Linguagens Mobile: Quais existem? Qual é a melhor? E como escolher?

Como escolher a linguagem de programação para desenvolver um app mobile para o meu sistema ERP?

Linguagens Mobile: Quais existem? Qual é a melhor? E como escolher?

Existem diversas linguagens mobile para utilizar em projetos para dispositivo mobile. Veja nesse artigo as mais populares para Android e iOS.

Tempo de Leitura: 5 minutos

A tecnologia é extremamente ampla e constantemente renova-se. A cada nova descoberta, os profissionais da tecnologia montam e remontam novos sistemas sempre com a intenção de suprir alguma demanda e resolver os problemas humanos e da sociedade como um todo.

Nos últimos tempos, a tecnologia móvel (mobile) dominou o dia a dia da população e, não menos importante, foi integrada com mais afinco nas rotinas de gerenciamento de indústrias, empresas e organizações.

Se você é desenvolvedor de software de gestão ERP, por exemplo, já sabe do que estamos falando! Inúmeras software houses estão adaptando seus sistemas ERP para operarem em modo mobile também.

Se você pretende transformar o seu ERP em mobile, continue lendo este artigo!

E, falando sobre as tecnologias móveis, cada desenvolvedor de sistemas mobile opta por tipos de linguagens mobile para se basear e iniciar os seus trabalhos de programação.

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Linguagens mobile, qual escolher?

No decorrer do desenvolvimento de um software aplicativo, é necessário considerar alguns pontos para poder escolher a melhor linguagem operacional para app mobile.

1 – Definir o tipo de projeto/aplicativo que você possui a intenção de desenvolver;

2 – Definir a quem ele irá atender, qual área, quais funcionalidades e quais experiências ele irá proporcionar;

3 – Quais são os seus recursos disponíveis;

4 – Como esse aplicativo irá funcionar e onde ele irá funcionar;

5 – Qual o seu knowhow em linguagem de programação para não ter dificuldades nesse processo de criação.

Em conjunto a essas reflexões pautadas acima, é importante ter ciência dos tipos de sistema operacional mobile disponíveis para aplicativos: iOS e Android.

iOS

Vamos começar pelo iOS, o sistema operacional desenvolvido pela marca Apple.

Esse sistema operacional ganhou notoriedade logo em seguida ao seu lançamento, em meados de 2007. O IPhone e o IPad são os equipamentos mais populares que foram elaborados com seus alicerces no sistema operacional iOS.

O sistema iOS (iPhone Operating System, em inglês) possui também uma vasta predominância no mercado de tablets, tem vantagens em relação ao sistema iCloud, possui assistente virtual ativada por comando de voz (Siri) e ainda outras funcionalidades muito interessantes para um dispositivo móvel. 

Uma desvantagem é que, para conseguir desenvolver um aplicativo iOS, você precisará necessariamente portar um aparelho em iMac, Mac Mini ou MacBook e aplicar recursos financeiros um pouco mais acentuados.

Continue lendo este artigo e confira quais são as linguagens de programação disponíveis para sistema operacional iOS.

Linguagem 01 – Objective-C

A Objective-C foi a primeira criação em linguagem de programação da Apple para o desenvolvimento de aplicativos móveis iOS.

Essa linguagem é guiada a “Objetos” e adiciona a transmissão de mensagens para “C”, no aspecto de SmallTalk. Essa linguagem é considerada madura e estável, porém, possui algumas críticas pelos desenvolvedores por apresentar uma sintaxe complexa, que dificulta o processo de depuração de erros (debugging) no aplicativo. 

Linguagem 02 – Swift

Já no ano de 2014, a Apple inovou com o modelo Swift de linguagem de programação. Esse modelo de linguagem seguiu equiparado ao Objective-C por um período de dois anos, até uma fase de revisão e reestruturação do Swift no ano de 2016 (v 3.0), onde o mesmo superou as capacidades do Objective-C, deixando este primeiro modelo lançado como um padrão inferior atualmente.

A linguagem Swift é considerada mais maleável, mais simples e mais compacta, além de oferecer uma transferência simplificada dos que utilizam a Objective-C e queiram migrar para a linguagem Swift.

Linguagem 03 – HTML5

Os profissionais desenvolvedores também podem elaborar seus aplicativos por meio da linguagem HTML5. Esse tipo de linguagem permite a criação de aplicativos mobile com base em páginas diretamente na Web.

