Entenda o que รฉ o Big Data e Marketing B2B e como esses dois conceitos podem ser combinados para elevar as aรงรตes de marketing da sua software house.
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Decisรตes baseadas em dados sรฃo um elemento fundamental de qualquer organizaรงรฃo que deseja crescer de forma sustentรกvel e ter sucesso. E isso nรฃo รฉ diferente quando o assunto sรฃo estratรฉgias de marketing. Big Data e Marketing B2B, por exemplo, sรฃo um combo poderoso para negรณcios que vendem para negรณcios, como a sua software house.ย
A ideia de traรงar aรงรตes de divulgaรงรฃo, relacionamento e vendas tendo dados como fundamento nรฃo traz somente as vantagens mais รณbvias de assertividade e confianรงa. Mas garante o tom e abordagem adequados para esse tipo de relaรงรฃo comercial.ย
Quer entender esses conceitos mais a fundo e o que queremos dizer quando sugerimos combinar Big Data e Marketing B2B? Entรฃo, continue a leitura atรฉ o final. Assim, vocรช terรก todas as respostas que precisa para alavancar o marketing da sua empresa!
O que รฉ Big Data?
Big Data diz respeito ao grande conjunto de informaรงรตes que existem no banco de dados das organizaรงรตes e tambรฉm em um contexto mais macro e global. A enorme quantidade de dados gerados por segundo e que podem ser analisados e cruzados a fim de obter insights.
Ou seja, pensar em Big Data รฉ pensar em volume de dados brutos, obtidos na web, gerados por pessoas, empresas, arquivos e outros dados. Um verdadeiro diamante a ser lapidado.
O que รฉ Marketing B2B?
Jรก o Marketing B2B trata-se das estratรฉgias de vendas de negรณcios que atuam no mercado B2B (business to business - empresa para empresa). Portanto, รฉ uma abordagem em que os planos e aรงรตes sรฃo adaptados para esse pรบblico e esse tipo de relaรงรฃo.
Diferenรงa entre o Mkt B2B e Mkt B2C
O Marketing B2B tem caracterรญsticas especรญficas e se diferencia bastante do Marketing B2C (business to consumer) โ que รฉ direcionado para o consumidor final. Primeiro, porque o mercado B2B, geralmente, envolve produtos e serviรงos de valor mais alto, ciclos mais longos e transaรงรตes de maior risco.
Isso torna o processo de compra muito menos emocional e muito mais analรญtico, dependendo de parรขmetros prรกticos como orรงamento e custo-benefรญcio, e um ponto-chave: confianรงa. Normalmente, no B2B hรก mais de um tomador de decisรฃo e o processo de venda e negociaรงรฃo demanda conhecimento tรฉcnico, estudo e tempo.
Portanto, o Marketing B2B precisa ser ainda mais assertivo, integrado e robusto; buscar conhecer profundamente o pรบblico e clientes em potencial; e criar uma imagem clara, atrativa, identificรกvel e confiรกvel para eles.
Os conteรบdos precisam ser mais detalhados, a linguagem mais tรฉcnica e sรฉria, o posicionamento mais autoritรกrio, o relacionamento prรณximo e estรกvel, e as promessas de valor comprovadas a partir de dados e vantagens tangรญveis.
Principais estratรฉgias de marketing B2B
Muitas sรฃo as possibilidades estratรฉgicas dentro do marketing B2B, mesmo que a abordagem seja mais tรฉcnica e analรญtica e o mercado mais limitado. Algumas estratรฉgias que se destacam, no entanto, incluem:
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- Campanhas e mรญdias pagas: anรบncios no Google e redes sociais para engajar as pessoas e negรณcios certos.
- YouTube: conteรบdos em vรญdeo permitem explorar a informatividade, os detalhes, os dados e a confianรงa demandados no marketing B2B e, ainda, de uma forma muito atrativa e amigรกvel.
- Blog: abrigando conteรบdos de alto valor para informar, converter e dar suporte ao prospect, lead ou usuรกrio, e criando a base para uma estratรฉgia de SEO e alcance orgรขnico.
- Account-Based Marketing (ABM): aรงรตes personalizadas e direcionadas para um segmento de pรบblico predefinido, visando um aumento da qualificaรงรฃo e conversรฃo.
- Redes sociais: conteรบdos capazes de se conectar com o pรบblico e aumentar o alcance, autoridade e credibilidade da marca.
