Tipos de software e o seu objetivo?

Quanto ao seu objetivo, um software pode ser classificado de três maneiras:

- Anonymous

1. Software aplicativo

São aplicações projetadas para resolver problemas específicos dos usuários.

2. Software de programação

São ferramentas pelas quais os desenvolvedores programam novas aplicações e softwares, utilizando uma linguagem de programação específica.

3. Software de sistema

São conjuntos de outros softwares que têm a finalidade de ofertar serviços e funções para outros programas.

formatos de software

1

Um software de código aberto é aquele que é de fácil acesso e que um desenvolvedor pode fazer alteração em seu código-fonte, além de poder distribuir esta nova “versão” do software, desde de que o programador respeite as licenças daquela aplicação.

Código aberto

2

Também conhecidos como closed source, são aqueles em que, ao contrário do código aberto, as alterações e distribuição do programa são proibidas.

Código fechado 

3

Este tipo de código refere-se aqueles que podem ser executados, copiados, distribuídos e modificados livremente. Isto não significa que a aplicação foi gratuita, é possível ter comprado sua cópia, ou tê-la adquirido gratuitamente, com os mesmos benefícios.

Software livre

4

Este é um exemplo de software no qual é possível utilizar, modificar e distribuir o código, desde que o usuário tenha comprado uma licença e solicitado permissão para distribuir e modificar o código-fonte.

Software proprietário 

5

É um tipo de programa que é oferecido gratuitamente, sendo permitida a instalação e execução do software sem restrição. Em alguns casos, o mesmo software possui a versão gratuita (freeware) e a versão paga (premium).

Software freeware

Learn More

Quer saber mais?

Seta

Acesse o artigo completo clicando no botão abaixo: