Veja como atrair a Geração Z para dentro da sua Software House.

Geração Z: Como atrair essa geração para dentro da sua Software House.

A geração mais tecnológica está cada vez mais distante do TI, veja como você pode mudar essa realidade!

Tempo de Leitura: 7 minutos

Considerada a geração mais digital, os nascidos entre 1995 e 2010 já estão prontos para o mercado de trabalho atual, porém não é qualquer vaga que preenche os requisitos desses jovens cada vez mais exigentes! 

Com vontades e opiniões fortes, a geração Z, como são chamados, procuram por vagas que compartilham de ideologias iguais às suas, bem como oportunidade de crescimento e independência. Apesar de ligados a tecnologias, há hoje uma grande evasão desse público das áreas de tecnologia de informação

Esse artigo foi criado com a finalidade de entender melhor essa geração que domina os mercados de trabalho atuais, e saber como conseguir atrair esse jovem para área de tecnologia novamente.  Acompanhe!

Conheça a Casa do Desenvolvedor

Afinal de contas, quem é a geração Z?

A geração Z ou centennials, é a forma que pessoas nascidas entre meados da década de 1990 e o início do ano 2010.

Conhecidos por serem nativas digitais, essa geração é muito familiarizada com o uso da internet, em casa ou pelo celular, o compartilhamento de arquivos e também terem uma grande abertura social às tecnologias, é tida por muitos como uma geração mais tolerante, sendo mais aberta a pautas LGBTQIA+ e igualdade de gênero, por exemplo. 

Por viverem na época da Grande Recessão, especialistas acreditam que esses jovens têm como habitat o desemprego e precariedade, deixando-os cada vez mais familiarizados com as diferenças de classes e com os estresses familiares oriundos desse estreitamento de renda. 

Os principais motivadores da geração Z no trabalho

Super familiarizada com a tecnologia, a geração Z nunca se cansa de estar 24 horas conectada. Esse grupo é caracterizado pelo espírito empreendedor e são visionários sobre o mercado de trabalho, estão sempre por dentro das novidades, trazendo novas ideias e desafios para os grupos de trabalhos.

Mas não pense que esses jovens estão aceitando qualquer coisa do mercado de trabalho não! Existem alguns pontos que sua empresa precisa começar a considerar caso queira que essa geração da tecnologia se encante e queira fazer parte da equipe. Confira os principais motivadores dessa geração. 

Uso da tecnologia

Para uma geração tão digital, o que não pode faltar é obviamente o uso da tecnologia e seus recursos. Afinal, para aqueles que já nasceram nesse mundo digital, não ter uma estrutura a altura acaba sendo frustrante. Para essa geração, a não automatização de tarefas corriqueiras e a burocratização das atividades são fatores vistos com negatividade.

Horários flexíveis

Com a modernidade dos tempos atuais e as praticidades que meios home office podem proporcionar, a Geração Z se sente presa ao lidar com emprego com horários fixos e sem a possibilidade de flexibilização ou trabalho remoto

Para conquistar o coração dessa garotada as empresas estão apostando em jornadas focadas em metas de entregas e resultados alcançados, assim permite que o trabalho seja feito durante a madrugada caso queira, e tenha as manhãs livres para deixar a criatividade fluir.

Autonomia

Dinheiro é importante para todos, e para os jovens profissionais dessa nova geração não é diferente, porém, trabalhar com algo que gostam e ter oportunidades claras de crescimento na carreira é certamente o mais importante para a geração Z. Entretanto, não pense que terá um funcionário barato, pois essa juventude está sempre em busca da sua autonomia e independência.

Redes sociais

Sabemos que com a tecnologia a forma de aprender e se comunicar mudou drasticamente. Hoje em dia é comum vermos pessoas buscando conteúdos em fóruns de discussão ou vídeos no YouTube. A verdade é que as redes sociais e aplicativos de conversa tomaram uma parte fundamental na vida dos jovens, e a falta dessas redes pode causar estranhezas com a sua empresa, afastando assim o profissional de geração Z.

A sua empresa de tecnologia está pronta?

Já vimos que a Geração Z vem mais exigente e independente do que os Millennials, assim, caso seu alvo seja esse público, saiba que terá que deixar os métodos tradicionais e antiquados de atração de profissionais e apostar em anúncios nos meios sociais nos quais eles se encontram, bem como outras formas mais criativas para despertar o interesse dessa geração. 

O jovem trabalhador não busca apenas um meio para sobreviver, ele quer envolver-se e criar relacionamento com algo maior, quer encontrar-se nos propósitos da sua empresa e ver junto a sua marca uma oportunidade de crescer na carreira e continuar se desenvolvendo.

Casa do Desenvolvedor

Apesar de ser a geração mais tecnológica, pesquisas apontam que os jovens com idades entre 16 e 21 não se sentem tão atraídos pela área de TI e não estão familiarizados com os termos básicos de tecnologia. É por essa razão que precisamos evidenciar as oportunidades e mostrá-los como podem alcançar o sucesso profissional e melhorar o nível de empregabilidade dedicando-se a esses novos conhecimentos. 

Com as vagas em aberto aumentando e a mão de obra cada vez mais escassa nesta área, as empresas acabam ficando perdidas na hora de procurar bons profissionais para atender suas demandas. Pensando em como chegar até esse público jovem e conectado que surgiu a Casa do Desenvolvedor, uma plataforma exclusiva para quem quer aprender muito além do que é visto nas graduações, fazer networking, participar de fóruns de discussão sobre a área, e o melhor: procurar e ofertar vagas de trabalho.

Na Casa do Desenvolvedor você poderá encontrar tudo o que precisa para criar um ambiente de desenvolvimento de software ideal. 

E é nesse ambiente ideal que sua empresa poderá encontrar os melhores colaboradores, e ainda oferecer um suporte e uma base sólida para que ele se sinta seguro para ingressar nessa jornada junto com a sua marca para crescer mais ainda!

Gostou e quer saber mais? Basta clicar no botão para se juntar a essa comunidade! Venha conhecer.

Conclusão

Com o uso da plataforma correta e oferecendo o incentivo que essa juventude procura, atraí-lo para o mercado de trabalho deixa de ser uma missão difícil. Entender como se comportam, o que procuram e divulgar as vagas que você precisa nos meios em que esses profissionais se encontram acabam sendo cruciais para o sucesso! Não fique de fora, venha se juntar a Casa do Desenvolver também! 

Karina Harumi
Karina Harumi
Product designer na TecnoSpeed e Casa do Desenvolvedor, especialista em UX (experiência do usuário) com foco em performance. Uma boa experiência é tudo. ♡

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.