Como o Big Data ajuda a melhorar os resultados do marketing B2B
Legenda: O Big Data pode ajudar a potencializar as aรงรตes de marketing e aumentar de 15 a 20% o ROI. | Imagem: Freepik
Jรก consegue ver Big Data e Marketing B2B se encaixando pelo que falamos atรฉ aqui? Pois รฉ! O Big Data pode ajudar a potencializar as aรงรตes de marketing e aumentar de 15 a 20% o ROI (retorno sobre o investimento), de acordo com um estudo da Forbes. Isso porque ele permite obter/realizar:
Padrรฃo de Compra
Reunindo e analisando dados, รฉ possรญvel saber mais sobre seu pรบblico, segmentar clientes, avaliar o mercado e, a partir disso, identificar padrรตes de compra, tendรชncias e oportunidades. E isso pode direcionar as estratรฉgias de marketing em mรบltiplos sentidos: lanรงamentos, ofertas, enfoques e personalizaรงรตes.
Mensuraรงรฃo de Resultados
Trabalhando com dados รฉ possรญvel obter mais e melhores resultados, mas nรฃo sรณ. Com o Big Data tambรฉm fica mais fรกcil mensurar e acompanhar o desempenho e retorno das aรงรตes de marketing B2B. O que, posteriormente, contribui para fazer ajustes e melhorias que trarรฃo ainda mais ganhos.
Qualificaรงรฃo do Lead
Um marketing data-based รฉ um marketing mais assertivo. Na prรกtica, isso significa que a qualificaรงรฃo dos leads pode se tornar muito mais fรกcil e eficiente com Big Data. ร possรญvel captar informaรงรตes, cruzรก-las e determinar com precisรฃo o perfil dos potenciais clientes com quem a empresa teve contato.ย
Assim, vocรช poderรก garantir que hรก o fit com a sua empresa antes de fazer qualquer abordagem ou ativaรงรฃo mais complexa e comercial. E que seu time comercial foque apenas em leads com grande potencial de conversรฃo.
Reduรงรฃo de Churn
A consequรชncia de ter leads melhor qualificados รฉ, claro, a reduรงรฃo do seu Churn, ou taxa de cancelamento. No entanto, o uso de dados nas suas aรงรตes de marketing nรฃo sรณ no processo de vendas, mas apรณs elas tambรฉm contribui para diminuir essa mรฉtrica.ย
Conhecendo os clientes a fundo e levando informaรงรฃo de valor para eles, a manutenรงรฃo do relacionamento e a fidelizaรงรฃo se tornam mais fรกceis para sua empresa.
Integraรงรฃo de dados
O Big Data tambรฉm permite a integraรงรฃo de dados advindos de fontes variadas, diferentes departamentos da empresa, sistemas de gestรฃo CRM, redes sociais e por aรญ vai.ย
Com esse ecossistema de informaรงรตes, a visรฃo sobre o negรณcio e as possibilidades de marketing se tornam mais ricas e, portanto, produtivas. Gerando, assim, melhores decisรตes e resultados, com agilidade e escalabilidade.
Desafios do combo Big Data e Marketing B2B
Para explorar as vantagens trazidas pelo Big Data e Marketing B2B combinados รฉ preciso, antes de qualquer coisa, estabelecer uma cultura data-based. Se a sua organizaรงรฃo nรฃo investir em processos de coleta, armazenamento e anรกlise de dados, e, principalmente, em cultivar esse mindset entre o time, serรก muito difรญcil obter resultados com essa estratรฉgia.
Outro desafio รฉ a agilidade que precisa existir tanto no levantamento de dados quanto na anรกlise e tomada de decisรฃo baseada neles. Se as informaรงรตes estiverem desatualizadas ou o timing for perdido, oportunidades serรฃo perdidas e prejuรญzos podem ser gerados.
Por isso, retorna o desafio da cultura que tem subentendida a demanda de capacitaรงรฃo dos gestores e colaboradores para lidarem com dados de forma sรกbia e rรกpida. E, tambรฉm, traz o desafio de integraรงรฃo e atualizaรงรฃo dos dados, para garantir sua confiabilidade e mรกxima vantagem competitiva.
Para vencer esses desafios, vale a pena investir em soluรงรตes e ferramentas que tenham essas demandas como princรญpios. Um bom exemplo sรฃo as aplicaรงรตes de dashboards.
Transforme o marketing da sua Software House
Agora que vocรช jรก sabe como o Big Data pode potencializar o Marketing B2B da sua software house, que tal continuar aprendendo?
Assim, vocรช pode reunir ainda mais dicas e estratรฉgias de divulgaรงรฃo, relacionamento e vendas que podem ser รบteis para o seu negรณcio!