As tendências de marketing ajudam a sua Software House a garantir maior vantagem competitiva no mercado. Confira as 8 principais novidades para 2023!
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Para começar o próximo ano com pé direito, garantindo o sucesso da sua Software House, é fundamental manter-se atualizado das tendências de marketing 2023. Acompanhar as inovações empresariais é uma das premissas para traçar objetivos realistas, se destacar entre os concorrentes, manter-se relevante no mercado e, consequentemente, aumentar as taxas de conversão, a fidelidade dos clientes e a credibilidade da Software House.
Especialmente os últimos anos, nos mostraram o quanto o meio digital muda rapidamente, o que reforça a importância de conhecer as estatísticas e previsões sobre o futuro do marketing. O poder de adaptabilidade nesta área é crucial para a criação de estratégias bem-sucedidas.
Portanto, continue lendo este artigo para conferir 8 tendências de marketing para 2023.
Qual a importância de seguir tendências no marketing?
Antes de partirmos para as tendências em si, é válido compreender o porquê de manter-se antenado com as novidades de marketing 2023. Como citado na introdução deste artigo, as tendências de marketing permitem prever as melhores estratégias para alcançar o resultado esperado. São elas que ajudam a sua Software House a detectar possibilidades de mudança e assim, se preparar para realizar os desejos dos consumidores de forma mais assertiva, garantindo maior destaque para seu negócio.
Dessa forma, é importante seguir tendências no marketing para estar sempre um passo à frente da concorrência. Uma vez que, ao tomar conhecimento e investir nas tendências antes do seu concorrente, automaticamente, você se torna pioneira em um mercado novo e pouco explorado. O que te garante, assim, grande vantagem competitiva!
Além disso, se antecipar a novos comportamentos e tendências de mercado faz toda a diferença na geração de insights e, especialmente, no desenvolvimento de produtos ou no lançamento de campanhas, que podem conectar sua Software House a um novo grupo de clientes.
Agora que você já entendeu a real importância de apostar nas tendências de marketing para 2023, vamos a elas?
Responsabilidade social e ambiental
Se deseja manter sua Software House em alta, ganhando destaque no mercado e conquistando novos seguidores e clientes no ano de 2023, é imprescindível dedicar-se à diversidade, inclusão e à responsabilidade social. Afinal, são compromissos que o marketing de uma marca deve assumir cada vez mais.
Ok, na teoria tudo é lindo, mas como posso colocar essas questões em prática? Te garanto que com pequenas e simples atitudes você já pode dar check nessa tendência de marketing. Basta legendar vídeos pensando em quem não pode ouvir; incluir legendas com textos alternativos; criar campanhas e posts ilustrados por pessoas com corpos reais e de diversas raças e etnias, além de apoiar causas sociais e ambientais.
Quando uma empresa se apresenta diversa e inclusiva, mais do que adquirir novos consumidores, ela ganha admiradores e defensores fiéis da marca!
Influenciadores como embaixadores
Assim como em 2022, os influenciadores manterão o seu lugar de destaque no próximo ano. Mas, o que ficará ainda mais forte é a ideia de elevar essas personalidades da internet em verdadeiros embaixadores da marca, ao invés de assumirem um papel somente de fazer propaganda de um determinado produto, por exemplo. A tendência é que esses creators sejam como um porta-voz do negócio.
Portanto, é extremamente importante ser cauteloso e criterioso na hora de selecionar um influenciador para sua Software House. Até porque, os clientes irão constantemente associá-lo à qualidade dos seus produtos e serviços. A dica é fechar parcerias com quem tenha bons valores e que faça sentido com os ideais do seu negócio.
Vale ressaltar ainda que construir relacionamentos de longo prazo com influenciadores é outra forte tendência de marketing para 2023. Isso porque, além deles representarem melhor a sua audiência e gerarem um maior envolvimento, servem para otimizar a criação de uma comunidade para sua marca.
A chegada do Google Analytics 4 (GA4)
Quem trabalha com marketing sabe que o Google Analytics é um grande parceiro para acompanhamento de análise de dados. Mas, uma novidade anunciada pelo próprio Google vai chegar trazendo mudanças (positivas!). Em 1º de julho de 2023, será aposentado o Universal Analytics, também conhecido como “UA” ou “Google Analytics”.
O Google está substituindo o UA pelo Google Analytics 4 (GA4), que é uma plataforma de análise mais integrada, quase no estilo de aplicativo. Apesar do UA ser uma excelente ferramenta para rastrear o envolvimento de sites, o GA4 faz muito mais. Fornecerá uma visão abrangente de como os usuários interagem com toda a sua marca.
