chegamos ao resultado da aplicaรงรฃol do TARS Framewok.ย
Cada indicador encontrado pode servir de base para anรกlise do Gerente de Produto, porรฉm, o mais importante รฉ calcular a partir dos resultados um indicador chamado S/T Score. Que รฉ o percentual de usuรกrios alvo da feature (Target) estรฃo satisfeitos com a mesma. Nesse caso, o nosso S/T Score รฉ 5%.
S/T Score = Usuรกrios Satisfeitos / Usuรกrios Target
O indicador de S/T Score serรก utilizado para priorizaรงรฃo no roadmap do produto, que iremos tratar no prรณximo tรณpico.
Priorizaรงรฃo de features no roadmap de produto
Com o S/T Score em mรฃos, o prรณximo passo รฉ fazer uma avaliaรงรฃo das features para entender como estรก o composto de features do nosso produto e a percepรงรฃo do cliente. Para fazer isso, utiliza-se a Matriz de Features, que compara o S/T Score de uma feature com a sua importรขncia estratรฉgica para o produto.ย
Afinal, a Importรขncia Estratรฉgica รฉ alta quando a feature se encaixa em pelo menos uma das seguintes caracterรญsticas: o pรบblico alvo da feature รฉ muito grande no universo do produto, ou se em caso de um problema nela haveria grande impacto na experiรชncia do cliente com o produto. Caso ela se encaixe em um desses critรฉrios, ela รฉ considerada de importรขncia estratรฉgica Alta, caso contrรกrio รฉ Baixa.
Na matriz, as features sรฃo classificadas em 4 posiรงรตes:
Legenda: Matriz de Features, que compara o S/T Score de uma feature com a sua importรขncia estratรฉgica para o produto. | Imagem: TecnoSpeed
Overperforming Features
Sรฃo as funcionalidades que possuem uma alta satisfaรงรฃo dos clientes, mas que nรฃo possuem muita importรขncia estratรฉgica para o produto. Por ter essa baixa importรขncia, elas possuem um desempenho acima da expectativa, entรฃo sรณ olhamos para ela em caso de explorarmos novos pรบblicos que poderรฃo dar mais relevรขncia a ela.
Core Features
Sรฃo as features que te levaram atรฉ onde vocรช estรก agora. Elas tรชm alta relevรขncia estratรฉgica e os usuรกrios estรฃo satisfeitos com ela, possivelmente o motivo pelos quais os clientes permanecem utilizando o produto.ย
Features Core nรฃo precisam de atenรงรฃo no momento, mas elas podem ser utilizadas m casos de se expandir mercado.
Project Features
Sรฃo as features mais problemรกticas do seu produto. Mas, o nosso esforรงo maior nรฃo deve ser colocado nelas porque hรก baixa importรขncia estratรฉgica para o cliente. Essas features devem receber uma avaliaรงรฃo mais severa e estratรฉgica, com foco em transformar ou descontinuar.
Liability Features
Essas sรฃo as features que precisam ter a maior prioridade do Gerente de Produto, porque elas tรชm alta importรขncia estratรฉgica, mas a satisfaรงรฃo dos clientes com ela รฉ baixa. ร possรญvel que o cliente esteja utilizando insatisfeito, porque as alternativas disponรญveis no mercado nรฃo o agrada, a composiรงรฃo de valor รฉ maior, ou ele pode estar preso ao seu produto contra a sua vontade por um vendor lock in muito alto. O trabalho deve ser focado aqui, visando melhorar e otimizar para que elas se tornem Core Features.
Classificando as features com o S/T Score e a sua importรขncia estratรฉgica, chegamos a uma matriz e com isso, conseguimos priorizar o roadmap do produto. Primeiro, sempre trabalhando nas features que se encaixaram no quadrante Liability Features.ย
Portanto, devemos levar tambรฉm em consideraรงรฃo a estratรฉgia da empresa para a priorizaรงรฃo, porque podemos ter variรกveis de mercado que podem afetar o nosso produto. Alรฉm disso, nos dois quadrantes superiores encontram-se as features que podem apresentar oportunidades, acelerar novos pรบblicos e expandir o seu pรบblico alvo. Em um caso onde hรก forte pressรฃo por expansรฃo da base de clientes, priorizar esses quadrantes pode ser uma estratรฉgia a ser seguida pelo Gerente de Produto.
Conclusรฃo
O modelo apresentado cria uma forma de gerenciar features orientada por dados, onde o gerente de produtos pode priorizar seu roadmap com base em mรฉtricas mais precisas.ย
Logo, as mรฉtricas de features se diferem das mรฉtricas de produto fornecendo uma visรฃo mais especรญfica de cada parte do mesmo, utilizando-se de adoรงรฃo, retenรงรฃo e satisfaรงรฃo para identificar como cada parte do produto contribui para a experiรชncia geral do usuรกrio. A priorizaรงรฃo eficaz no roadmap do produto, fundamentada no S/T Score e na anรกlise de importรขncia estratรฉgica, รฉ a chave para a gestรฃo eficiente do roadmap e para garantir que cada feature desempenhe seu papel na construรงรฃo de um produto robusto e bem-sucedido.
Por fim, vale destacar que o processo de coletar e analisar mรฉtricas de features nรฃo sรฃo um projeto simples para quem ainda nรฃo aplica modelos de coleta de dados de produto e geralmente, tais frameworks de trabalho sรฃo implementados por equipes de Gerentes de Produto com Gerentes de Produtos Associados, que trabalham diariamente com coleta, organizaรงรฃo e anรกlise desses dados.
A Gestรฃo de Produto รฉ uma metodologia de trabalho que requer evoluรงรฃo contรญnua para que cada passo da empresa, aumente o nรญvel de maturidade da coleta e anรกlise de dados, possibilitando cada vez mais insights que permitam a tomada de decisรตes baseada em informaรงรตes inteligentes.