Com uma vasta flexibilidade, a última versão lançada do HTML5 trouxe um menor tempo para lançamento no mercado, suporte à multimídia e compatibilidade com diversas plataformas, navegadores e dispositivos.

Android

Neste momento, falaremos um pouco sobre o sistema Android, desenvolvido pela Google. 

Esse sistema operacional possui seu código aberto (open-source) e foi estruturado em Linux, sendo capaz de operar em smartphonesnetbooks, notebooks e tablets. O Android pode ser utilizado por uma vasta gama de marcas de celulares, como a Samsung e a Motorola, por exemplo.

Como todos os sistemas operacionais, o Android possui a tarefa de gerenciar os processos dos aplicativos para que estes funcionem perfeitamente. Oferece praticidade na transferência de arquivos, maiores possibilidades de personalização e valores mais acessíveis.

A critério de curiosidade, o primeiro aspirante a smartphone que executou o sistema Android foi o modelo T-Mobile G1 (HTC Dream), desenvolvido pela Google e pela HTC no ano de 2008, pouco tempo depois da Apple lançar o iOS (2007).

Com um pequeno espaço de tempo entre o lançamento de um e de outro, realmente estes dois concorrentes não brincam em serviço!

Linguagem 01 – Java

Java é a linguagem mais popular para o desenvolvimento de aplicativos Android, por ser uma das pioneiras na criação do Android, em 2008. É uma linguagem de programação escalável, orientada a objetos e que oferece uma rapidez considerável para os desenvolvedores criarem os seus aplicativos mobile.

Existem críticas relacionadas ao Java, por ele aplicar muitos códigos boilerplate para executar tarefas simples.

Linguagem 02 – Kotlin

O Kotlin foi lançado pela Google em meados de 2017 e foi elaborado como das linguagens mobile alternativa de alto desempenho para a programação em sistema Android. 

Essa linguagem mobile pode ser executada em conjunto com a linguagem Java e, da mesma maneira, as bibliotecas Java podem ser acionadas pela linguagem Kotlin.

Esse pode ser considerado um modelo de linguagem mobile mais organizado e simplificado que o modelo Java.

Linguagem 03 – PHP 

A linguagem PHP sempre foi muito requisitada pelos desenvolvedores de software por ser uma linguagem bem completa, além de possuir abertura para incorporá-la à linha de código HTML e para integrá-la em sistemas e estruturas de gestão de conteúdos.

Para aplicativos mobile, o PHP pode criar experiências de conteúdo muito dinâmicas e interativas. A linguagem PHP é executável com CLI (interface de linha de comando, em português) e pode ser utilizada também para aplicações gráficas independentes.

Para qualquer Sistema operacional, PlugDash

Além de todas essas 06 linguagens mobile mencionadas no decorrer deste artigo, ainda temos outras linguagens possíveis, como a JavaScript, C/C++, Python, C#, Ruby, Rust, SQL, etc.

Se você pretende desenvolver o modo mobile para o seu software ERP e ainda permanece em dúvida sobre qual linguagem mobile de programação escolher, temos uma ótima solução para lhe ajudar!

Já pensou em conseguir transportar o seu software ERP do desktop para o celular, sem ter a mínima preocupação de qual linguagem mobile usar? Sim, isso é plenamente possível! Veja só:

O PlugDash é uma plataforma que lhe permite ter aplicativos prontos, personalizados e integrados a seu software. O mais interessante é que esse processo de integração do desktop para mobile pode ser feito em menos de 01 hora!

Incrível, não?!

Em qualquer linguagem?

Com o PlugDash, não importa qual é a linguagem de programação do seu software. Nós podemos torná-lo mobile, sem a necessidade de implementações ou programações excedentes.

Clique no botão abaixo e converse conosco para criarmos o mobile para você!

Conclusão

Queremos ajudar os desenvolvedores de software a conquistarem uma migração para o mobile de forma mais facilitada, ágil, sem perder os dados já existentes dentro do software. Agora sim as dúvidas acabaram! O PlugDah te liberta das interrogações sobre escolher uma dentre todas as linguagens mobile.

Giovanna Siqueira
Giovanna Siqueira
Formada em Publicidade e Propaganda. Atual responsável pela Casa do Desenvolvedor, a comunidade focada para desenvolvedores de software.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo