Vamos entender como o Cold Call ainda tem ajudado muitas empresas com as suas tรกticas de vendas e na prospecรงรฃo de novos clientes.
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Nรฃo importa qual seja o seu empreendimento, vocรช jรก deve ter notado que o mundo dos negรณcios estรก cada vez mais concorrido e que as empresas devem inovar para se manter competitiva e atrativa. O departamento de marketing precisa se valer de muitas estratรฉgias para atrair a atenรงรฃo dos consumidores, e uma boa opรงรฃo para isso รฉ o Cold Call, uma tรฉcnica antiga, mas que devido ร tecnologia, tambรฉm vem se transformando.
Independente do nicho de negรณcio e se atende presencialmente ou nรฃo, ele precisa investir em estratรฉgias de marketing de relacionamento, inbound marketing e branding, caso contrรกrio, a perda de espaรงo no mercado serรก inevitรกvel e a empresa poderรก inclusive sofrer danos financeiros tรฃo grandes que poderรก acarretar a sua extinรงรฃo.
A natureza de qualquer comรฉrcio รฉ buscar o lucro atravรฉs da venda dos seus produtos e serviรงos, porรฉm, hoje os consumidores tรชm uma gama de opรงรตes para sanarem as suas necessidades. Neste caso, nรฃo basta estar hรก mais tempo no mercado ou ter o melhor produto, รฉ preciso chamar a atenรงรฃo dos clientes para o seu negรณcio, sendo necessรกrio chegar atรฉ o seu pรบblico alvo onde ele estiver.
O Cold Call, assim como outras ferramentas de marketing, vรฃo auxiliar na prospecรงรฃo de novos consumidores, aumentando os leads e a vendas de uma organizaรงรฃo. Vamos entender melhor como essa tรกtica ainda pode ser uma boa ferramenta para a sua empresa.
O que รฉ cold call?
Todos nรณs jรก recebemos ligaรงรตes de empresas que estavam tentando vender algo, mesmo que nรฃo conheรงamos aquele serviรงo, ou atรฉ mesmo a marca. Fomos direcionados para receber uma ligaรงรฃo โnรฃo solicitadaโ com a finalidade de vender algo.
Certamente, vocรช vai interpretar que recebeu uma mera chamada de telemarketing. Entretanto, vocรช pode estar sendo alvo de uma tรกtica de vendas chamada cold call. Esta รฉ uma estratรฉgia comercial que tange ao outbound marketing, que faz com que uma empresa deixe de esperar que os clientes a procurem, para se tornar protagonista do processo de vendas e entrar em contato com um consumidor que pode estar precisando dos seus produtos ou serviรงos.
ร interessante ressaltar que o Cold Call pode ser direcionado pela equipe de vendas, que ao โdescobrirโ um possรญvel perfil ideal para o consumo, indica que um contato seja realizado atravรฉs desta tรฉcnica.
Resumidamente, o Cold Call รฉ uma forma de encontrar pessoas ou organizaรงรตes que possam se beneficiar das mercadorias ou serviรงos que uma empresa tem a oferecer, atravรฉs de um primeiro contato telefรดnico.
Qual a diferenรงa entre cold call e telemarketing?
Fazer confusรฃo com estes dois termos รฉ bem comum, mas cada um deles possui significado e funรงรฃo diferentes, acompanhe:
Cold Call (ou cold calling): a preocupaรงรฃo do cold calling vai alรฉm da venda em si, ele busca identificar e qualificar contatos. Sendo assim, este trabalho requer uma equipe mais qualificada, que use argumentos e tรฉcnicas que vรฃo alรฉm do telemarketing.
Telemarketing: ele preocupa-se essencialmente com a venda e com a quantidade de contatos realizados, sem atentar-se na qualidade ou com a qualificaรงรฃo de leads.
ร uma diferenรงa tรชnue, mas que muda totalmente a tรฉcnica e o resultado do trabalho.
Cold Call 2.0 - O que mudou?
Legenda: Foco no novo comportamento dos consumidores. | Imagem: Pexels
O mercado de trรชs anos atrรกs nรฃo รฉ o mesmo de hoje, vรกrios processos e tecnologias surgiram, abrindo mais oportunidades para executar as atividades voltadas ao marketing, por isso mesmo, o Cold Call foi repaginado e evoluiu para o Cold Call 2.0.
A principal mudanรงa do novo Cold Call รฉ o foco no novo comportamento dos consumidores. As mudanรงas permitem โpreverโ as atitudes e hรกbitos dos possรญveis clientes e abordar de uma forma mais adequada e personalizada.
Outra mudanรงa muito relevante รฉ a abrangรชncia de mais canais de contato do que apenas as chamadas telefรดnicas, um destes novos canais รฉ o e-mail. Uma boa prรกtica do Cold Call sรฃo atรฉ 13 tentativas de contato visando a prospecรงรฃo. Atravรฉs do uso do e-mail como canal de contato, รฉ possรญvel realizar a entrada em uma organizaรงรฃo de forma mais branda, ร medida que o possรญvel lead vai conhecendo mais sobre a empresa e a soluรงรฃo ofertada.
Mais uma preocupaรงรฃo desta tรฉcnica de vendas รฉ uma profunda pesquisa de mercado para conhecer melhor e qualificar o lead antes de iniciar o contato, desse modo, serรก possรญvel uma abordagem personalizada e muito mais assertiva.
Quais os benefรญcios do Cold Call?
Os principais benefรญcios do Cold Call รฉ a qualificaรงรฃo dos prospects e personalizaรงรฃo ao mรกximo dos primeiros contatos com eles, garantindo uma maior retenรงรฃo e satisfaรงรฃo dos novos clientes.
O que รฉ necessรกrio saber antes de fazer um Cold Call?
O maior foco da pesquisa de mercado realizada antes de se fazer um cold call, รฉ conhecer profundamente o possรญvel consumidor e suas necessidades. Dados como o tamanho da empresa, nรบmero de funcionรกrios e um pouco da histรณria do negรณcio em questรฃo sรฃo fundamentais para criar um plano de marketing personalizado.
Por que ainda fazer Cold Calling?
Segundo a SalesForce, mesmo que esse mรฉtodo inspire resistรชncia por parte dos clientes, isso nรฃo significa que vocรช deve abandonar essa tรฉcnica, que pode ser muito importante para vendas mais complexas ou que envolvam um ticket mรฉdio mais alto.ย
E como foi falado acima, sobre o Cold Call 2.0, proposto por Aaron Ross, รฉ uma tรฉcnica que prevรช o envio de e-mails antes do contato telefรดnico em si, focando em melhorar o trabalho da equipe e a qualificaรงรฃo dos leads.
Como realizar com Cold Call de sucesso
Legenda: Confira dicas preciosas para usar esta tรกtica comercial de maneira mais efetiva. | Imagem: Pexels
Aqui vรฃo algumas dicas preciosas para usar esta tรกtica comercial de maneira mais efetiva:
Conheรงa bem o seu prospectย
Conhecer o seu cliente em potencial รฉ o fundamento para qualquer abordagem.
Capacite sua equipeย
Como jรก vimos, o Cold Call nรฃo รฉ meramente um telemarketing, por este motivo, o time que vai realizar este trabalho tem que possuir conhecimentos especรญficos para executรก-lo plenamente.
Faรงa uma pesquisa mercadolรณgica da empresaย
Saber como anda as finanรงas e os negรณcios de um cliente alvo pode dar dicas de como proceder. Portanto, fazer uma consulta em รณrgรฃos especializados รฉ muito importante.
Elabore uma comunicaรงรฃo personalizadaย
Nada de ler roteiros prontos, cada cliente รฉ diferente e precisa ser abordado de forma apropriada.
Comece pelo e-mailย
O Cold Call 2.0 nos ensinou que o e-mail pode ser menos invasivo e prepara o terreno para uma possรญvel call.
Valorize o seu produtoย
Concentre-se em enaltecer as vantagens do seu produto e nรฃo apenas informar o seu preรงo.
Automatize a prospecรงรฃoย
Existem ferramentas que vรฃo auxiliar na qualificaรงรฃo de prospects, agilizando boa parte do trabalho da sua equipe.
Qual รฉ a porcentagem mรฉdia ideal em conversรฃo de cold calls?
Por ser uma tรฉcnica um pouco invasiva, รฉ difรญcil criar mรฉtricas exatas que possam medir a sua efetividade de forma unรขnime. Vรกrios sites especializados trabalham como valores diferentes dependendo do nicho de mercado e da qualificaรงรฃo dos possรญveis consumidores.
Contudo, de forma geral, esta estratรฉgia de marketing atinge resultados satisfatรณrios quando aplicada da forma correta.
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Conforme o artigo da Leads2b, com no Cold Call 2.0, essa estratรฉgia ainda รฉ รบtil para validar e enriquecer dados das listas de contato.ย
Assim, treine sua equipe para realizar um estudo prรฉ-ligaรงรฃo, criando um roteiro e estudo constante para adaptaรงรฃo da comunicaรงรฃo e apresentaรงรฃo de uma forma propsota de valor.ย
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