O Metaverso será um novo mundo que representará grandes inovações e certamente este será um novo canal de marketing repleto de oportunidades a ser explorado. Este artigo é uma análise e reflexão de como poderá acontecer o marketing dentro desse novo universo digital.
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O mundo todo vem se transformando com uma velocidade impressionante nas últimas décadas em relação aos recursos digitais, e os meios computacionais têm penetrado cada vez mais em vários nichos de mercado.
Independente do ramo em que um profissional atua, é praticamente impossível que a tecnologia não seja um elemento fundamental e facilitador.
Neste contexto de constante evolução, um dos setores mais impactados com a praticidade e possibilidades que as ferramentas eletrônicas disponibilizam, foi justamente as ações de vendas e divulgação que, por incorporar tão profundamente as soluções vindas da tecnologia, se ramificou e deu origem a um novo conceito: o Marketing Digital.
As mídias sociais se tornaram um poderoso canal de distribuição de conteúdo e de interação entre os clientes e as marcas. Os profissionais de marketing mantém seu perfil flexível e aberto a novas possibilidades, se adaptando e usufruindo desta realidade, onde os meios de comunicação offline nem sempre permanecem como a melhor opção para todos os negócios.
Ferramentas como os ADS de cada plataforma permitem segmentar campanhas e atingir públicos-alvo de uma forma muito mais precisa. Este é um recurso que garante um investimento muito mais inteligente no momento em que os gestores precisam se valer do marketing digital para divulgar as suas organizações, serviços e produtos.
O Metaverso vem para criar um panorama de como as pessoas vão interagir entre si de maneira virtual, e como vão se relacionar com as suas empresas prediletas, gerando novos vínculos e novas formas de como informar e divulgar os negócios.
O assunto da vez
Certamente quem lida com tecnologia já deve ter ouvido falar do termo Metaverso em alguma ocasião. Ele chega aos nossos ouvidos como um recurso que é cercado de muitas promessas e que já vem envolvendo grandes empresas globais.
Portanto, as expectativas e projeções são imensas, criando muitas teorias sobre como este novo conceito tecnológico poderá ser explorado.
Muitas tecnologias de ponta estão envolvidas com o projeto do Metaverso, mas certamente as tecnologias de realidade virtual e realidade mista serão dois focos fundamentais para que este novo mundo tenha impacto relevante nas interações com as pessoas através deste novo canal.
O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg é o maior entusiasta da plataforma, ele já vem se pronunciando diversas vezes sobre como a experiência dentro deste novo universo será milhares de vezes mais imersiva do que a que já temos dentro das atuais redes sociais.
Por conta do Metaverso estar diretamente ligado à credibilidade da marca Meta, a qual reúne plataformas mundiais como o Facebook, Instagram e WhatsApp, todo o mercado volta a sua atenção para a novidade que promete um envolvimento internacional.
Ainda existe muito mistério acerca desta nova tecnologia, mas a cada pronunciamento sobre alguma proposta para o Metaverso, as empresas conseguem prever oportunidades de explorar algum espaço para divulgação e campanhas de marketing nesse contexto digital.
Mas o que é o Metaverso?
Bem, ele é um conceito muito abrangente, porém, vamos tentar sintetizá-lo da seguinte forma: O Metaverso é uma nova tecnologia que tem a proposta de unir, no mesmo lugar, elementos do mundo físico e do digital coexistindo e em tempo real.
Se aprofundarmos um pouco mais, o Metaverso pode ser entendido como uma plataforma eletrônica de interação entre pessoas em um espaço digital, que pode replicar e conter elementos do mundo físico, interagindo virtualmente com outros objetos do mundo virtual.
Desta forma, é muito fácil de se imaginar que os conceitos de realidade virtual e realidade aumentada aprimorados e combinados vão proporcionar uma experiência nova e imersiva para todos os usuários que se fizerem presentes nesse novo mundo.
As possibilidades dessa tecnologia são imensas, já que neste universo, os usuários poderão fazer várias coisas que já realizam atualmente na internet, porém, de uma forma totalmente nova e moderna, e com uma experiência muito mais densa e envolvente.
Reuniões virtuais, compras digitais e jogos online, serão acrescidos de vários elementos possíveis, apenas com o advento do Metaverso. Com todas essas novidades, uma espécie de nova economia digital vem surgindo, movimentando milhões de dólares em transações, como as criptomoedas, as quais devem ser geradas milhares de micro transações neste ambiente a cada dia.
Outros elementos que vão aquecer este mercado são a comercialização de itens de NFTs (NON-FUNGIBLE TOKEN), ou seja, token não fungível. Trata-se de uma tecnologia que garante a autenticidade de um item digital, o que o transforma em um ativo eletrônico que pode ser comercializado na rede.
Atualmente os NFTs já são amplamente comercializados na internet e já movimentam milhares de dólares, como o NFT da obra The Merge, avaliado hoje em mais de 91 milhões de dólares americanos.
Com a criação deste novo mundo virtual, é de se imaginar a possibilidade de NFTs que vão movimentar este novo mercado digital, seja na aquisição de itens e cosméticos para o seu avatar, até a compra de um espaço digital, ou de um imóvel dentro do Metaverso.
As criptomoedas irão atender as demandas deste novo mercado financeiro, gerando novas possibilidades de negócios, novos produtos e novas profissões neste novo mundo.
As pessoas serão elementos importantes neste novo ambiente de convivência digital, e o nível de interação entre elas e os meios físicos em um ambiente eletrônico será algo nunca experimentado antes, o que deve atrair muitas marcas para explorar este novo canal através do marketing.
O marketing nos ambientes digitais
Como mencionamos no início deste artigo, as ferramentas de marketing evoluíram muito nos últimos anos, isto foi fruto principalmente da evolução da internet e da tecnologia como um todo, sem falar do comportamento do consumidor de produtos e serviços, que também foi modificado e traz hoje hábitos de compra bem específicos, com maiores interesses também em “consumos digitais”.
O mundo moderno dos negócios não poderia mais comportar estratégias de marketing que incorporassem apenas mídias analógicas ou extensivas. As empresas migraram aos canais tecnológicos onde o consumidor está inserido. Por isso, o foco das campanhas publicitárias precisaram criar soluções para desfrutar melhor das oportunidades provenientes dos ambientes virtuais.
As redes sociais, a exemplo disso, deixaram de ser apenas um espaço para divulgação de cunho pessoal, para se tornar um canal poderoso de publicidade, onde cada plataforma vem implementando ferramentas cada vez mais profissionais para se realizar um marketing eficaz.
A maior parte das mídias sociais têm os seus próprios ADS, que são utilizados para imprimir, impulsionar e segmentar as campanhas dentro da rede, fazendo com que os canais digitais de publicidade se tornem a maior tendência da atualidade no mundo da propaganda.
Como será que vai acontecer o marketing no Metaverso?
Você deve ter percebido como marketing digital é uma tendência cada vez mais presente no dia a dia das ações publicitárias das organizações, não só pelos pontos que ilustramos, mas pelo fato de que os seus clientes estão no ambiente eletrônico, por isso, a sua marca também precisa estar lá.
Assim, possivelmente, também será no Metaverso. Nele, um dos recursos que devem ser mais explorados será a tecnologia da realidade aumentada. Uma possibilidade é que, com o uso de óculos especiais de realidade virtual, as empresas poderão utilizar ações como visualização e experiências em usabilidade de produtos, dentro do metaverso.
Ou seja, os usuários poderão “degustar” a experiência com determinados produtos no ambiente virtual, experimentando cores e modelos em seus avatares antes de comprarem determinado item.
Como já acontece em alguns ambientes virtuais, o Metaverso será um segundo mundo onde muitos usuários vão criar interações e viver boa parte do seu tempo dentro dele, digitalmente. Por isso mesmo, o comércio de terrenos, casas e mobiliário será um dos pontos fortes deste novo universo e já está em andamento.
Novas estratégias de marketing devem levar em consideração todas as possibilidades de “imprimir” a marca das suas empresas nestes itens que vão compor as vidas dos usuários nestes ambientes digitais.
Os próprios NFTs são recursos digitais que já estão à venda, negociando os mais diversos tipos de ativos existentes, dos mais simples, aos mais caros e icônicos, como a “NFT do macaco entediado”, comprada por Neymar, avaliada em 350 ETH (Ethereum), equivalente a US$ 1,1 milhão, pensando na cotação da época (fevereiro de 2021).
Cada NFT tem sua própria combinação de características: cores, roupas e acessórios. E claro, além dos direitos comerciais do personagem, por exemplo, Neymar tem acesso exclusivo a eventos, tanto físicos quanto digitais, por ser o proprietário do token.
Dessa maneira, o marketing e vendas no metaverso já acontecem, mas de maneira ainda um pouco inacessível e não muito popular; ainda temos poucas ideias do que está por vir e daquilo que funcionará na prática, principalmente quanto à aplicabilidade ADS.
E os avatares das marcas?
Uma estratégia de sucesso que muitas organizações vêm experimentando nos ambientes digitais é o uso de avatares em suas marcas. Este recurso aproxima a empresa dos seus consumidores, humanizando as marcas e dando mais personalidade para elas.
Um dos grandes exemplos positivos desta estratégia é o avatar da Magalu, que ao utilizar o seu avatar em suas peças publicitárias atraiu mais simpatia dos usuários da rede, além de ter ganhado de fato um rosto para caracterizar o atendimento e identidade da marca. Agora a marca Magazine Luiza se comunica com os seus consumidores em um tom descontraído e muito mais pessoal.
O avatar tornou-se presente em praticamente qualquer ação de marketing da marca, tornando-se inclusive uma consultora digital através dos reviews dos produtos em forma de vídeos no qual a própria Magalu interage com os seus consumidores.
O que é o avatar no marketing digital?
Ele é a personificação da imagem que uma marca deseja passar para os seus clientes. Os avatares são ferramentas que encurtam a distância entre as marcas e os seus clientes, criando um novo canal de comunicação com mais personalidade e empatia em suas relações.
A Nat da Natura, a Moça, do Leite Moça e o Baianinho das Casas Bahia, são exemplos de como esta é uma estratégia que pode dar bons resultados ao serem inseridos no metaverso, já que vêm apresentando bons resultados no digital fora dele.
Eles estarão cada vez em maior evidência, principalmente entre o público mais jovem, adentrando à normalidade da nova geração, que aproveitará o metaverso muito mais do que nós em um futuro próximo.
E já visualizando as experiências que o próprio Metaverso irá proporcionar, é interessante a reflexão do avatar como nova estratégia de marketing que as marcas estão se antecipando em utilizar e, quem sabe, mais marcas criem os seus avatares para adentrar no novo universo digital.
Outras estratégias de marketing no Metaverso
Ainda falando de Metaverso, várias marcas já prometem experiências únicas dentro do novo mundo virtual. Gigantes como a Disney vem firmando parcerias com várias startups para se preparar para o lançamento dos seus serviços no novo canal, em 2022, um dos seus vice-diretores anunciou que dobraria os esforços para a presença da Disney na plataforma. Sensacional, não?
Outras estratégias como a doação de camisas e outros itens eletrônicos com a marca da empresa vêm sendo apontadas como tendências deste novo mercado-metaverso.
A inclusão de “painéis digitais e outdoors” dentro do Metaverso já é uma das grandes promessas de divulgação para as marcas, a implantação de escolas e vendas de outros tipos de NFTs são recursos a serem explorados para alcançar ainda mais o seu público dentro do mundo virtual.
Estamos ansiosos para descobrir as múltiplas possibilidades de ações de marketing digital que ainda irão surgir de acordo com o crescimento do Metaverso, onde empresas de todos os nichos voltam seus olhares com o sentido de inovação e de que maneira poderão continuar competitivas também nessa nova realidade.
E você, quais mais possibilidades de marketing digital você enxerga estar pronta para o metaverso? Converse conosco aqui pelos comentários 🙂
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