Carreira de freelancer: principais profissões, desafios e vantagens!
Você é um(a) freelancer? Conheça agora o portal que foi feito para você!
Você é um(a) freelancer? Conheça agora o portal que foi feito para você!
26/08/2021
Gestão empresarial: o que é, como aplicar e resultados concretos!
Gestão empresarial: o que é, como aplicar e resultados concretos!
29/09/2021

Carreira de freelancer: principais profissões, desafios e vantagens!

Carreira de freelancer: principais profissões, desafios e vantagens!

Você já pensou em ter uma carreira como freelancer? Vamos te contar tudo o que você precisa saber para se jogar nessa modalidade!

Tempo de Leitura: 4 minutos

Freelancer: uma palavra simples, mas que significa uma verdadeira revolução no mercado de trabalho. Hoje, mais do que nunca, estão surgindo novas modalidades de trabalho e outras estão crescendo – o freelancer é uma delas.

Neste texto, vamos te explicar exatamente o que é um freelancer, quais profissões podem aderir a este modelo e quais são os desafios mais comuns nessa jornada. Veja também dicas valiosas para se dar bem trabalhando como freelancer. Boa leitura!

O que é freelancer?

Freelancer é uma pessoa que presta serviços sem vínculos trabalhistas. Geralmente, os freelancers são contratados para um projeto específico, com data para começar e terminar. Ele recebe somente o que foi combinado para desenvolver o projeto, nada além disso.

Quais as melhores carreiras para freelancer?

Algumas profissões têm configurações mais interessantes para a modalidade freelancer, enquanto outras precisam de vínculos trabalhistas. Você já parou para analisar como é o mercado dentro da sua profissão? Não? Talvez essa seja a hora de fazer isso.

Para te ajudar, selecionamos algumas das principais profissões que podem ser exercidas na modalidade freelancer. Vem dar uma olhada!

Comunicação

Para quem trabalha com Comunicação, seja Jornalismo, Publicidade ou qualquer outra área, a carreira de freelancer apresenta ótimas oportunidades. 

Marketing Digital está super em alta e cada vez mais empresas e projetos precisam de profissionais especializados nessa área. Com ele, a produção de conteúdo também se tornou algo essencial para muitos negócios. Para fechar esse combo, os profissionais que trabalham com mídias sociais e design também são super requisitados.

Fotografia e vídeo

Fotógrafos e videomakers já estão acostumados a trabalhar como freelancers. Eles são contratados para projetos pontuais e conseguem atender diversos clientes, aumentando assim seus portfólios.

Os profissionais que trabalham editando vídeos também podem ser freelancers, bem como as pessoas que trabalham na pré-produção, como roteiristas, figurinistas e produtores. São carreiras bastante promissoras!

Desenvolvimento de softwares e aplicativos

Não é segredo para ninguém que os profissionais que trabalham com desenvolvimentos de apps e softwares são requisitados no mundo todo. Essa profissão é buscada em todos os modelos de trabalho, seja como CLT, PJ ou freelancer.

Se você trabalha como dev e preza pela sua liberdade, atuar como freelancer pode ser uma ótima ideia. Existem muitas empresas, instituições e até mesmo autônomos que precisam de desenvolvedores para tirarem suas ideias do papel.

Prepare-se para os desafios

Assim como em qualquer outra configuração de trabalho, os freelancers encontram alguns desafios no dia a dia e na carreira como um todo.

A instabilidade de renda é um ponto bastante decisivo na hora de considerar a carreira de freelancer. Você precisa ter consciência de que nem sempre a sua renda será igual, por isso é importantíssimo saber lidar com essa variação.

Criar uma rotina é outra questão bastante desafiadora, já que o freelancer é seu próprio chefe, então é preciso ter disciplina com horários, pausas e folgas.

Apesar de a carreira de freelancer ter muitos desafios, com bastante planejamento e foco é possível ter sucesso e prosperidade trabalhando dessa forma.

Como trabalhar no dia a dia como freelancer?

