Traçar um planejamento estratégico é fundamental para o sucesso da sua software house. Mas como fazer isso? Por onde devo começar? Quer entender melhor sobre esse assunto? Então vem conferir!
Tempo de Leitura: 6 minutos
O uso do planejamento estratégico é pouco utilizado em pequenas empresas devido sua complexidade, mas neste artigo vamos te mostrar como esse método pode ser simplificado e aplicado para empresas de diversos portes.
Apresentaremos exemplos e sugestões para traçar planos de ações práticas, ajudando no impulsionamento de sua Software House.
Continue lendo, saiba como fazer o planejamento e como aplicá-lo!
O que é Planejamento Estratégico?
Planejamento Estratégico pode ser definido como um processo de ponderar, consolidar e selecionar meios para atingir objetivos futuros. Ou seja, é preciso analisar uma série de fatores para definir qual seria o melhor caminho a ser seguido.
Obter um bom planejamento estratégico, facilita a gestão de uma empresa, pois auxilia na definição de objetivos para alcançar, assim considerada, uma parte muito importante do empreendedorismo.
Se planejar estrategicamente envolve utilizar os recursos disponíveis de forma eficiente para aumentar a produtividade da empresa ou até mesmo dos indivíduos em ambiente de trabalho.
Origem do termo estratégia
Um dos primeiros usos do termo “estratégia” foi há 3.000 anos, por meio do estrategista Sun Tzu, no qual o termo tinha como sentido “um caminho a ser percorrido”. Porém, o vocábulo teve sua origem na Grécia Antiga, significando, inicialmente, “a arte do geral”, adquirindo, posteriormente, uma conotação voltada para a guerra, ou seja, naquele momento, os generais precisavam entender como eles iriam dispor suas tropas, pois, tudo deveria ser extremamente planejado, desde os recursos, como e quando iriam atacar, quando iriam recuar e principalmente como era o território que eles iriam enfrentar. Deste modo então surgiu o conceito estratégia.
Porém, alguns anos mais tarde a administração se apropriou deste termo e como resume Maximiliano, a estratégia ficou conhecida como “seleção dos meio para realizar objetivos futuros”, e tem sido assim até os dias de hoje em termos de administração.
Portanto, quando nos referimos a estratégia, queremos dizer que é algo estipulado para superar algum problema, ou objetivo, sendo sinônimos de habilidade e esperteza.
Porque o Planejamento Estratégico é tão importante para sua Software House?
Embora não exista uma maneira formal ou padronização do planejamento estratégico, as empresas em sua maioria, obtêm suas metas estabelecida por intermédio de um grupo de pessoas que, em geral, são sócios, no qual discutem os rumos que a empresa deve obter em determinado período.
Com isto em mente, pense no seguinte exemplo:
Imagine que a empresa deste grupo de sócios citados anteriormente, em uma reunião de alinhamento concluiu-se que precisavam ganhar mais e aumentar o marketing. Porém, no momento de repasse destas informações, a equipe do comercial apenas escutou a seguinte frase “precisamos vender mais”, desta forma a equipe se organizou para tentar imaginar qual seria a melhor forma de atingir este objetivo, utilizando o menor recurso possível, então eles decidiram que iriam aumentar o ticket médio da carteira já trabalhada. Ao final do período determinado, os lucros obtidos não foi condizente com os que os sócios queriam, pois, o aumento planejado seria de 10 mil e o resultado apresentado foi muito abaixo, somando apenas mil.
Bom, você deve estar se perguntando, qual a ligação deste exemplo com a importância do planejamento estratégico?
Ao realizar um planejamento principalmente quando os resultados a serem alcançados são altos, precisa se ter um grande estudo por trás, nessas situações é válido se perguntar:
- Foram pensadas as alternativas?
- O que o mercado tem atualmente feito?
- Ouve um estudo prévio?
- E os meus concorrentes estão fazendo?
- Sera que é realista a proposta, e condiz com o nosso porte de empresa?
Muitas empresas não gostam de “perder tempo” planejando, pois não conseguem compreender o valor de criar um plano futuro. Mesmo que o mercado esteja em constante transformação, isso não desfaz a necessidade de ter uma delimitação de qual caminho seguir.
Por isso, é importante ter em mente que o objetivo principal do planejamento estratégico é garantir que os esforços da organização valeram a pena, quando feito com uma boa comunicação.
Motivos para utilizar um planejamento estratégico
“Para quem não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve”
Já ouviu está frase alguma vez?! Ela é muito utilizada para se referir a estratégia, porque ela consegue traduzir muito bem o que ela significa para a empresa, ou seja, é a delimitação do caminho a seguir.
As empresas que não utilizam esse exercício de planejamento, costumam ter um estresse muito grande, uma priorização incorreta de recursos, pode se dizer que é como se cada colaborador estivesse indo para lados opostos, ou seja, perdidos. Por este motivo, a empresa acaba desperdiçando muitos recursos mesmo sem obter praticamente nenhum resultado.
