Saiba como o ciclo de vida do produto pode impulsionar as estratégias de marketing da sua software house e melhorar a aderência das suas soluções no mercado.
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Entender como gerir o Ciclo de Vida do Produto (CVP) pode ajudar sua empresa a fortalecer as estratégias de marketing e torná-las ainda mais eficazes.
No artigo a seguir, vamos entender o que é o conceito, como usá-lo para tomar melhores decisões na sua software house e ver exemplos de produtos que passaram pelas fases do CVP.
Conteúdo
MostrarOcultar- Saiba como o ciclo de vida do produto pode impulsionar as estratégias de marketing da sua software house e melhorar a aderência das suas soluções no mercado.
- O que é Ciclo de Vida do Produto - CVP?
- A importância do Ciclo de Vida do Produto
- 5 Fases do Ciclo de Vida do Produto
- Exemplos de Ciclo de Vida do Produto
- Vantagens de acompanhar o CVP
O que é Ciclo de Vida do Produto - CVP?
Ciclo de Vida do Produto é o período de tempo entre a criação de um produto e a sua eventual retirada do mercado.
Existem cinco estágios no ciclo de vida de um produto:
- Desenvolvimento;
- Introdução;
- Crescimento;
- Maturidade;
- E declínio.
No caso de softwares, por exemplo, a ideia é usada por profissionais para decidir se aumentam a publicidade, baixam preços, entram em novos mercados ou desenvolvem novas funcionalidades.
Gerenciar o Ciclo de Vida do Produto, portanto, é o processo de planejar como apoiar e sustentar a solução de forma consistente.
Como surgiu o termo CVP?
O conceito foi desenvolvido pelo economista alemão Theodore Levitt, que publicou sobre o modelo de Ciclo de Vida do Produto na Harvard Business Review em 1965. Até hoje, ainda usamos o modelo proposto por ele.
A importância do Ciclo de Vida do Produto
Embora a demanda do mercado possa influenciar o giro de estoque e o preço do produto, uma boa estratégia de marketing ajuda a aproveitar as tendências e vender um produto.
Nesse sentido, o melhor a se fazer é unir a estratégia de estoque às boas práticas de marketing, gerenciando o Ciclo de Vida do Produto de forma eficaz. O CVP, portanto, define e determina as estratégias relacionadas a um determinado produto.
No geral, o modelo funciona como uma ferramenta para:
- Previsão de vendas;
- Planejamento de estratégia;
- Controle de perdas;
- E estimativa de lucros.
5 Fases do Ciclo de Vida do Produto
Os estágios do CVP analisam o que acontece com um produto desde a sua concepção. Vamos entender:
1. Desenvolvimento
A fase de desenvolvimento de um produto é o momento em que os conceitos de sua criação surgem, são colocados no papel e analisados, antes mesmo de se tornarem realidade.
Em software, normalmente esta fase vem acompanhada de um MVP - o Mínimo Produto Viável. Com um MVP em mãos, é possível reconhecer as qualidades, funcionalidades e objetivos da solução.
Em seguida, tendo protótipos mais robustos em mãos, é hora de testá-los novamente e identificar possíveis defeitos da solução antes de soltá-la no mercado.
Geralmente, ações comerciais não são necessárias durante a fase de desenvolvimento do Ciclo de Vida do Produto. No entanto, a empresa pode desenvolver campanhas que chamem a atenção e despertem o interesse de possíveis compradores em um novo software antes mesmo de seu lançamento.
2. Introdução
Após o lançamento, é hora da fase de introdução do ciclo de vida. Sua equipe de marketing estará focada em aumentar o reconhecimento do produto no mercado e atingir as pessoas certas.
Dependendo da complexidade do seu produto, da concorrência e de quão inovador ele é, você pode gastar mais tempo do que o esperado nesta fase. A boa notícia é que, se sua estratégia de marketing for boa o suficiente, você passará para o próximo estágio: o de crescimento.