Quando falamos em rotina do profissional freelancer, certamente ele pode ter mais liberdade, sem precisar cumprir horários e ter rotinas inflexíveis. Mas essa pode ser uma faca de dois gumes.

Para trabalhar como freelancer, é preciso ter disciplina e ter horário para trabalhar, para descansar e para o lazer. Do contrário, é muito fácil se perder nas horas e trabalhar muito mais do que é necessário. Então, aprenda a definir um cronograma e também prioridades.

Pontos para focar na carreira freelancer

Não é porque a carreira de freelancer não tem vínculos diretos com empresas que ela não precisa de atenção. Fizemos uma lista com alguns pontos que os freelancers precisam focar para garantir sucesso em suas carreiras:

Networking

A carreira do freelancer pode ser solitária, mas ela não precisa ser. Como não existe o contato com outros profissionais no dia a dia, os famosos “colegas de trabalho”, o networking pode ficar prejudicado.

Manter contato com outros profissionais para entender como está o mercado e marcar conversas, mesmo que informais, é uma prática super saudável e importante para a carreira do freelancer.

Estudos

Os melhores profissionais, não importa qual seja a modalidade que trabalham, estão sempre estudando para buscar aperfeiçoamento. Conhecimento nunca é demais e esse é o maior investimento que qualquer pessoa pode fazer em sua carreira.

Entenda a realidade dos outros profissionais do mercado e saiba em quais cursos investir para se destacar em meio à concorrência. Aprenda sobre a sua área, entre em contato com novos idiomas e não deixe de investir nas soft skills, que são importantíssimas.

Gerenciamento de tempo

Como falamos ali em cima, defina um período do seu dia para trabalhar, um período para descansar e um período para o seu lazer. Isso é muito importante para não se sobrecarregar e para dar o melhor de si em todas as áreas da sua vida.

Se você tem dificuldades, procure por ferramentas que possam te ajudar e entenda qual delas é a mais eficaz para você. Dica: tente a técnica Pomodoro!

Dicas finais

A carreira de freelancer pode ser bastante desafiadora, mas também tem muitas vantagens. Para te ajudar a aproveitar o máximo que essa modalidade tem a oferecer, preparamos mais algumas dicas. Vem ver!

Tenha um planejamento financeiro

planejamento financeiro é essencial para quem trabalha como freelancer. Você precisa, pelo menos, garantir o valor de suas contas fixas todos os meses e ir trabalhando em uma reserva de emergência. Essa quantia deve cobrir pelo menos 6 meses de todos os seus gastos fixos.

Construa um portfólio

Ter um bom portfólio é essencial para conseguir novos clientes. O portfólio serve como um cartão de visitas mais completo que vai convencer seus prospects de que você é o profissional mais indicado para determinado projeto.

Seja parceiro da Casa do Desenvolvedor

Nós da TecnoSpeed estamos abrindo nossas portas para você, freelancer, poder se cadastrar e conquistar novos clientes. Somos uma comunidade unida e forte, que está pronta para te ajudar em qualquer desafio nessa jornada.

Nosso portal é voltado para desenvolvedores e Software Houses, então você poderá buscar muitas oportunidades dentro dessa área. Já imaginou que legal?

Você já sabia de todos esses pontos da realidade de um freelancer? É sempre importante entender quais desafios e vantagens te esperam em uma nova modalidade de trabalho.

Como você viu, os desenvolvedores são pessoas em constante ascensão dentro desse cenário. Veja mais sobre os profissionais de TI e como eles podem ser úteis ao mercado.

Karina Harumi
Karina Harumi
Analista de Marketing e Inovação. Responsável pelo Fórum e pelo Blog da Casa do Desenvolvedor, a comunidade do mundo de desenvolvimento de software e uma apaixonada pelo universo do UX/UI Design. ♡

1 Comment

  1. […] maioria dos freelancers, atualmente, trabalham com atividades voltadas à tecnologia. É uma ótima opção para quem […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.