É responsabilidade de cada empresa fazer o processo correto para se beneficiar com todas essas vantagens e evitar estresse com as desvantagens.
Para sua Software House ficar atenta, separamos algumas dos principais pontos para quem utiliza ou não esse tipo de planejamento. Continue lendo!
Vantagens
Com um bom planejamento você criará um mapa direcionando sua software house ao sucesso. Confira 3 vantagens deste método:
1- Direção
O principal e mais importante é a capacidade de estabelecer o caminho que pretende seguir, estabelecer metas segundo a realidade do mercado, obtendo indicadores de desempenho consistentes com a missão, visão, valores e definindo claramente o objetivo.
2- Decisões
Obtém visão adequada e clara da sua empresa, facilitando o surgimento e a decisão de novas ideias ao definir os objetivos, indicadores e metas.
3- Financeiro
Com o planejamento feito da maneira certa, com foco e investimento adequando, sua software house tenderá a aumentar seu nível de lucratividade ao longo do tempo, chegando a ser superior à maioria das outras empresas, gerando mais valor para o mercado.
Pilares do planejamento estratégico
O primeiro passo de um bom planejamento é a criação dos pilares “missão, visão e valores”, acompanhe a discrição de cada um:
Missão
Este primeiro pilar podemos definir como a razão pelo qual sua empresa existe, qual o propósito o que ela oferece a sociedade.
Visão
Já o segundo pilar, consiste nos principais objetivos e metas dos negócios de uma empresa, em um determinado período.
Valor
O Terceiro é composto pela cultura organizacional da empresa, indicando os padrões comportamentais esperados dos colaboradores.
Ao desenvolver os pilares dentro do seu planejamento é de fato muito importante se atentar para estar tudo coerente com o ambiente de sua empresa.
8 Etapas a ser seguidas!
Independente se sua empresa é grande, media ou pequena, seguindo as etapas descritas a baixo, fica muito mais fácil obter um bom planejamento estratégico.
Segue as etapas:
- Definição de valores: Observe ao seu redor e defina os pontos de valor, visão e missão da sua empresa;
- Análise externa: Faça uma pesquisa ampla das possíveis ameaças, identificando os concorrentes e as oportunidades.
- Analise interna: Análise a equipe, destacando suas qualidades, forças e também fraquezas;
- Análise SWOT: Observar o contexto atual da empresa através da análise SWOT, uma ferramenta utilizada para fazer a análise ambiental, no qual consiste em medir força (Strengths), fraqueza (Weaknesses), oportunidades (Opportunities) e ameaças (Threats);
- Definição de metas: Pense nos objetivos a serem alcançados, qual a data prevista para isso acontecer, ponto inicial e final das metas.
- Definição publico alvo: Defina bem o seu público-alvo de cada ação e cada meta, assim será mais fácil acompanhar os resultados.
- Formulação e prática: Escolha o plano que sera traçado primeiro, sempre verificando os recursos disponíveis e quais trarão mais sucesso na estratégia escolhida. Implemente a estratégia e obtenha um controle continuo de tudo que está sendo realizado.
- Coletamento dos resultados: Analise o feedback, junte todas as ações executadas, considerando os resultados antes e depois da implementação do planejamento estratégico, e se preciso trace um novo caminho.
Parceria estratégica
As parcerias estratégicas têm uma grande importância, pois são desenvolvidas para ajudar uma empresa a se desenvolver mais rapidamente.
Uma união de forças, pode ajudar sua software house a:
- Alcançar novos objetivos;
- Melhorar a produtividade;
- Aumentar a lucratividade e rentabilidade;
- Trazer mais segurança;
- Diversificar os produtos e serviços;
- Reduzir a carga de tarefas a ser desenvolvidas;
- Desenvolver a participação no mercado.
Vale citar que para as empresas de menor porte é essencial obter uma parceria estratégica.
Algumas empresas pequenas diante de parcerias com grandes startups, obtêm um aumento tão significativo que sua estrutura se torna capaz de concorrer de igual para igual com os concorrentes maiores.
Um parceiro estratégico em um mercado específico, pode ser o que algumas empresas precisam para ter sucesso.
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Conclusão
O pensamento estratégico é essencial para o ser humano, tanto no âmbito empresarial, como no pessoal.
Traçar metas e objetivo é extremamente importante para se torar um ótimo profissional desenvolvendo a capacidade de definir e atingir metas, e principalmente tornar sua software house um verdadeiro sucesso!
Portanto, não importa se sua empresa é de pequeno, médio ou grande porte, com um bom intendimento do que é e como fazer o planejamento estratégico desde sua definição, e com todas as etapas vistas durante a leitura deste artigo, você conseguirá traçar planos de ações práticos que impulsionarão seus negócios.
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