Profissionais de TI: o que fazem, quais são as suas funções e onde estão!

Profissionais de TI: o que fazem, quais são as suas funções e onde estão!

Profissionais de TI: o que fazem, quais são as suas funções e onde estão!

Entenda o que os profissionais de TI fazem, quais são as funções que podem atuar e onde podemos encontrá-los. Confira AQUI!

Tempo de Leitura: 5 minutos

Em meio a uma revolução digital gigantesca que estamos vivendo, mais conhecida como revolução 4.0, empresas como as que possuímos no mercado atualmente nunca precisaram tanto da tecnologia em seus sistemas, como hoje em dia.

Mas, contratar um profissional de Ti tem sido extremamente difícil aos olhos dos contratantes, principalmente pela dificuldade em encontrar o desenvolvedor ideal, que compreenda as novas funções exercidas dentro da Software House na qual foi contratado.

Essa profissão, que tem tomado muito espaço no Brasil e no mundo, ainda é pouco conhecida e reconhecida por grande parte das pessoas.

Mas, saiba você, que atua nessa área, se deseja continuar a aprimorar os conhecimentos ou simplesmente quer conhecer por interesse próprio um pouco mais sobre o futuro dessa profissão, o mercado de desenvolvedores está extremamente aquecido e vale muito a pena priorizar os seus olhos a essa nova função, que pode ser considerada a profissão que mais perdure com oportunidades agora e no futuro!

E, se eu fosse você, continuaria aqui acompanhando esse nosso texto. Neste artigo, você vai ter a possibilidade de conhecer mais sobre a necessidade e o aumento da demanda por profissionais de TI, o que eles fazem, quais os segmentos que eles atendem e qual o perfil para se tornar um ótimo profissional. 

Conheça a Casa do Desenvolvedor

O que faz um profissional de TI?

O que antes era uma profissão de um futuro bem distante, atualmente acabou se tornando uma profissão necessária! É imprescindível ter profissionais de TI dentro de uma empresa, seja de softwares ou até mesmo qualquer empresa que trabalhe com sistemas de desenvolvimento de tecnologia em outros ramos.

O profissional de TI, atua em toda a área da tecnologia e desenvolvimento de sistemas. Ele gerencia as informações de uma empresa, cria soluções práticas e eficientes e fornece dados para toda a rede de computadores disponível. Esse profissional também está envolvido diretamente com a análise, gestão e processamento de dados, obtendo resultados para a criação de futuras estratégias

Quais são os profissionais de TI?

Para quem está procurando se aprofundar em mais conhecimentos ou procurando emprego no segmento de softwares, saiba que existem áreas diversas nessa especialidade, que te possibilita ter vantagens e escolher uma melhor maneira de começar, em qual se especializar e incluir essa nova profissão e estudos dentro da sua rotina.

É uma carreira que, ultimamente, tem tido uma alta demanda e se você deseja ingressar nesse meio, é bom conhecer cada uma delas! Dentro da programação, existem 3 tipos de desenvolvedores que são os mais conhecidos e mais fáceis de serem encontrados no mercado. Se liga nesses DEVs:

Front-End

É o profissional de TI que deve ter domínio, sem dúvida alguma, sobre HTML, JavaScript, CSS. Ele atua na área de desenvolvimento de novas telas de aplicação, por exemplo.

Back-End

É o DEV que lida com o desenvolvimento direto das necessidades e pedidos de seus clientes. Ele é a pessoa que necessita ter um contato e noção de programação, mas também deve se fortalecer com um bom estudo na criação de regras para novos negócios e deve possuir experiência na área de gestão de dados.

Full-Stack

Normalmente é o profissional principal de uma empresa, que lida com todos os problemas e necessidades dentro do sistema, tanto do Front quanto do Back e, consequentemente, trazendo ao contexto do Full-Stack. Dessa maneira, ele deve possuir um conhecimento de todas as áreas e tarefas exercidas.

Onde encontrá-los?

Existem algumas plataformas de acesso para encontrar profissionais de TI e desenvolvedores que atuam na área, inclusive, uma de nossas plataformas, o Fórum, fornece uma aba de acesso, para que as empresas cadastrem as vagas para profissionais da área. Essa nova comunidade criada pela TecnoSpeed serve também para a inclusão de trabalhos para os freelancers que trabalham na área, mas ainda não, encontraram algo em seu segmento ou querem aumentar a sua renda com novas oportunidades. 

Pontos importantes para esse perfil profissional. 

Além desse profissional ser o responsável pelo gerenciamento de projetos de software, ele também necessita cumprir outros requisitos que se enquadram nas competências desse perfil profissional.

