Quer entrar no mercado que mais cresce a cada dia? Aprender a programar pode ser uma boa para você. Confira nosso passo a passo!
Tempo de Leitura: 5 minutos
Aprender a programar pode ser um bom caminho para quem deseja desenvolver aquele software que fará a diferença na vida de alguém, ou simplesmente para quem quer criar um bom game.
Não importa qual é a sua motivação, se tornar um desenvolvedor iniciante pode ser o início do seu caminho para uma carreira de sucesso. O mercado cresce a cada dia de maneira assustadora e sempre vai existir uma vaga para aquele que deseja aprender uma linguagem de programação.
Sendo assim, vamos te mostrar que o caminho de tijolos amarelos para a programação pode ser mais fácil do que você imagina, pois o importante é seguir em frente e se capacitar para que consiga alcançar o seu objetivo.
O que é programação?
A programação nada mais é do que a maneira como nos comunicamos com os computadores. É através dessa linguagem de programação que o programador informa a máquina como ela deve agir e quais regras deve seguir.
Desse modo, quando você aprende a programar, torna-se capaz de informar ao computador o que ele deve fazer a partir de um conjunto de códigos. Em suma, o programador se comunica com o computador e o configura para realizar determinada tarefa específica.
Por que aprender programação?
O mercado necessita muito desses profissionais, porque todos os dias surgem novas tecnologias e com elas necessidades de capacitações específicas. Sendo assim, estar preparado para o mercado de trabalho pode ser o maior motivador para quem deseja aprender a programar.
Separamos quatro motivos para você entender o porquê de se tornar um programador iniciante:
01. Todos podem aprender
Você pode se tornar um programador frequentando uma universidade por quatro anos ou pode aprender tudo em casa e gastando pouco, se resolver investir em um bom curso online.
02. Muitas Vagas
Empregos na área de tecnologia não faltam, portanto, saber programação, fará uma diferença muito grande em seu currículo mesmo que deseje ingressar em outra área;
03. Bons salários
Com salários que podem chegar a 10 mil ou mais, o programador ainda pode trabalhar de maneira remota até para outros países e garantir seu salário em dólar, euros e outras moedas.
04. Facilidade de empreender
Se você deseja liberdade, pode criar sua própria startup ou ainda desenvolver um app. Dessa forma, mesmo com ótimos salários, você pode ter a liberdade de ser autônomo.
O que pode ser realizado com programação?
Se seu desejo é ser um desenvolvedor iniciante, saiba que a programação é considerada a profissão do momento. O nosso cotidiano está repleto de programação empregadas em tecnologias que fazem parte do nosso dia a dia, e um exemplo disso são os smartphones.
Quando ligamos nossos computadores temos softwares como Word e Excel. Isto é, todas as máquinas que nos cercam tem programação inserida. A seguir, vamos mostrar outros exemplos nos quais são empregados a linguagem de programação:
Sites
Quando você vê um site atrativo na internet, de primeira não percebe que aquela estrutura toda foi formada através da programação. Neste caso, são usados dois tipos de programação: o front-end (o que o usuário vê na sua tela) e o back-end (a parte oculta que orienta todo o funcionamento desta página).
Aplicativos
A criação de aplicativos é a maior utilização da linguagem de programação, temos como exemplo os gigantes como WhatsApp e o Uber para provar isso.
Games
Os jogos deixaram de ser coisa de criança há muito tempo e, por isso, a criação deles está exigindo uma linguagem de programação cada vez mais profissional.
Sistemas
Celulares e computadores precisam de um sistema para gerir suas ações. Sendo assim, exemplos desses sistemas são o IOs e o Android, ambos criados por uma linguagem de programação.
Passo a passo para aprender a programação do zero
Aprender a programar pode parecer um bicho de sete cabeças, mas a realidade é bem diferente. Não que seja muito fácil, porém, você verá que basta dedicação e estudo para começar.
Confira o passo a passo para que você logo se torne um programador iniciante:
Busque por informações certas
Saiba procurar pelas informações certas e também livros sobre o assunto. Busque entrar em sites com o tema e procure fazer cursos, pois esses meios irão te capacitar e te colocar na posição de desenvolvedor iniciante no mercado de trabalho.
Participe de Fóruns
Uma ótima estratégia são os fóruns, pois através deles você consegue trocar ideias com pessoas que possuem os mesmos interesses e tem a oportunidade de fazer cursos oferecidos nessas plataformas e, de quebra, ainda cria uma rede de networking.
Estude a lógica da programação
A parte lógica é a base para aprender a programar. É através dela que você cria condições de desenvolver soluções para os problemas. Estudar de antemão sobre esse assunto facilita seu aprendizado.
Pratique
Em tudo, se quisermos adquirir um bom conhecimento, precisamos praticar. Portanto, faça exercícios e pequenos projetos para lhe ajudar a se desenvolver para o futuro. Essa iniciativa o ajudará a sair da teoria.
Compartilhe seu conhecimento
Você pode praticar os seus conhecimentos ensinando outras pessoas, dando aulas ou participando de fóruns e comunidades na internet. Esse é um ótimo passo para se tornar um programador iniciante.
Não pule etapas
Não ache que já sabe de tudo na programação, praticar é o lema, pois quanto mais você pratica mais encontra problemas e aprende a solucioná-los. Junte sempre a teoria à prática e siga o passo a passo.
Não queira aprender tudo de uma vez
Não tenha pressa, escolha poucos temas para começar. Siga os passos e aos poucos, com a prática, você dominará. Mas, lembre-se, sem atropelos.
Linguagens de programação para aprender do zero e dominar
Para que você se torne um programador iniciante, é necessário que tenha conhecimento sobre as linguagens usadas na programação. Conheça algumas:
Phyton
É a linguagem mais usada na atualidade, sendo de alto nível e aplicada em desenvolvimento web e de apps. Instagram e Youtube são exemplos de aplicações dessa linguagem.
C
Conhecida por sua simplicidade e facilidade no uso.
C++
Se destaca por ser uma linguagem que pode ser usada em baixo e alto nível.
Java
Existe desde os anos 90 e é amplamente usada por suas características multi-paradigma e multi-plataforma.
C#
Foi desenvolvida pela Microsoft e se baseia na C++.
Você sabia que em nosso fórum temos um curso para dev iniciante?
Isso mesmo, temos um curso completo para quem deseja entrar para o mundo da programação, acesse agora, clicando no botão abaixo:
Ingressar no mercado de programação é uma maneira de garantir o seu futuro com a tecnologia em evolução, pois o que não faltam são oportunidades para o desenvolvedor iniciante.
Sendo assim, você só precisa se dedicar e seguir os passos que citamos no artigo. Desse modo, logo estará fazendo seus próprios aplicativos ou atuando em uma empresa de desenvolvimento de software.
Aproveite os cursos e comece hoje mesmo a transformar seu sonho em realidade.