Saiba como produzir conteúdo em vídeo para a sua software house, de maneira autêntica e relevante. Coloque já nossas dicas em prática!
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No mundo multimídia em que vivemos, o conteúdo em vídeo se tornou praticamente indispensável. Principalmente para empresas de tecnologia, que trabalham com soluções que precisam de detalhes para que os consumidores entendam os recursos oferecidos.
Mas o que torna o vídeo tão importante para atrair mais pessoas para a sua software house? Além da acessibilidade e engajamento, existem outros fatores envolvidos. Vamos entender a seguir!
Marketing de Conteúdo em vídeo
Dê uma olhada em qualquer plataforma de mídia social e você encontrará marcas globais, pequenas empresas e influenciadores de todos os nichos competindo por sua atenção em um vídeo. Nesse cenário, é fácil perceber que o formato se tornou um dos mais importantes no marketing de conteúdo.
De fato, segundo uma pesquisa publicada pelo Hubspot, 85% das empresas usam o vídeo como ferramenta de marketing, com 92% dos profissionais da área concordando que esse tipo de conteúdo é parte fundamental de suas estratégias.
Quais são os benefícios do conteúdo em vídeo?
Quando entramos no Instagram, TikTok, YouTube e até mesmo em sites de produtos, encontramos produções em vídeo. Agora, especificamente, muitas delas são voltadas para gerações mais jovens, mas suas vantagens se estendem para quase todos os públicos. Vejamos por quê:
Aumenta a acessibilidade
Com vídeos, é possível combinar imagens, texto, música e outros recursos para contar a história que você deseja. Além de facilitar a eliminação de jargões e outros desafios da comunicação, o formato também possibilita a adição de legendas automáticas e audiodescrições – recursos que ampliam a acessibilidade do seu conteúdo.
Atinge novos públicos
As últimas tendências de marketing já nos mostram que a hora de apostar na Geração Z é agora. De acordo com a Forbes, eles representam 40% de todos os consumidores, e não são influenciados por canais tradicionais como outdoors ou TVs.
Para eles, o conteúdo em vídeo é o que há. Seja por meio do TikTok ou outra rede social, os jovens consumidores investem boa parte de seu tempo assistindo a vídeos online. Ou seja: produzir vídeos para a sua marca é uma oportunidade de conquistar um público que se mostrou difícil de agradar até então.
Ajuda a transmitir confiança e autenticidade
Produzir, editar e compartilhar conteúdo em vídeo nas redes sociais está mais fácil do que nunca. Todo mundo está fazendo isso: seus irmãos, seus filhos e quem sabe até mesmo seus pais. Fazer conteúdos de destaque neste universo acaba sendo mais complexo, mas o fato também oferece grandes benefícios – como a autenticidade e a construção de confiança.
Com o conteúdo em vídeo, sua empresa de tecnologia pode mostrar aos clientes exatamente quem é, o que representa, reformular narrativas ou se reposicionar como marca.
Por que utilizar conteúdos em vídeos para empresas de TI?
Depois de tudo que falamos, não há dúvida: o conteúdo em vídeo veio para ficar. Como vimos, soluções de tecnologia costumam ser robustas, com diversos recursos e ferramentas que facilitam a vida das pessoas, mas que também precisam de demonstração para serem utilizadas. Com os vídeos, sua software house:
- Demonstra soluções complexas em pílulas curtas de conteúdo;
- Engaja o público com a personalidade da sua marca;
- Cria vínculos entre os consumidores e a sua empresa tech;
- E desvenda jargões e complicações que a solução possa ter.
Por isso, se você deseja levar seu negócio de tecnologia para o próximo nível, comece a pensar em maneiras criativas de tornar os vídeos um pilar importante de sua estratégia de marketing.
Como montar uma estratégia de conteúdos em vídeo para empresas de TI?
Agora que você já sabe porque sua empresa de TI precisa apostar em vídeos, vamos entender como colocar o plano em prática!
Reaproveite seus melhores conteúdos
A melhor forma de começar a criar vídeos é reaproveitando conteúdos já existentes, como aqueles disponíveis em seu blog.
Analise o tráfego das postagens do seu site e priorize aquelas que tiverem mais volume. Para o formato de vídeo, lembre-se de adicionar o tom de voz da sua marca e uma pessoa autêntica, que não só lê o que está escrito no teleprompter, como também oferece seus próprios comentários e fala com naturalidade.
Organize eventos ao vivo
Se você quer começar agora a movimentar seus canais com vídeos, organize webinars. Esse tipo de evento dá chance aos seguidores de conhecer a empresa e as pessoas nos bastidores.
Além de criar envolvimento e compartilhar conteúdos úteis, é também uma oportunidade de colocar a proposta de valor da sua software house em destaque.
Depois do evento, você ainda pode utilizar cortes da gravação para continuar propagando conteúdos nesse formato nas redes sociais.
Planeje conteúdos com base no feedback dos clientes
Após postar alguns vídeos em seus canais, já será possível ter uma ideia de quais estão performando melhor ou não.
Analise o porquê do sucesso ou insucesso de cada vídeo, e peça feedback da audiência. Seja por meio de comentários, e-mail ou mensagens diretas, incentive as pessoas a falarem o que elas esperam de você e como você pode ajudá-las.
Assim, seus conteúdos em vídeo ficarão cada vez melhores e trarão mais e mais resultados!
Quer descobrir mais dicas práticas para alavancar o marketing e as vendas do seu negócio em tecnologia? Continue navegando pelo nosso blog!
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