Entenda o que é o Big Data e Marketing B2B e como esses dois conceitos podem ser combinados para elevar as ações de marketing da sua software house.
Tempo de Leitura: 5 minutos
Decisões baseadas em dados são um elemento fundamental de qualquer organização que deseja crescer de forma sustentável e ter sucesso. E isso não é diferente quando o assunto são estratégias de marketing. Big Data e Marketing B2B, por exemplo, são um combo poderoso para negócios que vendem para negócios, como a sua software house.
A ideia de traçar ações de divulgação, relacionamento e vendas tendo dados como fundamento não traz somente as vantagens mais óbvias de assertividade e confiança. Mas garante o tom e abordagem adequados para esse tipo de relação comercial.
Quer entender esses conceitos mais a fundo e o que queremos dizer quando sugerimos combinar Big Data e Marketing B2B? Então, continue a leitura até o final. Assim, você terá todas as respostas que precisa para alavancar o marketing da sua empresa!
O que é Big Data?
Big Data diz respeito ao grande conjunto de informações que existem no banco de dados das organizações e também em um contexto mais macro e global. A enorme quantidade de dados gerados por segundo e que podem ser analisados e cruzados a fim de obter insights.
Ou seja, pensar em Big Data é pensar em volume de dados brutos, obtidos na web, gerados por pessoas, empresas, arquivos e outros dados. Um verdadeiro diamante a ser lapidado.
O que é Marketing B2B?
Já o Marketing B2B trata-se das estratégias de vendas de negócios que atuam no mercado B2B (business to business - empresa para empresa). Portanto, é uma abordagem em que os planos e ações são adaptados para esse público e esse tipo de relação.
Diferença entre o Mkt B2B e Mkt B2C
O Marketing B2B tem características específicas e se diferencia bastante do Marketing B2C (business to consumer) – que é direcionado para o consumidor final. Primeiro, porque o mercado B2B, geralmente, envolve produtos e serviços de valor mais alto, ciclos mais longos e transações de maior risco.
Isso torna o processo de compra muito menos emocional e muito mais analítico, dependendo de parâmetros práticos como orçamento e custo-benefício, e um ponto-chave: confiança. Normalmente, no B2B há mais de um tomador de decisão e o processo de venda e negociação demanda conhecimento técnico, estudo e tempo.
Portanto, o Marketing B2B precisa ser ainda mais assertivo, integrado e robusto; buscar conhecer profundamente o público e clientes em potencial; e criar uma imagem clara, atrativa, identificável e confiável para eles.
Os conteúdos precisam ser mais detalhados, a linguagem mais técnica e séria, o posicionamento mais autoritário, o relacionamento próximo e estável, e as promessas de valor comprovadas a partir de dados e vantagens tangíveis.
Principais estratégias de marketing B2B
Muitas são as possibilidades estratégicas dentro do marketing B2B, mesmo que a abordagem seja mais técnica e analítica e o mercado mais limitado. Algumas estratégias que se destacam, no entanto, incluem:
-
- Campanhas e mídias pagas: anúncios no Google e redes sociais para engajar as pessoas e negócios certos.
- YouTube: conteúdos em vídeo permitem explorar a informatividade, os detalhes, os dados e a confiança demandados no marketing B2B e, ainda, de uma forma muito atrativa e amigável.
- Blog: abrigando conteúdos de alto valor para informar, converter e dar suporte ao prospect, lead ou usuário, e criando a base para uma estratégia de SEO e alcance orgânico.
- Account-Based Marketing (ABM): ações personalizadas e direcionadas para um segmento de público predefinido, visando um aumento da qualificação e conversão.
- Redes sociais: conteúdos capazes de se conectar com o público e aumentar o alcance, autoridade e credibilidade da marca.
Como o Big Data ajuda a melhorar os resultados do marketing B2B
Já consegue ver Big Data e Marketing B2B se encaixando pelo que falamos até aqui? Pois é! O Big Data pode ajudar a potencializar as ações de marketing e aumentar de 15 a 20% o ROI (retorno sobre o investimento), de acordo com um estudo da Forbes. Isso porque ele permite obter/realizar:
Padrão de Compra
Reunindo e analisando dados, é possível saber mais sobre seu público, segmentar clientes, avaliar o mercado e, a partir disso, identificar padrões de compra, tendências e oportunidades. E isso pode direcionar as estratégias de marketing em múltiplos sentidos: lançamentos, ofertas, enfoques e personalizações.
Mensuração de Resultados
Trabalhando com dados é possível obter mais e melhores resultados, mas não só. Com o Big Data também fica mais fácil mensurar e acompanhar o desempenho e retorno das ações de marketing B2B. O que, posteriormente, contribui para fazer ajustes e melhorias que trarão ainda mais ganhos.
Qualificação do Lead
Um marketing data-based é um marketing mais assertivo. Na prática, isso significa que a qualificação dos leads pode se tornar muito mais fácil e eficiente com Big Data. É possível captar informações, cruzá-las e determinar com precisão o perfil dos potenciais clientes com quem a empresa teve contato.
Assim, você poderá garantir que há o fit com a sua empresa antes de fazer qualquer abordagem ou ativação mais complexa e comercial. E que seu time comercial foque apenas em leads com grande potencial de conversão.
Redução de Churn
A consequência de ter leads melhor qualificados é, claro, a redução do seu Churn, ou taxa de cancelamento. No entanto, o uso de dados nas suas ações de marketing não só no processo de vendas, mas após elas também contribui para diminuir essa métrica.
Conhecendo os clientes a fundo e levando informação de valor para eles, a manutenção do relacionamento e a fidelização se tornam mais fáceis para sua empresa.
Integração de dados
O Big Data também permite a integração de dados advindos de fontes variadas, diferentes departamentos da empresa, sistemas de gestão CRM, redes sociais e por aí vai.
Com esse ecossistema de informações, a visão sobre o negócio e as possibilidades de marketing se tornam mais ricas e, portanto, produtivas. Gerando, assim, melhores decisões e resultados, com agilidade e escalabilidade.
Desafios do combo Big Data e Marketing B2B
Para explorar as vantagens trazidas pelo Big Data e Marketing B2B combinados é preciso, antes de qualquer coisa, estabelecer uma cultura data-based. Se a sua organização não investir em processos de coleta, armazenamento e análise de dados, e, principalmente, em cultivar esse mindset entre o time, será muito difícil obter resultados com essa estratégia.
Outro desafio é a agilidade que precisa existir tanto no levantamento de dados quanto na análise e tomada de decisão baseada neles. Se as informações estiverem desatualizadas ou o timing for perdido, oportunidades serão perdidas e prejuízos podem ser gerados.
Por isso, retorna o desafio da cultura que tem subentendida a demanda de capacitação dos gestores e colaboradores para lidarem com dados de forma sábia e rápida. E, também, traz o desafio de integração e atualização dos dados, para garantir sua confiabilidade e máxima vantagem competitiva.
Para vencer esses desafios, vale a pena investir em soluções e ferramentas que tenham essas demandas como princípios. Um bom exemplo são as aplicações de dashboards.
Transforme o marketing da sua Software House
Agora que você já sabe como o Big Data pode potencializar o Marketing B2B da sua software house, que tal continuar aprendendo?
Assim, você pode reunir ainda mais dicas e estratégias de divulgação, relacionamento e vendas que podem ser úteis para o seu negócio!