3. Crescimento
Neste ponto do ciclo de vida, os consumidores já conhecem o seu produto e estão utilizando-o. A demanda e os lucros estão crescendo e a concorrência está tentando chegar onde você está.
Nesse estágio, o marketing tem a missão de estabelecer a presença da marca. Ou seja, mostrar aos clientes porque eles devem escolher você e não outras software houses.
À medida que sua empresa cresce, você pode adicionar novos recursos ao seu produto, melhorar os serviços de suporte e abrir novos canais de distribuição.
4. Maturidade
Quando as vendas começam a estabilizar, você está entrando no estágio de maturidade. Aqui, é possível que sua empresa tenha que reduzir os preços para se manter competitiva.
Suas campanhas de marketing ainda se concentram na diferenciação, destacando os recursos superiores que o seu produto tem. Durante esta fase, os custos de produção diminuem e as vendas são estáveis.
É tentador sentar e aproveitar as vendas constantes, mas atente-se: continue fazendo melhorias em seu software e informe isso aos seus consumidores.
Isso porque, nesse ponto, pode ocorrer a saturação do mercado. Ou seja, embora muitos consumidores estejam usando o produto, há muitos concorrentes.
A única maneira de sair desse dilema é focar em seus pontos fortes – seus diferenciais, preço e atendimento ao cliente – para se tornar a marca preferida dos clientes. Caso contrário, você entrará na fase de declínio.
5. Declínio
Se sua marca não for a favorita do mercado, você começará a experimentar o último estágio, com as vendas diminuindo pouco a pouco. Aqui, existe mais concorrência e ela está conseguindo conquistar boas fatias de mercado.
O declínio da sua solução pode estar relacionado a:
- Muita concorrência de produtos com características parecidas;
- Produto obsoleto ou substituído;
- Perda de interesse do cliente;
- Ou imagem de marca danificada.
Quando uma empresa se vê na fase de declínio, a organização pode decidir por descontinuar o produto, vender a empresa ou inovar a solução existente.
Nesse período, seu marketing pode tentar fomentar a nostalgia ou a superioridade de seu produto para tentar estender o ciclo de vida.
Exemplos de Ciclo de Vida do Produto
Muitas marcas que eram ícones de mercado diminuíram e morreram. Aliás, a indústria de entretenimento e de tecnologia está repleta de exemplos sobre as fases do Ciclo de Vida do Produto. Acompanhe:
Videocassetes, DVDs e streamings
Hoje, os videocassetes não existem nas prateleiras. Os DVDs também passaram pela fase de declínio e, agora, os streamings já podem estar na fase de maturidade, com vários concorrentes surgindo – quem aí também assina Netflix, Prime Video, HBO, Star+, Disney+ e várias outras plataformas de streaming?
Jogos da Nintendo
A Nintendo é um bom exemplo de empresa que gerencia bem o ciclo de vida de seu produto. Ainda é possível comprar jogos da Nintendo lançados na década de 1980, porque eles são continuamente atualizados com a tecnologia mais recente. Na última década, inclusive, a Nintendo lançou um modelo de assinatura no Nintendo Switch para atender às novas tendências do consumidor.
iPhones
Produtos estabelecidos como os iPhones da Apple também são exemplos de um bom gerenciamento do CVP. A solução é constantemente atualizada para dar uma sensação de frescor aos consumidores, superando a concorrência e adiando a transição para a fase de declínio.
Vantagens de acompanhar o CVP
O Ciclo de Vida do Produto tende a ter um impacto positivo no crescimento econômico da empresa, pois promove a inovação e desestimula o suporte a soluções obsoletas.
À medida que os produtos passam pelos estágios do CVP, as empresas que usam e entendem o modelo, podem perceber a necessidade de tornar seus produtos mais eficazes, seguros, eficientes, rápidos, baratos ou adequados às necessidades do cliente.
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