Pesquisa por voz
Uma das grandes tendências que deve se fortalecer ainda mais em 2023 é a busca por voz na hora de pesquisar algo na internet. Além de ser muito mais prático apertar somente um botão e dizer a frase ao invés de digitar, esse recurso é mais acessível para pessoas com deficiência visual ou com baixa escolaridade.
O marketing da interface de voz do usuário (VUI) tem crescido significativamente nas estratégias de Marketing Digital para 2023. Para ficar mais claro, essa inovação baseia-se em uma combinação de software e inteligência artificial para gerenciar campanhas de marketing através de interfaces de voz. Assistentes virtuais como Siri, Google Assistant e Alexa são exemplos de VUIs.
A pesquisa por voz, mais do que se tornar popular, está superando outras interfaces digitais em termos de taxas de engajamento. Dessa maneira, é necessário que as estratégias de conteúdo da sua Software House sejam ajustadas, levando em consideração esse novo comportamento de busca feito pelos usuários, para que encontrem seus produtos e/ou serviços.
Metaverso: Marketing de realidade virtual
Uma tendência do marketing digital muito criativa e envolvente que vai se propagar de maneira intensa no ano de 2023 é a realidade virtual e realidade aumentada, onde as experiências são passadas de maneira imersiva e avançada.
Muitas empresas têm desenvolvido campanhas focando na realidade virtual aumentada para lançar seus produtos e serviços, como forma inovadora de consumo. Na tendência do Metaverso, é o momento de lapidar esses materiais a um ambiente hiper-realista e altamente imersivo. Nele, a experiência do cliente e da compra serão ainda mais otimizadas.
Experiências híbridas (omnichannel)
Apesar de ter aumentado exponencialmente as compras online, muitos consumidores ainda priorizam estabelecimentos físicos, seja pela proximidade ou atendimento presencial… A questão é que para um negócio conquistar esses dois tipos de clientes é preciso garantir uma experiência híbrida.
A estratégia omnichannel combina experiências on e off-line. O objetivo é criar vivências capazes de fazer a sua audiência se interessar, envolver e inspirar com a sua marca. As empresas precisam inovar e proporcionar uma boa experiência para o cliente em todos os seus canais.
A era dos vídeos
O diretor do Instagram, Adam Mosseri, revelou que a rede social priorizará cada vez mais o formato de vídeo, especificamente os reels. Segundo ele, esse tipo de conteúdo tem ganhado cada vez mais espaço na plataforma, pois retém mais a atenção dos usuários. A exponencial ascensão do TikTok comprova isso.
Sendo assim, é primordial planejar seu próximo ano considerando um maior número de vídeos para suas redes sociais e se a sua marca ainda não aposta no tiktok e reels, está na hora de mudar o cenário. Afinal, essa sim é uma forte tendência de marketing, não só para 2023, como para os próximos anos.
Clientes produzindo conteúdo para marcas
Em 2023, fortalecer o relacionamento com os consumidores e o público-alvo é ainda mais importante. Para isso, deve-se abrir espaço na sua Software House para a prática que remete ao marketing de referência/recomendação. Mas como fazer isso? Através do conteúdo desenvolvido pelo seu próprio cliente.
É claro que, nesse caso, é imprescindível se aproximar e criar laços com os clientes, assim, conseguirá selecionar pessoas confiáveis dispostas a falarem e postarem sobre seu negócio para te ajudar nessa estratégia.
Alguns exemplos de conteúdos gerados pelos consumidores que se tornarão mais populares em 2023 são vídeos usando o produto/serviço e compartilhando sua opinião sobre eles, unboxing de produtos, resenhas, etc.
#Dica: Para estimular a geração de conteúdo por parte dos seus clientes, crie desafios especiais para eles. Exemplo de ação: “Compartilhe uma foto sua interagindo com nossa marca e concorra a prêmios”.
Prepare sua Software House para as principais tendências de marketing 2023!
Falta pouquíssimo tempo para a chegada de 2023 e não dá mais para perder tempo, é preciso se planejar e começar a colocar em prática a estratégia de marketing para o próximo ano.
Para te ajudar a conquistar o mercado com melhor desempenho, a Casa do Desenvolvedor conta com um Fórum, no qual é possível tirar dúvidas, compartilhar conteúdos e construir networking. É o ambiente ideal para encontrar informações atuais sobre o universo de desenvolvimento de software.