Ter um conhecimento vasto entre a organização, estratégia e fases processuais são pontos principais para esse cargo. A tecnologia tem se movimentado cada dia mais, as evoluções e inovações não param para quem trabalha na área. Ser curioso é também um dos tópicos principais para garantir um bom trabalho nessa modalidade!

É preciso também ter uma visão ampla dos negócios de gestão e, principalmente, saber para quem e como estará trabalhando, dominando aquele tipo de negócio. Ter um olhar mais crítico sobre as situações e desafios do empreendedor beneficiará a proposição de novas estratégias dentro do desenvolvimento do sistema, agindo assim com mais foco e resolvendo novos problemas que surgirão dentro da sua capacidade colaborativa.

Ser dinâmico e possuir uma boa dedicação também são pontos importantes para os profissionais de TI que desejam se aventurar nessa área, portanto, estude bastante!! 

Aumento das vagas de TI na pandemia!

Chegamos na realidade dos fatos! Saiba que, por mais difícil que seja este período que o país se encontra, para vocês, profissionais de TI, foi criada a ponte para a decolagem desta profissão, aumentando a produtividade e demanda intensa de profissionais deste setor.

Houve um aumento significativo na procura por pessoas que atuam nessa área. Os DEVs se tornaram peças fundamentais para boa parte das empresas que precisaram modificar a forma de trabalho durante este um ano e meio em pandemia.

Esse cenário tirou os profissionais de TI de trás dos computadores, onde atuavam apenas como figurantes na criação de sistemas simples, para se tornarem referência de softwares que são prioritários para sustentar os empreendimentos de todo o país.

Qual é o perfil geral de um DEV no Brasil?

Estudos indicam que grande parte dos desenvolvedores no Brasil atuam no segmento Full-Stack, quase 40% desse público é voltado para esse segmento. Destes, grande parte possui uma formação acadêmica, seja ensino superior ou técnico. 

Como se qualificar?

O desenvolvedor é um profissional que pode atuar em diversas áreas, mas para isso, também é necessário que se mantenha um estudo diário e corriqueiro, qualificando-se através de cursos e aprimoramentos.

Existem faculdades que formam desenvolvedores, cursos técnicos que preparam para o mercado de trabalho e também existem plataformas de aprimoramento, como o Fórum da Casa do Desenvolvedor, que serve como um ótimo auxílio para quem deseja se aprofundar, se atualizar e ficar antenado nas novidades do mundo dos DEVS.

Casa do DEV

A TecnoSpeed é realmente a Casa do Desenvolvedor e nós estamos aqui para sempre conseguir auxiliá-lo da melhor maneira, seja em soluções para melhorar o seu software ou para ajudar na sua capacitação e na sua recolocação no mercado de trabalho. 

O nosso fórum e o nosso site está recheado de informações e cursos que são necessários para todos os desenvolvedores que estão à procura de novas maneiras de se qualificar dentro desse mercado, tão cheio de inovações.

Está esperando o que para se aprofundar mais nesse mercado, que só tende a crescer? Assine a nossa newsletter para ter acesso às informações e novidades sobre a sua profissão!

Conclusão

E se você é um desenvolvedor ou está precisando contratar um, saiba que existe a nossa plataforma Fórum da Casa do Desenvolvedor que te possibilita conhecer e introduzir novas vagas de contratação em nosso portal de empregos e avançar em sua carreira, encontrar uma nova oportunidade ou encontrar o profissional ideal para somar na sua Software House!

Karina Harumi
Karina Harumi
UX Designer, Analista SEO e Analista WEB na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, focada em experiência do usuário e performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

5 Comments

  1. […] é segredo para ninguém que os profissionais que trabalham com desenvolvimentos de apps e softwares são requisitados no mundo todo. Essa profissão é buscada em todos os modelos de trabalho, seja […]

  2. […] automação, além de oferecer a tecnologia necessária para o desenvolvimento nativo em nuvem aos profissionais de TI e demais colaboradores da […]

  3. […] o profissional do mercado de TI, o desenvolvimento de soft skills permite um maior desenvolvimento pessoal, permite crescimento na […]

  4. […] no mercado, porém, ainda estão em crescimento. Esses produtos precisam de grandes investimentos e inovações constantes para que, finalmente, possam se estabilizar em frente aos seus […]

  5. […] combina praticidade e eficiência, sendo a ferramenta perfeita para você encontrar os melhores profissionais de TI para compor seus times. Divulgue suas vagas em TI no portal da Casa do Desenvolvedor e reduza já a […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo