Confira dados e insights sobre inovação para software houses e descubra estratégias valiosas para implementar no seu negócio ainda este ano.
Tempo de Leitura: 6 minutos
A inovação é o motor que impulsiona o setor de tecnologia, determinando não apenas a sobrevivência, mas também o sucesso de longo prazo das software houses. Em 2023, observamos uma tendência cautelosa, com 45% das software houses investindo menos de 5% de sua receita em inovação.
Este dado reflete um cenário de conservadorismo e possível adaptação às incertezas econômicas globais. No entanto, à medida que nos movemos por 2024, um vento de mudança começa a soprar, com 35% das empresas prevendo um aumento nesses investimentos.
Neste artigo, vamos explorar o significado dessa transição, os desafios enfrentados a partir disso e as estratégias que as software houses podem adotar para desbloquear seu potencial de crescimento através da inovação.
Todos os dados são da pesquisa Panorama da Software House 2024, feita pela Casa do Desenvolvedor em parceria com a TecnoSpeed. Acompanhe e confira!
O cenário da inovação em 2023
Em 2023, o contexto empresarial foi marcado pela lenta recuperação econômica pós-pandemia, pela alta das taxas de juro e por conflitos geopolíticos. E isso em boa parte explica o comportamento de retração relacionado à inovação que observamos nos dados da pesquisa:
Mais de 45% das empresas investiram apenas 5% da sua receita em inovação ao longo de 2023. Cerca de 25% das Software Houses investiram entre 5 e 10% de seu faturamento em ações de inovação. Com um investimento entre 10 e 20%, temos uma parcela de 17% das empresas. Já as que investiram de 30 a 50% (ou mais) nesse setor somam menos de 5%.
Pensando no recorte do mercado brasileiro, segundo o Índice Global de Inovação Global (IGI) da OMPI, o Brasil ocupou em 2023 o 6º lugar entre as economias mundiais de renda média-alta com maior capacidade de inovação e o 1º lugar entre as economias da América Latina e do Caribe. Esses dados servem de perspectiva e demonstram o enorme potencial — ainda a ser explorado — das empresas nacionais nesse sentido.
Além disso, vale pontuar que o baixo investimento em inovação observado em 2023 não está ligado à falta de vontade em inovar por parte dos gestores e empresários tech. Na verdade, o cenário é que se mostrava desfavorável para isso, mas as projeções para o futuro são positivas.
A mudança de perspectiva para 2024
Refletindo um cenário mais distante do estado pandêmico e suas consequências e desafios; assim como a necessidade e as oportunidades da inovação para o crescimento sustentável e sucesso de uma organização, 2024 se mostra um terreno fértil e otimista para inovar.
Entre as software houses respondentes da nossa pesquisa, 35,7% prevê aumentar seu orçamento para projetos de inovação. O que só tende a ser positivo para esses negócios, os usuários e o mercado como um todo. Inovação é movimento, e movimento é essencial quando o assunto é tecnologia e o objetivo é relevância.
Desafios no caminho da inovação
De acordo com o nosso panorama, 42% das empresas de software apontam a falta de recursos como principal o fator que dificulta e/ou impede a inovação. Por outro lado, 36% indicam a falta de tempo como esse desafio central.
No entanto, é comum que esses dois obstáculos se apresentem e sejam vivenciados juntos. Boa parte dos esforços e investimentos dentro do setor de desenvolvimento de software é em melhorias, ajustes e suporte de aplicações já lançadas e validadas. Isso visando a manutenção da receita e da satisfação dos usuários e clientes.
Mas, até que ponto essa postura é vantajosa e suficiente para a operação de uma software house? Até que ponto a ideia de que o investimento em inovação vai acontecer quando sobrar tempo e dinheiro não é, na verdade, uma armadilha? Ou justamente o passo crucial que vai fazer sobrar mais tempo e dinheiro?
Além disso, também não podemos deixar de lado o desafio da contratação e retenção de talentos vivenciada pelo mercado de TI atualmente. Na pesquisa, 45,2% das software houses apontaram a falta de mão de obra especializada como uma grande dificuldade enfrentada em seu dia a dia. Já 34% destacaram os salários inflacionados.
Mas, seja qual for a causa, conseguir encontrar e reter desenvolvedores competentes e comprometidos é outra questão que impacta diretamente na capacidade de inovação dos negócios de software. Principalmente para as micro e pequenas empresas que precisam competir com as big techs e empresas de maior porte pelos melhores profissionais.
No entanto, na mesma medida que esses fatores complicam a jornada da inovação, eles servem como argumentos para investir nela. Afinal, abrir as portas para inovar e priorizar essa demanda e forma de pensar também pode ajudar a superar esses obstáculos. Assim como outras estratégias, como planos de carreira, um bom programa de benefícios e uma cultura organizacional e um propósito fortes.
Estratégias para impulsionar a inovação em empresas de software
Como vimos, a inovação é um pilar essencial para o sucesso e a competitividade de empresas de software. Para impulsionar a inovação sem comprometer as operações atuais, as software houses devem adotar uma abordagem estratégica que pode conter as seguintes ações:
- Orçamento dedicado: Designar uma porcentagem fixa da receita anual para iniciativas inovadoras e garantir que esses fundos não sejam redirecionados para atividades operacionais é um ótimo primeiro passo para virar essa chave.
- Equipes de inovação: Formar equipes multidisciplinares dedicadas à inovação, que vão agir de forma autônoma e focada em novas ideias e produtos, sem as distrações das operações diárias.
- Metodologias ágeis: Utilizar metodologias ágeis pode ser uma estratégia para permitir que as equipes de inovação trabalhem de forma iterativa e incremental. Isso facilita a experimentação e a rápida adaptação a mudanças, ao mesmo tempo que mantém a eficiência da operação.
- Intraempreendedorismo: Incentivar os funcionários a propor e desenvolver novas ideias dentro da empresa. Programas de intraempreendedorismo podem incluir hackathons, incubadoras internas e programas de recompensas para ideias inovadoras.
- Cultura de inovação: Uma cultura de inovação é fundamental para fomentar um ambiente onde novas ideias possam surgir e prosperar. Para cultivá-la, as empresas devem construir uma liderança inspiradora, um ambiente colaborativo para além dos departamentos e níveis hierárquicos, espaço para experimentação, além de investir em treinamentos e programas de desenvolvimento.
- Parcerias e ecossistemas de inovação aberta: Estabelecer parcerias estratégicas e participar em plataformas e redes de inovação aberta pode facilitar a troca de ideias e recursos entre empresas de diferentes setores, e ajudar a acelerar o desenvolvimento de soluções novas e inovadoras.
- Hackathons e competitions: Organizar ou participar de hackathons e competições de inovação para explorar novas ideias e talentos também vale muito a pena. Essas iniciativas podem revelar soluções inovadoras e identificar potenciais colaboradores ou funcionários.
Além dessas estratégias, leia o nosso artigo “Inovação como Estratégia de Crescimento” e tire insights sobre o jeito TecnoSpeed de crescer inovando!
Preparando-se para o futuro
A inovação deve ser incorporada como um pilar central no planejamento estratégico das empresas de software para garantir sua sustentabilidade e relevância a longo prazo. Assim, elas poderão não apenas explorar novas oportunidades, mas se preparar para responder rapidamente às mudanças do mercado.
Uma abordagem proativa à inovação, alinhada com a adoção de tecnologias emergentes, também ajuda a abrir novas avenidas de crescimento e diferenciação no mercado. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, pode ser usada para automatizar processos, melhorar a tomada de decisões e personalizar a experiência do usuário.
Outros recursos, como blockchain e IoT, podem transformar significativamente as operações e a competitividade das software houses. E o mesmo vale para metodologias e estratégias. O pensamento inovador e o investimento em inovação são menos um desafio e uma despesa, e mais oportunidades e necessidades para o avanço e sustentabilidade de qualquer empresa.
Esses são fatores cruciais para construir uma base sólida de conhecimento e competências, que permitirá à software house inovar de maneira mais eficiente e eficaz. Além disso, uma cultura de inovação promove um ambiente de trabalho dinâmico e inspirador, atraindo e retendo talentos qualificados, o que é vital para o sucesso a longo prazo.
Não à toa, as empresas esperam e querem fazer esse investimento em 2024, e dar passos rumo a um cenário mais disruptivo, competitivo e focado em avançar mais do que em sobreviver. Cerca de 35% das software houses da nossa rede pretendem aumentar os recursos alocados em inovar neste ano, e crescer a partir disso.
A inovação é uma chave para o futuro, mas uma demanda do presente. E a TecnoSpeed e a Casa do Desenvolvedor estão ao seu lado como parceiras e aliadas para você atingir suas metas e implementar estratégias inovadoras e proveitosas para o seu negócio.
Como exemplo disso e um primeiro passo certeiro para essa jornada, que tal conferir a nossa pesquisa completa e explorar os outros dados e insights dela?
Além disso, faça parte da Comunidade da Casa do Desenvolvedor e compartilhe suas próprias experiências e estratégias de retenção e capacitação aqui nos comentários, no nosso fórum ou em nossas redes sociais. Vamos juntos construir um futuro mais forte e inovador para o desenvolvimento de software!