Toda legenda precisa de uma boa redaรงรฃo, รฉ aรญ que as tรฉcnicas de copywriting fazem toda a diferenรงa. Vamos entender mais sobre o assunto neste artigo!
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A humanizaรงรฃo nas estratรฉgias de marketing jรก vinha ganhando forรงa nos รบltimos anos, mas especialmente em razรฃo da pandemia da Covid-19, essa humanizaรงรฃo do marketing deixou de ser questรฃo de escolha para se tornar uma necessidade em qualquer negรณcio. Estabelecer interaรงรตes que demonstram empatia e aproximam sua marca do pรบblico podem ser o seu diferencial.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo portal Retail Dive, 70% dos consumidores priorizam uma interaรงรฃo humana ao invรฉs de robรณtica. Alรฉm disso, ainda segundo o estudo, 61% dos clientes relatam que receber um atendimento personalizado, seja por e-mail, chat ou mรญdias sociais รฉ fundamental para eles. Para alcanรงar esse desejo do pรบblico, รฉ preciso investir no Marketing Humanizado para sua Software House. Continue lendo este artigo e saiba como!
O que รฉ Marketing Humanizado?
Antes de irmos direto ao conceito de Marketing Humanizado, vamos primeiro te fazer uma pergunta: jรก aconteceu de vocรช pedir uma comida por delivery e te entregarem junto com um recadinho personalizado com dizeres carinhosos, como um agradecimento por ter escolhido aquele restaurante? Se a sua resposta foi sim, temos certeza que esse simples gesto fez vocรช se sentir super especial, nรฃo รฉ mesmo?
Esse รฉ o objetivo do Marketing Humanizado. Aรงรตes nรฃo robotizadas que ajudam a criar um vรญnculo entre o cliente e a empresa. Trata-se de uma abordagem de comunicaรงรฃo que procura criar conexรตes humanas, ter empatia pelo cliente (ou potencial cliente) e apostar em relacionamento.
O Marketing Humanizado รฉ uma estratรฉgia focada no aspecto humano e suas necessidades, na realidade do mercado e valoriza, especialmente, o mundo que รฉ feito de pessoas, por pessoas e para pessoas. Essa tendรชncia estรก ligada ร vontade dos consumidores de se sentirem identificados com as marcas. Dentro da sua Software House, vocรช pode investir no Marketing Humanizado em um e-mail marketing que te aproxime do cliente ou um conteรบdo interativo que permita entender melhor as dores e demandas do seu pรบblico-alvo, por exemplo.
Vale ressaltar que o Marketing Humanizado se estrutura em trรชs pilares bรกsicos: empatia, รฉtica e emoรงรฃo. Sendo assim, รฉ de suma importรขncia que exista uma mudanรงa interna de cultura na sua Software House e o cliente se torne o centro da estratรฉgia.
6 dicas para implementar o Marketing Humanizado na sua Software House
Agora vocรช deve estar pensando โOk, jรก entendi o conceito e na teoria parece tudo perfeito, mas รฉ impossรญvel tratar cada cliente de forma personalizada diante de tantas demandas das equipesโ. Nem tenho bola de cristal, mas acho que acertei o que estรก passando na sua cabeรงa, nรฃo รฉ mesmo? Mas pode relaxar, porque mais do que a explicaรงรฃo do conceito de Marketing Humanizado, aqui vocรช vai conferir 6 prรกticas para conquistar e fidelizar clientes por meio dessa estratรฉgia!
Estabeleรงa e conheรงa a sua persona
Para criar conteรบdos que atendam ร s reais necessidades e interesses do seu pรบblico รฉ preciso captar a realidade dele. Isso deve ser feito atravรฉs da definiรงรฃo da persona da sua Software House, que nada mais รฉ do que a representaรงรฃo do seu cliente ideal, com quem vocรช quer conversar e estreitar o relacionamento. Estabelecer o perfil da persona, as dores e necessidades, alรฉm da forma como ela se comunica รฉ imprescindรญvel para desenvolver o Marketing Humanizado.
Para conseguir decifrar a sua persona, รฉ preciso estimular os seus clientes (ou potencial cliente) a se cadastrarem no seu site ou landing page. Dessa forma, vocรช terรก acesso a dados que deseja, como gรชnero, nome, idade, e-mail ou qualquer outro que vocรช julgar รบtil para a sua estratรฉgia de segmentaรงรฃo. ร vรกlido apostar ainda em anรกlises dos perfis dos visitantes do seu site e, atรฉ mesmo, entrevistar clientes fiรฉis ร sua marca (uma dica รฉ enviar questionรกrios para a sua base de e-mails).
Focar na sua persona garante que as chances de retorno sejam maiores. Isso porque, todos os seus esforรงos serรฃo voltados para quem realmente se identifica com a sua Software House. O seu time nรฃo vai perder tempo e/ou verba tentando conquistar pessoas que dificilmente se tornarรฃo seus clientes.
Invista em storytelling
Legenda: Contar histรณrias ajuda a envolver pessoas e se conectar com as emoรงรตes delas. | Imagem: Pexels
Desde crianรงa, ouvimos histรณrias contadas pelos nossos pais, avรณs, professores e atรฉ hoje depois de um longo dia de estudo e trabalho, mergulhamos em narrativas de filmes, sรฉries e novelas para relaxarโฆ รฉ inegรกvel que as histรณrias estรฃo na essรชncia do ser humano. Contar histรณrias ajuda a envolver pessoas e se conectar com as emoรงรตes delas. ร por isso que o storytelling รฉ um dos mรฉtodos mais eficientes do Marketing Humanizado.ย
Storytelling รฉ a arte de contar histรณrias com narrativas envolventes, geralmente utilizando recursos audiovisuais, verbais, textuais, etc. Na produรงรฃo de um storytelling, a descriรงรฃo de histรณrias tende a engajar as pessoas, despertar sua atenรงรฃo e mexer com suas emoรงรตes. O intuito dessa estratรฉgia รฉ promover o seu negรณcio e vender o seu produto/serviรงo de forma discreta e indireta.
Exemplos de como vocรช pode investir no storytelling dentro da sua Software House:
- Gravar vรญdeos mostrando como รฉ o dia a dia da organizaรงรฃo;
- Entrevistar colaboradores;
- Contar a trajetรณria da empresa;
- Fazer postagens explicando algum processo do seu produto ou serviรงo.
Converse com o seu pรบblico
Um grande diferencial para sua Software House dentro do Marketing Humanizado รฉ manter uma relaรงรฃo prรณxima com seu pรบblico, conversando com ele. As pessoas querem ser ouvidas e se vocรช fizer isso, elas vรฃo se sentir muito mais conectadas com a sua marca. Prova disso รฉ a pesquisa da Sprout Social, que revela que, para um usuรกrio, curtir ou responder รฉ a principal forma de unir marcas e consumidores nas redes sociais. Portanto, responda comentรกrios e mensagens, curta as publicaรงรตes dos usuรกrios, republique os posts dos clientes. Mantenha-os sempre prรณximos!
Alรฉm disso, mais do que interagir com seu pรบblico, รฉ interessante utilizar uma linguagem conversacional nos seus conteรบdos, como se estivesse falando diretamente com os leitores do seu blog ou seguidores nas redes sociais. Defina uma forma de comunicaรงรฃo que faรงa as pessoas se identificarem e se sentirem ร vontade com a sua marca, como se estivessem falando com um amigo.
Mostre as pessoas que estรฃo por trรกs da sua marca
Legenda: Nada melhor do que mostrar aos seus clientes que ela รฉ feita por pessoas. | Imagem: Freepik
Para humanizar sua Software House, nada melhor do que mostrar aos seus clientes que ela รฉ feita por pessoas. Isso porque, eles entendem que, na verdade, estรฃo se relacionando com outras pessoas. Mas afinal, como vocรช pode fazer isso?
Um exemplo รฉ convidar os colaboradores a gravarem vรญdeos para serem postados nos stories do Instagram ou algo ainda mais simples para quem tem vergonha de cรขmera: utilizรก-los como especialistas em artigos do blog.
Hรก, ainda, uma tendรชncia denominada employee advocacy, em que os prรณprios funcionรกrios podem criar conteรบdos em seus perfis como defensores da marca nas redes sociais. De acordo com uma pesquisa da Sprout Social, 72% das pessoas se sentem mais conectadas com uma marca cujos colaboradores compartilham conteรบdo nas redes sociais. Elas gostam de conhecer esses colaboradores, saber que existem pessoas reais por trรกs dos conteรบdos e confiam mais nelas do que nas prรณprias marcas.
ร necessรกrio ressaltar tambรฉm que as pessoas que acompanham a sua marca nรฃo querem saber apenas do seu produto, das suas ofertas e promoรงรตes, elas almejam tambรฉm participar do universo da sua Software House. Uma dica รฉ vocรช combinar publicaรงรตes comerciais com conteรบdos humanizados usando o princรญpio 80/20:
- 20% dos conteรบdos devem falar sobre produtos, ofertas e promoรงรตes;
- 80% dos conteรบdos devem abordar assuntos relacionados ao universo da marca, como dicas, explicaรงรตes conceituais, dados de pesquisasโฆ
Crie uma comunidade com seus clientes
Jรก ficou perceptรญvel atรฉ aqui que se a sua Software House interagir de forma mais prรณxima com os clientes, ela conseguirรก entender melhor suas dรบvidas, angรบstias, necessidades e comportamentos e, desse modo, desenvolver conteรบdos mais direcionados para a persona e, consequentemente, mais humanizados.
E, uma outra forma, de atingir esse propรณsito รฉ criar uma comunidade com os seus clientes. Seja atravรฉs de grupos nas redes sociais, eventos online ou por meio da criaรงรฃo de uma รกrea exclusiva para membros no site. O importante รฉ que, nesses ambientes, vocรช ofereรงa conteรบdos exclusivos, que se comunicam diretamente com essas pessoas e humanizam ainda mais a relaรงรฃo com a marca.
Posicione-se como empresa
Legenda: Desde o Marketing 3.0, os consumidores querem que as marcas tenham posicionamento. | Imagem: Pexels
Desde o Marketing 3.0, os consumidores querem que as marcas tenham posicionamento. Isso quer dizer que sua Software House deve expor gostos e interesses prรณprios, defender causas e pautas importantes e assumir compromissos. Quando uma marca expressa os valores que sรฃo seus pilares, se torna mais humana e as pessoas se identificam com o que a marca defende, por exemplo.
Nos conteรบdos humanizados, esses valores podem aparecer de forma implรญcita nas histรณrias que a marca conta, na linguagem que utiliza e nos assuntos que aborda.
Conclusรฃo
Viu como รฉ simples investir no Marketing Humanizado? Nรฃo tem mistรฉrio, vocรช sรณ precisa adotar algumas prรกticas para despertar a essรชncia das pessoas.ย
Caso tenha gostado de se atualizar com essa tendรชncia para sua Software House, entรฃo vocรช nรฃo pode perder o nosso evento TecnoUpdate for Sales, que aborda as principais estratรฉgias e novidades do mercado de marketing e vendas.
Se vocรช รฉ um profissional de marketing e vendas que atua - ou deseja atuar - em uma Software House, esse evento foi pensando especialmente para vocรช. Nรฃo perca!